Page 334 - Revista da Armada
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Visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional
Visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional
e dos Assuntos do Mar à Marinha
e dos Assuntos do Mar à Marinha
o passado dia 9 de Setembro, rítima a uma embarcação suspeita de
o Secretário de Estado da De- actividade ilícita. Depois embarcou no
Nfesa Nacional e dos Assuntos Foto CAB L Figueiredo NRP “Gago Coutinho”, onde teve opor-
do Mar, Dr. João Mira Gomes, realizou tunidade de assistir à operação do ROV
uma visita à Marinha Portuguesa, ten- (Remotely Operated Vehicle) na zona
do sido acompanhado pelo Chefe do do canhão de Setúbal. Recorda-se que
Estado-Maior da Armada, Almirante este navio de investigação científica da
Fernando Melo Gomes. Marinha tem estado envolvido no levan-
Na visita, o Secretário de Estado teve tamento hidrográfico associado ao “Pro-
oportunidade de assistir a uma demons- jecto de Extensão da Plataforma Conti-
tração de capacidades na área da Au- nental”, sob coordenação da EMEPC
toridade Marítima, nomeadamente de (Estrutura de Missão para a Extensão da
combate à poluição, de salvamento Plataforma Continental).
marítimo e de uma acção policial ma- Z
Missão de salvamento – Embarcação “Nosa Cantiga”
Missão de salvamento – Embarcação “Nosa Cantiga”
á ia tarde o dia de 06 de Setembro de o helicóptero espanhol. O objectivo era agora operação que durou 20 minutos, os 8 homens
2009. O N.R.P. “Schultz Xavier” tinha lar- a embarcação ser sinalizada e o navio proce- estavam a salvo e a bordo do N.R.P. “Schultz
Jgado nesse domingo, às 17 horas, de Lei- der ao resgate da guarnição. Xavier”.
xões. A sua missão, no âmbito do SIFICAP Com o pôr-do-sol previsto para as 20 horas A missão estava quase cumprida. Faltava
(Sistema de Fiscalização das Actividades da e 12 minutos, restava pouco tempo de luz. O recuperar as balsas, a EPIRB (Emergency po-
Pesca), tinha como objectivo a fiscalização estado do mar estava também a agravar. Era sition-indicating Radio beacons), e os bens
dos espaços marítimos na área entre Viana do preciso localizar rapidamente os náufragos. A pessoais dos náufragos (todos recuperados no
Castelo e a fronteira espanhola. Cerca das 19 guarnição estava em alerta máximo. Tentou-se dia seguinte com êxito). No entanto a priori-
horas, a navegar com rumo Norte e mar de antecipar todos cenários e calculados os ris- dade passou a ser colocar estes homens em
NW – 1M, o 2SAR E Brito, de quarto à terra firme, contactar as suas famílias
ponte, interceptou uma comunicação e assegurar através do INEM (Institu-
entre Laguardia Radio e a embarcação to Nacional de Emergência Médica)
“Nosa Cantiga”. o correcto encaminhamento dos dois
No VHF escutou-se uma voz ansiosa feridos ligeiros.
“...somos 8 homens, estamos a meter O N.R.P. “Schultz Xavier” dirigiu-se
água rápidamente na casa das máqui- à máxima velocidade disponível para
nas, a nossa posição é 41º 22´.3N de o porto de Leixões. À sua chegada,
latitude e 008º 11´.8W de longitude. por volta da meia-noite, esperavam o
A embarcação vai afundar-se.” A po- navio, a Polícia Marítima de
sição foi de imediato marcada na car- Leixões, INEM, SEF (Serviço
ta. A “Nosa Cantiga” estava a escassas de Estrangeiros e Fronteiras)
13 milhas e a sua guarnição estava em N.R.P. “Schultz Xavier”. e representantes da comu-
apuros e precisava de assistência ime- nicação social portuguesa e
diata. Agora o rumo do N.R.P. “Schultz Xavier” cos. Precisamente espanhola (apoiado de forma
era 265 e navegava à sua velocidade máxima às 20 horas e 2 mi- brilhante nas relações públi-
disponível. nutos, foi avistado cas do Gabinete do Chefe
O 2TEN Cardoso Pereira, de quarto à ponte, um flash vermelho. do Estado-Maior da Armada)
entrou em contacto com o MRCC Lisboa na Era um bom sinal, numa prova de articulação
expectativa de validar esta informação. A res- mas havia pouco Recolha das balsas. entre as várias entidades que
posta foi pronta do outro lado, dirigir para o lo- mais de 30 minutos antes das condições de este tipo de situações exige.
cal à máxima velocidade. Não existiam agora visibilidade se degradarem rapidamente. Dois Numa operação que durou 3 horas, 5 espa-
dúvidas, estávamos perante uma situação de- minutos depois o helicóptero estava no local e nhóis, 2 ganeses e 1 russo foram salvos ao largo
licada que ia exigir cuidados e concentração fazia longos raios de giração sobre a embarca- de Vila do Conde, quando a sua embarcação,
para não se cometer erros e que permitissem ção de pesca. Foi com imensa satisfação que o “Nosa Cantiga”, vinda do porto de Marin – Co-
resgatar estes oito homens assustados com o piloto nos disse que estavam 3 balsas na água runha, se afundou e tinha como destino o Se-
cenário de um afundamento eminente. interligadas entre si. negal. A guarnição do N.R.P. “Schultz Xavier”
Segundo Laguardia Radio, a cerca de 3 ho- Precisamente às 20 horas e 5 minutos o ofi- no âmbito das missões que lhes estão confia-
ras da posição da embarcação estava também cial de quarto avistou as balsas. O bote ZEBRO das provou uma vez mais que a salvaguarda da
a fragata espanhola Navarra. O seu helicópte- tipo III foi colocado na água. Quinze minutos vida humana é uma das missões mais nobres
ro foi mandado descolar em apoio ao N.R.P. depois com o bote junto às balsas chegou a e prestigiantes da Marinha.
“Schultz Xavier” na tentativa de sinalizar a po- primeira informação que dos 8 homens, dois Z
sição da embarcação. Às 19 horas e trinta mi- necessitavam de apoio médico mas não cor- (Colaboração do
nutos foram estabelecidas comunicações com riam qualquer risco. Em duas viagens, numa Comando do N.R.P. “Schultz Xavier”)
8 NOVEMBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA