Page 333 - Revista da Armada
P. 333

A F 334 JÁ NAVEGA! !
                              A F 334 JÁ NAVEGA

               HNLMS “Van Galen”, futuro NRP  treino na escola LA da Marinha Holandesa,   Findas estas importantes fases de treino
               “D. Francisco de Almeida”, iniciou  para familiarização com os equipamentos  e certificação da guarnição holandesa e de
         O  em Setembro de 2008 uma revisão  que dotam estes navios.           testes aos diversos sistemas e equipamentos
         intermédia preparatória da sua transferência   A primeira navegação de militares da  de bordo, o HNLMS “Van Galen” encontra-
         para a Marinha Portuguesa. Durante estes  guarnição portuguesa no seu futuro navio  va-se em condições para receber a totalida-
         fabricos, que se estenderam até Junho de  decorreu durante a fase de treino de cer-  de da guarnição nacional e dar início a um
         2009, para além de efectuadas as interven-  tificação da guarnição holandesa, desi-  período de 6 semanas de treino destinado
                                                          5
         ções programadas nos diversos sistemas de  gnado por SARC3 , no período de 24 a 28  exclusivamente à sua integração a bordo.
         bordo, foram ainda instalados novos equi-  de Agosto, que constituiu um conjunto de   Este período de treino, designado por On-
         pamentos, tais como o radar de navegação  actividades de treino básico da guarnição  board Training, compreende duas fases dis-
         KH1007, o sistema de navegação electró-  do HNLMS “Van Galen”, sob a égide da  tintas: uma de 2 semanas a cais e outra de 4
                                    1
         nica ECDIS em conjunto com o AIS , e ain-  equipa de treino e avaliação da Marinha  semanas a navegar. Assim, ao longo destas
         da a infra-estrutura da rede do navio que  Holandesa.                 6 semanas, de 14 de Setembro a 23 de Ou-
         suportará todos os Sistemas de Informação   Concluído este treino, durante as duas  tubro, é desenvolvido todo um conjunto de
         a utilizar a bordo, tais como o SINGRAR ,  semanas subsequentes, o navio realizou,  actividades que, com o apoio da guarnição
                                         2
         ATIAO , WISE , entre outros.       a navegar, os testes de recepção aos prin-  e de formadores das escolas técnicas e de li-
              3
                    4
           Paralelamente a                                                                        mitação de avarias
         esta intervenção                                                                         da Marinha Holan-
         foi levado a cabo                                                                        desa, vão habilitar
         o plano de forma-                                                                       Foto 1SAR FZ Pereira  a nossa guarnição
         ção e treino da                                                                          com os conheci-
         guarnição, consti-                                                                       mentos necessários
         tuído por diversos                                                                       tanto à condução,
         cursos e acções                                                                          em segurança, do
         que envolveram                                                                           navio e seus siste-
         tanto os diversos                                                                        mas, como a fazer
         departamentos de                                                                         face a situações
         formação e cen-                                                                          de emergência em
         tros de instrução                                                                        tempo de paz. Du-
         da Marinha Portu-                                                                        rante o período
         guesa, como as es-                                                                       de treino de mar,
         colas técnicas e de                                                                      o navio efectuou
         operações da Mari-                                                                       uma visita ao por-
         nha Holandesa, em                                                                        to de Dublin, na
         Den Helder. A for-                                                                       Irlanda, ostentan-
         mação na Holan-                                                                          do, pela primeira
         da iniciou-se em                                                                         vez, as placas com
         Outubro de 2008,                                                                         a inscrição - NRP
         envolvendo numa primeira fase os militares  cipais sistemas e equipamentos de bordo,  “D. Francisco de Almeida”.
         das áreas técnicas dos Departamentos de  quer da área da plataforma, quer do sistema   Ao longo deste processo a Marinha Portu-
         Propulsão e Energia e de Armas e Electró-  de combate, das armas e dos sensores. Nes-  guesa tem sido alvo de rasgados elogios por
         nica, e estendeu-se até Setembro de 2009,  te período destaca-se a realização de diver-  parte da Marinha Holandesa, tanto pela ati-
         com a participação progressiva do restan-  sas séries de tiro anti-aéreo e de superfície  tude do pessoal que constituirá a guarnição
         te pessoal. Esta fase da formação, especi-  com a peça de artilharia de 76 mm e com  desta unidade naval, que no futuro próximo
         ficamente orientada para os sistemas que  o sistema de defesa próxima Goal keeper,  será aumentada ao “Efectivo dos Navios da
         equipam esta classe de navios, contou com  nas áreas de exercício holandesas ao largo  Armada”, na busca dos conhecimentos ne-
         uma assinalável componente prática, com  de Den Helder. A execução dos testes aos  cessários a uma boa operação do seu na-
         recurso a réplicas dos equipamentos exis-  sistemas anti-submarinos tornou necessá-  vio, como pelos laços de amizade e cama-
         tentes a bordo e a simuladores dos sistemas  ria a deslocação do navio até à costa da  radagem que conseguiu estabelecer com os
         de comando e controlo existentes nas refe-  Noruega, em busca de águas mais profun-  seus congéneres holandeses. Esta postura,
         ridas escolas, o que permitiu pôr em práti-  das, de modo a permitir o lançamento de  invariavelmente adoptada na nossa Mari-
         ca todos os conhecimentos adquiridos na  torpedos e os testes ao sonar de casco acti-  nha, tem-se mostrado instrumento essencial
         sala de aula tanto a nível individual, como  vo e ao sonar rebocado passivo, designado  para atingir os objectivos fixados às equipas
         da equipa, e esclarecer dúvidas nas mais  por Anaconda, que equipam esta classe de  de missão, no caso vertente, o sucesso da
         variadas situações.                navios. Efectuaram-se também os testes à  transferência dos dois navios.
           A partir de meados de Agosto, deu-se iní-  instalação propulsora tendo sido alcança-                Z
         cio à projecção da nossa guarnição para Den  da a velocidade máxima - 30 nós. Durante   (Colaboração da ET-MFF)
         Helder, com a vinda de elementos chave das  este período, o navio efectuou uma visita
         áreas técnicas, a fim de participar nos testes  ao porto norueguês de Bergen na qual par-  Notas
                                                                                 1) Automatic Identification System
         a cais aos equipamentos e iniciar o processo  ticipou também um conjunto alargado de   2) Sistema Integrado de Gestão de prioridades de
         de recepção do material de bordo. A presen-  elementos da guarnição portuguesa que,   Reparação e Afectação de Recursos
         ça na Holanda da totalidade da guarnição da  embarcados, acompanharam todas as fases   3) Aplicação para a Transferência de Informação de
         futura “D. Francisco de Almeida” foi alcan-  de preparação, condução e avaliação das   Apoio às Operações
                                                                                 4) Web Information Service Environment (Portal
         çada em 9 de Setembro, data da chegada do  provas, e, simultaneamente, aprofundaram   da Unidade)
         último grupo de militares para frequência do  o seu conhecimento sobre o navio.  5) Safety and Readiness Check
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U NOVEMBRO 2009  7
   328   329   330   331   332   333   334   335   336   337   338