Page 22 - Revista da Armada
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A “Sagres” tem novo motor
Após percorrer o equivalente a cerca
       de 13 voltas ao Mundo e funcionar    generalizado o conhecimento destes motores       obtemos, para a “Sagres”, o quociente 0,0004
       durante mais de 25 000 horas, o mo-  por parte dos militares das classes técnicas.    kW/kg, bastante diferente da relação obtida
                                                                                             nos nossos carros, a qual ronda os 60 kW/kg.
                                              A série 183 da MTU, a mesma do motor
tor do navio-escola “Sagres” foi substituído propulsor da “Sagres”, foi desenvolvida para      De qualquer maneira, nesta altura em que
em Dezembro de 2011. Recorde-se que o vários propósitos, como produção de ener-              o antigo motor abandona o navio, onde traba-
motor agora substituído já não era o origi- gia, propulsão de locomotivas ou propulsão       lhou com denodo durante 20 anos, importa re-
nal. O motor original era um MAN de 750 de navios. Em particular, o modelo existente a       cordar alguns dos seus serviços. Assim, desde
cavalos-vapor (cv), que ocupou o seu lugar bordo é indicado pelo fabricante como i­deal      1991 o motor auxiliar propulsor da “Sagres”
na Casa das Máquinas do navio, entre 1937 para propulsão de iates e lanchas rápidas.         realizou mais de 25000 horas de funcionamen-
e 1991. Em 1991, esse
motor MAN foi substituí­                                                                                          to, grande parte das quais
do por um motor MTU                                                                                               a mais de 80% da sua po-
12V 183TE92 de 1000                                                                                               tência máxima. Para além
cv. Agora, vinte anos vol-                                                                                        disso, entre 1991 e 2011,
vidos, o motor foi nova-                                                                                          o navio efectuou um to-
mente substituído, mas                                                                                            tal de 70 missões, em que
desta vez por um motor                                                                                            foram percorridas mais
MTU semelhante ao an-                                                                                             de 277000 milhas náuti-
terior – o qual correspon-                                                                                        cas e efectuadas cerca de
de, na realidade, a uma                                                                                           41000 horas de navega-
variante do motor Mer-                                                                                            ção, o equivalente a mais
cedez-Benz OM 444 LA,                                                                                             de 1700 dias permanen-
motor com aplicação es-                                                                                           temente a navegar. Ainda
sencialmente rodoviária.                                                                                          assim, foi notável a resis-
A MTU (Motoren und                                                                                                tência por si demonstrada
Turbinen Union) sedia-                                                                                            nestes 20 anos de funcio-
da em Friedrichshafen                                                                                             namento, sobretudo aten-
na Alemanha, já tem um                                                                                            dendo a que a “Sagres”
longo historial no forneci- Embarque do novo motor na “Sagres”.                                                   possui um deslocamento
mento de motores à Ma-                                                                                            de quase 2000 toneladas e
rinha. Fundada pela fa-                                                                                           opera num meio sujeito a
mília Maybach, em 1909,                                                                                           diversos esforços, nomea-
chamava-se na altura Luf-                                                                                         damente provocados pela
tfahrzeug-Motorenbau e                                                                                            ondulação e por tempera-
dedicava-se ao fabrico                                                                                            turas extremas, que se fa-
de motores para aerona-                                                                                           zem sentir nalguns locais.
ves, tais como os famo-                                                                                           Esta prolongada durabili-
sos dirigíveis Zeppelin.                                                                                          dade do motor deve mui-
Em 1918, após a I Guer-                                                                                           to aos cuidados de opera-
ra Mundial, a firma, então                                                                                        ção e manutenção que o
já com o nome Maybach,                                                                                            pessoal, nomeadamente
começou a produzir mo-                                                                                            do Serviço de Máquinas,
tores rodoviários, acres-                                                                                         lhe foi devotando ao lon-
centando-lhes durante a                                                                                           go dos anos.
II Guerra Mundial a pro-
dução de motores para                                                                                                Contudo, no final da
locomotivas, navios, car-                                                                                         Volta ao Mundo, em 2010,
ros de combate e grupos                                                                                           o motor começou a apre-
electrogéneos. Alguns       Novo motor MTU da “Sagres”.                                                           sentar fugas de água no
                                                                                                                  circuito de água doce de
anos mais tarde, em 1966, a união com a Embora a “Sagres” tenha um deslocamento                                   arrefecimento. Além dis-
Mercedes-Benz proporcionou a expansão da de quase 2000 toneladas – o que poderá ser          so, na última missão rea­lizada (Viagem de Ins-
Maybach. Frise-se que, na nossa Marinha, o considerado elevado para o motor existente –      trução 2011 / Iniciativa Mar Aberto 2011), uma
nome Maybach é reconhecido, entre outros o sistema propulsor a bordo é apenas auxiliar,      avaria no arrefecedor de óleo de lubrificação
motivos, por ser a designação dos propulsores destinando-se, entre outras aplicações, a na-  quase pôs em risco o cumprimento do planea­
originais dos patrulhas da classe Cacine. En- vegar em águas restritas em segurança, tarefa  mento de chegada a Ponta Delgada, sendo que
tretanto, em 1969, a firma alterou novamen- para a qual a potência de 735 kW (≈ 1000 cv)     apenas uma operação logística imaculada per-
te o seu nome para MTU, marca que equipa é suficiente. Aliás, o conhecido Eagle, navio       mitiu substituir o arrefecedor degradado e che-
muitos dos nossos navios, sendo, por isso, gémeo da “Sagres”, também possui um mo-           gar à ilha de São Miguel na data e hora previs-
                                            tor auxiliar de propulsão com uma potência       tas. Não obstante, era evidente que o motor já
                                            semelhante: 750 kW (≈ 1000 cv). Já outro         se encontrava bastante degradado, pelo que a
MOTOR  POTÊNCIA               ANOS          dos navios gémesos, o Gorch Fock, lançado        substituição agora efectuada irá permitir-lhe o
 MAN     750 cv             1937-1991       à água em 1958, possui um motor propulsor        merecido descanso, enquanto um motor seme-
 MTU    1000 cv             1991-2011       de 1220 kW (≈1600 cv).                           lhante se prepara para cruzar os sete mares, à
                                                                                             semelhança do antecessor.
MTU    1000 cv              2011-?          Como curiosidade, pode referir-se que, re-
                                                                                                                                                
Motores auxiliares de propulsão da “Sagres”. lacionando a potência com o deslocamento,
                                                                                                     Colaboração do COMANDO DO NRP SAGRES

22 FEVEREIRO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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