Page 334 - Revista da Armada
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Visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional
            Visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional
                            e dos Assuntos do Mar à Marinha
                            e dos Assuntos do Mar à Marinha


               o passado dia 9 de Setembro,                                         rítima a uma embarcação suspeita de
               o Secretário de Estado da De-                                        actividade ilícita. Depois embarcou no
         Nfesa Nacional e dos Assuntos                                             Foto CAB L Figueiredo  NRP “Gago Coutinho”, onde teve opor-
         do Mar, Dr. João Mira Gomes, realizou                                      tunidade de assistir à operação do ROV
         uma visita à Marinha Portuguesa, ten-                                      (Remotely Operated Vehicle) na zona
         do sido acompanhado pelo Chefe do                                          do canhão de Setúbal. Recorda-se que
         Estado-Maior da Armada, Almirante                                          este navio de investigação científica da
         Fernando Melo Gomes.                                                       Marinha tem estado envolvido no levan-
           Na visita, o Secretário de Estado teve                                   tamento hidrográfico associado ao “Pro-
         oportunidade de assistir a uma demons-                                     jecto de Extensão da Plataforma Conti-
         tração de capacidades na área da Au-                                       nental”, sob coordenação da EMEPC
         toridade Marítima, nomeadamente de                                         (Estrutura de Missão para a Extensão da
         combate à poluição, de salvamento                                          Plataforma Continental).
         marítimo e de uma acção policial ma-                                                                  Z



         Missão de salvamento – Embarcação “Nosa Cantiga”
          Missão de salvamento – Embarcação “Nosa Cantiga”


           á ia tarde o dia de 06 de Setembro de  o helicóptero espanhol. O objectivo era agora  operação que durou 20 minutos, os 8 homens
           2009. O N.R.P. “Schultz Xavier” tinha lar-  a embarcação ser sinalizada e o navio proce-  estavam a salvo e a bordo do N.R.P. “Schultz
         Jgado nesse domingo, às 17 horas, de Lei-  der ao resgate da guarnição.  Xavier”.
         xões. A sua missão, no âmbito do SIFICAP   Com o pôr-do-sol previsto para as 20 horas   A missão estava quase cumprida. Faltava
         (Sistema de Fiscalização das Actividades da  e 12 minutos, restava pouco tempo de luz. O  recuperar as balsas, a EPIRB (Emergency po-
         Pesca), tinha como objectivo a fiscalização  estado do mar estava também a agravar. Era  sition-indicating Radio beacons), e os bens
         dos espaços marítimos na área entre Viana do  preciso localizar rapidamente os náufragos. A  pessoais dos náufragos (todos recuperados no
         Castelo e a fronteira espanhola. Cerca das 19  guarnição estava em alerta máximo. Tentou-se  dia seguinte com êxito). No entanto a priori-
         horas, a navegar com rumo Norte e mar de  antecipar todos cenários e calculados os ris-  dade passou a ser colocar estes homens em
         NW – 1M, o 2SAR E Brito, de quarto à                                        terra firme, contactar as suas famílias
         ponte, interceptou uma comunicação                                          e assegurar através do INEM (Institu-
         entre Laguardia Radio e a embarcação                                        to Nacional de Emergência Médica)
         “Nosa Cantiga”.                                                             o correcto encaminhamento dos dois
           No VHF escutou-se uma voz ansiosa                                         feridos ligeiros.
         “...somos 8 homens, estamos a meter                                          O N.R.P. “Schultz Xavier” dirigiu-se
         água rápidamente na casa das máqui-                                         à máxima velocidade disponível para
         nas, a nossa posição é 41º 22´.3N de                                        o porto de Leixões. À sua chegada,
         latitude e 008º 11´.8W de longitude.                                        por volta da meia-noite, esperavam o
         A embarcação vai afundar-se.” A po-                                               navio, a Polícia Marítima de
         sição foi de imediato marcada na car-                                             Leixões, INEM, SEF (Serviço
         ta. A “Nosa Cantiga” estava a escassas                                            de Estrangeiros e Fronteiras)
         13 milhas e a sua guarnição estava em   N.R.P. “Schultz Xavier”.                  e representantes da comu-
         apuros e precisava de assistência ime-                                            nicação social portuguesa e
         diata. Agora o rumo do N.R.P. “Schultz Xavier”  cos. Precisamente                 espanhola (apoiado de forma
         era 265 e navegava à sua velocidade máxima  às 20 horas e 2 mi-                   brilhante nas relações públi-
         disponível.                        nutos, foi avistado                            cas do Gabinete do Chefe
           O 2TEN Cardoso Pereira, de quarto à ponte,  um flash vermelho.                   do Estado-Maior da Armada)
         entrou em contacto com o MRCC Lisboa na  Era um bom sinal,                        numa prova de articulação
         expectativa de validar esta informação. A res-  mas havia pouco   Recolha das balsas.  entre as várias entidades que
         posta foi pronta do outro lado, dirigir para o lo-  mais de 30 minutos antes das condições de  este tipo de situações exige.
         cal à máxima velocidade. Não existiam agora  visibilidade se degradarem rapidamente. Dois   Numa operação que durou 3 horas, 5 espa-
         dúvidas, estávamos perante uma situação de-  minutos depois o helicóptero estava no local e  nhóis, 2 ganeses e 1 russo foram salvos ao largo
         licada que ia exigir cuidados e concentração  fazia longos raios de giração sobre a embarca-  de Vila do Conde, quando a sua embarcação,
         para não se cometer erros e que permitissem  ção de pesca. Foi com imensa satisfação que o  “Nosa Cantiga”, vinda do porto de Marin – Co-
         resgatar estes oito homens assustados com o  piloto nos disse que estavam 3 balsas na água  runha, se afundou e tinha como destino o Se-
         cenário de um afundamento eminente.  interligadas entre si.           negal. A guarnição do N.R.P. “Schultz Xavier”
           Segundo Laguardia Radio, a cerca de 3 ho-  Precisamente às 20 horas e 5 minutos o ofi-  no âmbito das missões que lhes estão confia-
         ras da posição da embarcação estava também  cial de quarto avistou as balsas. O bote ZEBRO  das provou uma vez mais que a salvaguarda da
         a fragata espanhola Navarra. O seu helicópte-  tipo III foi colocado na água. Quinze minutos  vida humana é uma das missões mais nobres
         ro foi mandado descolar em apoio ao N.R.P.  depois com o bote junto às balsas chegou a  e prestigiantes da Marinha.
         “Schultz Xavier” na tentativa de sinalizar a po-  primeira informação que dos 8 homens, dois          Z
         sição da embarcação. Às 19 horas e trinta mi-  necessitavam de apoio médico mas não cor-     (Colaboração do
         nutos foram estabelecidas comunicações com  riam qualquer risco. Em duas viagens, numa   Comando do N.R.P. “Schultz Xavier”)

         8  NOVEMBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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