Page 22 - Revista da Armada
P. 22
A “Sagres” tem novo motor
Após percorrer o equivalente a cerca
de 13 voltas ao Mundo e funcionar generalizado o conhecimento destes motores obtemos, para a “Sagres”, o quociente 0,0004
durante mais de 25 000 horas, o mo- por parte dos militares das classes técnicas. kW/kg, bastante diferente da relação obtida
nos nossos carros, a qual ronda os 60 kW/kg.
A série 183 da MTU, a mesma do motor
tor do navio-escola “Sagres” foi substituído propulsor da “Sagres”, foi desenvolvida para De qualquer maneira, nesta altura em que
em Dezembro de 2011. Recorde-se que o vários propósitos, como produção de ener- o antigo motor abandona o navio, onde traba-
motor agora substituído já não era o origi- gia, propulsão de locomotivas ou propulsão lhou com denodo durante 20 anos, importa re-
nal. O motor original era um MAN de 750 de navios. Em particular, o modelo existente a cordar alguns dos seus serviços. Assim, desde
cavalos-vapor (cv), que ocupou o seu lugar bordo é indicado pelo fabricante como ideal 1991 o motor auxiliar propulsor da “Sagres”
na Casa das Máquinas do navio, entre 1937 para propulsão de iates e lanchas rápidas. realizou mais de 25000 horas de funcionamen-
e 1991. Em 1991, esse
motor MAN foi substituí to, grande parte das quais
do por um motor MTU a mais de 80% da sua po-
12V 183TE92 de 1000 tência máxima. Para além
cv. Agora, vinte anos vol- disso, entre 1991 e 2011,
vidos, o motor foi nova- o navio efectuou um to-
mente substituído, mas tal de 70 missões, em que
desta vez por um motor foram percorridas mais
MTU semelhante ao an- de 277000 milhas náuti-
terior – o qual correspon- cas e efectuadas cerca de
de, na realidade, a uma 41000 horas de navega-
variante do motor Mer- ção, o equivalente a mais
cedez-Benz OM 444 LA, de 1700 dias permanen-
motor com aplicação es- temente a navegar. Ainda
sencialmente rodoviária. assim, foi notável a resis-
A MTU (Motoren und tência por si demonstrada
Turbinen Union) sedia- nestes 20 anos de funcio-
da em Friedrichshafen namento, sobretudo aten-
na Alemanha, já tem um dendo a que a “Sagres”
longo historial no forneci- Embarque do novo motor na “Sagres”. possui um deslocamento
mento de motores à Ma- de quase 2000 toneladas e
rinha. Fundada pela fa- opera num meio sujeito a
mília Maybach, em 1909, diversos esforços, nomea-
chamava-se na altura Luf- damente provocados pela
tfahrzeug-Motorenbau e ondulação e por tempera-
dedicava-se ao fabrico turas extremas, que se fa-
de motores para aerona- zem sentir nalguns locais.
ves, tais como os famo- Esta prolongada durabili-
sos dirigíveis Zeppelin. dade do motor deve mui-
Em 1918, após a I Guer- to aos cuidados de opera-
ra Mundial, a firma, então ção e manutenção que o
já com o nome Maybach, pessoal, nomeadamente
começou a produzir mo- do Serviço de Máquinas,
tores rodoviários, acres- lhe foi devotando ao lon-
centando-lhes durante a go dos anos.
II Guerra Mundial a pro-
dução de motores para Contudo, no final da
locomotivas, navios, car- Volta ao Mundo, em 2010,
ros de combate e grupos o motor começou a apre-
electrogéneos. Alguns Novo motor MTU da “Sagres”. sentar fugas de água no
circuito de água doce de
anos mais tarde, em 1966, a união com a Embora a “Sagres” tenha um deslocamento arrefecimento. Além dis-
Mercedes-Benz proporcionou a expansão da de quase 2000 toneladas – o que poderá ser so, na última missão realizada (Viagem de Ins-
Maybach. Frise-se que, na nossa Marinha, o considerado elevado para o motor existente – trução 2011 / Iniciativa Mar Aberto 2011), uma
nome Maybach é reconhecido, entre outros o sistema propulsor a bordo é apenas auxiliar, avaria no arrefecedor de óleo de lubrificação
motivos, por ser a designação dos propulsores destinando-se, entre outras aplicações, a na- quase pôs em risco o cumprimento do planea
originais dos patrulhas da classe Cacine. En- vegar em águas restritas em segurança, tarefa mento de chegada a Ponta Delgada, sendo que
tretanto, em 1969, a firma alterou novamen- para a qual a potência de 735 kW (≈ 1000 cv) apenas uma operação logística imaculada per-
te o seu nome para MTU, marca que equipa é suficiente. Aliás, o conhecido Eagle, navio mitiu substituir o arrefecedor degradado e che-
muitos dos nossos navios, sendo, por isso, gémeo da “Sagres”, também possui um mo- gar à ilha de São Miguel na data e hora previs-
tor auxiliar de propulsão com uma potência tas. Não obstante, era evidente que o motor já
semelhante: 750 kW (≈ 1000 cv). Já outro se encontrava bastante degradado, pelo que a
MOTOR POTÊNCIA ANOS dos navios gémesos, o Gorch Fock, lançado substituição agora efectuada irá permitir-lhe o
MAN 750 cv 1937-1991 à água em 1958, possui um motor propulsor merecido descanso, enquanto um motor seme-
MTU 1000 cv 1991-2011 de 1220 kW (≈1600 cv). lhante se prepara para cruzar os sete mares, à
semelhança do antecessor.
MTU 1000 cv 2011-? Como curiosidade, pode referir-se que, re-
Motores auxiliares de propulsão da “Sagres”. lacionando a potência com o deslocamento,
Colaboração do COMANDO DO NRP SAGRES
22 FEVEREIRO 2012 • REVISTA DA ARMADA