Page 332 - Revista da Armada
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NRP “Álvares Cabral”
NRP “Álvares Cabral”
Navio-Almirante da SNMG1
Navio-Almirante da SNMG1
PARTE II
“ÁLVARES CABRAL GUARNIÇÃO, sem sombra de dúvida, a concorrência a léguas assimétrica de diferentes ameaças.
MESTRE À PONTE, MESTRE À PONTE” de distância. A fase inicial de seriado correspondeu às ex-
A Base Naval de Toulon arranjou-se para pectativas, tendo levado ao empenho esforçado
ádis ficou para trás e com ela fica- receber os cerca de 18 navios que se prepara- da guarnição no sentido de conseguir manter,
ram boas recordações de dias de fim vam para o exercício vindouro, Loyal Midas 09 de forma sustentada, as capacidades exigidas
Cde Estio. (LM09). Toulon é uma pequena cidade cujos ao Navio-Almirante da SNMG1. Este exercício
Após os quase 20 dias de operação Active En- encantos não vão muito além de uma pitores- decorreu durante duas semanas, no tranqui-
deavour, chegou o primeiro porto de descanso, ca avenida marginal e marina típicas da costa lo Mediterrâneo. Foi um exercício ambicioso
a milenar cidade de Cádiz. Os dias que se saldou com uma nova visi-
foram, ainda, de Verão, para delei- ta a Toulon, agora sem os prepara-
te da guarnição. Alguns banhos de tivos operacionais, apenas com o
mar com águas a rondar os 25º e objectivo de proporcionar tempo
os passeios pelo Casco Viejo trou- para pequenas manutenções, al-
xeram de novo rasgados sorrisos e gum descanso e a reconfirmação
retemperadas forças para a nova da virtude gastronómica da Pro-
tirada que se avizinhava. vence Francesa.
Passou rápida, também, a se- De novo no Mar, uma curta
mana de mar que nos separava de pernada nos separa agora do pró-
Marselha. Depois dos dias de Ac- ximo porto de abrigo. Depois de
tive Endeavour em que o esforço e consolidadas as lições aprendidas
dedicação foram sobretudo dirigi- na sequência do LM09, é tempo
dos ao controlo da navegação mer- de voltar o foco das atenções e do
cante, era agora tempo de voltar treino para uma nova fase de em-
ao treino interno. A base sólida de penhamento na operação Active
conhecimento permite uma evolu- Exercício de tiro com a peça de 100 mm. Endeavour. Esta centrar-se-á no
ção constante em busca do aperfeiçoamento, mediterrânica. O exercício Loyal Midas foi inte- extremo leste do Mediterrâneo, ao largo das
e como tal, aliando o tempo disponível a uma gralmente preparado por uma parceria Franco- costas do Egipto, Israel, Líbano, Síria e Tur-
vontade de fazer cada vez melhor, voltámos ao -Italiana no sentido de obter uma verificação de quia. O futuro perspectiva ainda 3 meses no
treino. Contudo não se trata já de apenas trei- proficiência e certificação da NRF 14. Coube Golfo de Aden no combate à pirataria, e fruto
no interno. A SNMG1 é constituída, além do à “Álvares Cabral” desempenhar o papel de da experiência transmitida pela “Côrte-real”
NRP “Álvares Cabral”, pelo USS “Stephen W. navio-almirante do Task-Group (TG), constituí- ponderam-se, treinam-se e discutem-se quais
Groves” e o FGS “Rhön”, sendo este último o do pelos escoltas que asseguravam a protecção as melhores soluções e abordagens. A doutrina
navio reabastecedor que nos apoia. Depois de das várias unidades valiosas, incluindo o porta- é muito recente e quase inexistente, como tal
consolidada a proficiência individual de cada -aviõe s ITS “Garibaldi”. O exercício acabou o treino e preparação da guarnição para este
navio houve que crescer como novo cenário é tema comum a to-
Força, elevando cada vez mais os das as conversas. Antes da chega-
níveis de exigência dos diversos da a Malta ficarão na memória as
exercícios levados a cabo. imagens da ilha de Stromboli e o
Marselha recebeu-nos com seu activo vulcão. Ainda o quarto
uma solarenga manhã. Esta que é da Alva mal havia rendido e já se
a segunda maior cidade Francesa, ouvia pela ponte, «…está ali qual-
cedo mostrou os seus encantos, quer coisa cor de laranja…». Com
pois seria difícil não ficarmos des- os primeiros alvores viria a confir-
lumbrados com a magnífica entra- mar-se a visão atenta de horas an-
da do seu Vieaux Port. A gastrono- tes. Da imponência dos seus 3000
mia da Provence não defraudou mil pés fumegantes, o Stromboli
todos aqueles que optaram por deu as boas vindas de regresso à
arriscar sair um pouco da cidade Sicília. Poucas horas mais tarde foi
e deixarem-se envolver pela pai- a vez do Estreito de Messina sau-
sagem rústica e pela simpatia do dar a SNMG1.
povo Provençal. Navegando junto ao vulcão Stromboli. Com La Valletta já no horizonte,
Durante os três dias que nos separavam de por se revelar bastante completo, pois além é tempo de preparar o navio. Serão 5 dias de
Toulon houve oportunidade de trocar sempre de se ter “combatido” nos vários ambientes da merecido descanso respirando História na se-
enriquecedoras experiências através de mais guerra aérea, superfície e sub-superfície, houve cular cidade de Il-Belt Valletta, entretanto bal-
um Cross-Pol com o navio Americano. Para também a oportunidade de treinar operações deia-se o navio, aprimora-se e prepara-se tudo
além da oportunidade óbvia de ver como uns de embargo e de interdição marítima. Espaço para posições de porto.
e outros trabalham, e de explicar ao “outro” houve ainda para refinar os procedimentos de Sinal de terra firme próxima, à voz do Oficial
lado como os “nossos” fazem e entendem os apoio a navios sinistrados e escolta a navios Imediato «Mestre à Ponte, Mestre à Ponte».
exercícios, ficou clara a supremacia que leva- mercantes. A Baía de Toulon foi também cená- Z
mos em termos gastronómicos, tendo deixado, rio para jogar uma vez mais a sempre actuação (Colaboração do COMANDO NAVAL)
6 NOVEMBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA