Page 18 - Revista da Armada
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de Mendonça fora, apenas, uma voz «sem das suas cartas a Amélia escrevia poemas elaboração de uma História da Marinha.
echo serio, um generoso dilletante revolu- e, em Luanda, com outros camaradas que Promovido a Capitão-Tenente em 1891,
cionário, um inoffensivo precursor»” 9. consigo estavam embarcados, promove e
participa num sarau teatral. O tempo livre é promovido a Capitão-de-Fragata em 1901
Em 1851 publicou um Manifesto Eleito- era ocupado por Mendonça em leituras e e a Capitão-de-Mar-e-Guerra oito anos
ral apoiando o regime saído da insurreição nas tentativas de aprendizagem de um ins- depois, reformando-se em 1912, após ser
militar de 1 de Maio de 1851 que levou à trumento musical. Como referiu numa car- dado como incapaz para todo o serviço.
queda de Costa Cabral e marcou o início da ta a Columbano, “ando a aprender música
Regeneração. Ainda em 1852, com Sousa e faço parte de uma fanfarra como baixo” 16. Em 1931, no dia 24 de Agosto, dá-se o seu
Brandão, fundou o Centro Promotor dos passamento. Celebram-se assim, em 2011, os
Melhoramentos das Classes Laborio- Em Angola fazia-se, essencialmente, pre- oitenta anos sobre o seu falecimento.
sas 10 e que vai ser o impulsionador sença naval. Mas também fiscalização e poli-
do movimento associativo lisboeta, ciamento, actuando sobre o tráfico negreiro. História, Literatura,
local de debates e conferências e um A Estação Naval era composta por navios Jornalismo...
centro importante de instrução11. Em de diferentes tipos, que permaneciam na re-
1860, após a recusa de António Feli- gião. Os elementos da guarnição iam sendo Em Lopes de Mendonça, é difícil
ciano de Castilho, foi nomeado para rendidos no local, fazendo-se a ligação com a fazer uma distinção clara entre histó-
a cátedra de Literatura Moderna no metrópole através de paquete. Normalmen- ria e literatura, pois ambas andam a
Curso Superior de Letras de Lisboa. te, o período de permanência na Estação era par e de uma decorre a outra. A poe-
de dois anos. sia e o teatro parecem ser, nos primei-
Lopes de Mendonça reconhece ros tempos, a sua escolha preferida.
em seu tio, “luminar brilhantíssimo O isolamento, então, era grande. As notí- Notabiliza-se na sua época através
da constelação romântica”12, a sua cias chegavam uma vez por mês. E neste len- do drama histórico, subindo a sua
primeira influência. E até na sua op- to vai-e-vem, a vida seguia o seu rumo. É em primeira peça, “A Noiva”, ao palco
ção pelo mar reconhece a influência Angola que recebe a notícia do nascimento do teatro D. Maria II no dia 9 de Fe-
do tio. Henrique Lopes de Mendon- da sua filha Virgínia. Aqui também recebe a vereiro de 1884. Outras se seguiram,
ça foi incorporado na Armada, como notícia do falecimento da sua mãe. mas o seu sucesso causou-lhe alguns
Aspirante extraordinário, em 27 de dissabores no seio da instituição mili-
Outubro de 1871. A 9 de Julho de Ainda em Angola, os seus ideais republi- tar, sendo criticado e criando, assim,
1874 recebe guia de embarque para canos levam-no a apresentar a sua candida- algumas inimizades.
a fragata “D.Fernando”, onde fun- tura a Deputado por Luanda. Todavia, não
cionava a escola prática de Artilharia foi eleito. Em 15 de Janeiro de 1887, foi o
Naval, sendo promovido a Guarda- conselheiro Andrade Corvo encarre-
-Marinha no dia 13 de Novembro. Em 1885 é promovido a 1º Tenente e, no gado pela Academia Real das Ciên-
ano seguinte, após doença, é exonerado do cias de escrever os estudos sobre pro-
Ainda como Guarda-Marinha, seu cargo de instrutor da Escola de Artilharia víncias ultramarinas. Solicitando que
ingressa como sócio no Clube Militar Naval. Nesse mesmo ano, bem como no de lhe fosse apresentado “um official da
Naval em 1876. Nesse mesmo ano, 1890, faz parte da comissão de redacção dos armada, que pelo seu merecimento e
entre outros que igualmente ingres- Anais do Clube Militar Naval, publicação letras o podesse coadjuvar no desem-
saram, saliento Roberto Ivens e Wen- onde vão surgindo os seus contributos para a penho da importante commissão de
ceslau de Moraes, que também pelas que está encarregado”, é ordenado
suas obras e feitos, se bem que de ca- a Lopes de Mendonça que “fique á
riz diferente, se irão destacar. disposição do referido conselheiro
(...) para o auxiliar no cumprimento
Foi oficial embarcado entre 1874 e d’aquella commissão”.
1886. O seu “período africano”, onde Ainda neste ano de 1887, vence o Prémio
navega pela costa ocidental africana (Cabo D.Luís promovido pela Academia Real de
Verde, S.Tomé e Angola) decorre entre Ciências, com a sua obra «O Duque de Vi-
1876 e 1882. Neste período, casa-se com seu». Esta peça, um drama em 5 actos e em
Amélia Bordallo Pinheiro, irmã, entre ou- verso, estreou em 19 de Março de 1886, no
tros 13, de Columbano e de Rafael Bordallo Teatro D.Maria II pela Companhia Rosas e
Pinheiro, em 1880, perdendo a sua mãe no Brazão. Foi triunfalmente recebida e atin-
ano seguinte. giu a meia centena de representações. Para
além do prémio, recebeu ainda o hábito de
Em 1879, tendo concluído os seus tiro- Sant’Iago, conferido pessoalmente por D.
cínios, embarca na corveta “Bartholomeu Luís I. Este prémio, ao qual também havia
Dias”, onde faz o seu exame de Guarda- concorrido Eça de Queirós com “A Relí-
-Marinha e é promovido a 2º Tenente. Por quia”, originou depois mais uma polémica
essa altura, solicita ser agregado à comissão entre Eça de Queirós e Pinheiro Chagas, en-
geológica do reino, para “se applicar acti- tão presidente do júri das obras a concurso.
vamente ao estudo das sciencias geologi- Como diz Filomena Mónica, estes autores
cas” 14, mas o despacho do Director Geral eram então os “fiéis inimigos”.
da Marinha é negativo, afirmando que isso Lopes de Mendonça, juntamente com
“seria um meio de iludir o serviço maríti- Marcelino Mesquita e D. João da Câmara,
mo com prejuízo dos demais oficiais a ele formaram uma “trindade” de autores que,
obrigado” 15. pelas suas obras, se havia tornado respon-
sável pelo segundo fôlego do teatro de refe-
Até à sua promoção a 2º Tenente, já ha- rência histórica.
via navegado pelos Açores, Escócia, Gales, Para além d’«O Duque de Viseu», com
Antuérpia, Messina e Angola. «A Morta» e «Afonso de Albuquerque»,
Mendonça quis criar um tríptico mostran-
É em Angola que a sua alma de artista do três momentos históricos distintos
mais se revela, desenvolvendo-se no perío-
do em que fez estação. Para Mendonça, An-
gola era calor e monotonia. E para vencer
essa monotonia ia escrevendo. Nalgumas
18 MARÇO 2011 • REVISTA DA ARMADA