Page 114 - Revista da Armada
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Gago  Coutinho  e  Sacadura  Cabral  quando  estudavam  a  travessia  Lisboa-Rio  de  Janeiro.


                               A 1:  Travessia  Aérea



                                     do  Atlântico  Sul




            Em  1922 não se  voava como hoje; e para medirmos    inventar  um  método  de  navegação  astronómica
            bem  o  alcance  do  feito  de  Sacadura  Cabral  e  de   que garantisse o conhecimento da posição do avião
            Gago  Coutinho  é  preciso  que  nos  situemos  nessa   quando  e  sempre que se  desejasse.  Ora tal  método
            época.  A  seguir  à  guerra  de  1914-1918,  a  aviação   não existia ao tempo e era por isso que as travessias
            experimentou  o  seu  primeiro  surto  de  desenvolvi-  oceânicas  tinham  carácter  temerário  ou  suicida
            mento.  Iniciou-se  então  uma  autêntica  corrida   quando  não  apoiadas  por  navios.  E  tanto  assim  é
            para  derrubar  records  existentes.  Os  primeiros   que,  no  voo  americano  que  se  referiu,  bastou  aos
            pilotos  portugueses  aprenderam  a  voar  em  França   pilotos  terem  navegado  170  milhas  sobre  nevoeiro
            durante  a  guerra  e  entre  eles  encontrava-se  Saca-  para acusarem  um  desvio da rota de 45  mil·has. Por
            dura  Cabral.  Em  1919,  numa  «caranguejola»  horrí-  isso,  Sacadura  Cabral  perguntara  então  a  Gago
            vel,  presa  por  arames,  Alcock  e  Brown  atravessam   Coutinho se não seria possível adaptar à navegação
            o  Atlântico  Norte  da  Terra  Nova  para  a  Irlanda.   aérea  um  método  semelhante  ao  praticado  pelos
            É  uma  audácia  colossal!  Pouco  depois,  os  ameri-  navios  no  mar.  No  seu  pensamento  germinava  já
            canos  Read,  Stonee  e  Hinton  vêm  da  Terra  Nova   essa  ideia  ousada  de  ligar  pelo  ar  Portugal  ao
            aos  Açores  e  dos  Açores  a  Lisboa,  voando  com  o   Brasil.  E o tempo  urgia se  pretendessem evitar uma
            apoio  de  setenta  navios  espalhados  ao  longo  da   antecipação  por  parte  de  outrem.
            rota.  Gago  CO!-'tinho  e  Sacadura  Cabral,  então  em   Em  Novembro  de  1919  Leio  Portela  e  Sousa  Maia
            Lisboa,  presenciaram  o  feito.  Sem  menosprezar   ligam  Paris  a  Lisboa.  Era  o  maior  raíd  português
            o  valor  e  coragem  dos  americanos,  punham ,  no   até então. Mas em terra, desde que não haja nevoeiro
            entanto, reticências quanto aos méritos do processo   nem  tempestade,  a  navegação  é fácil.  Basta seguir
            de orientação que colocava, afinal, o avião na depen-  os  rios,  estradas,  caminhos  de  ferro  e  povoações.
            dência  dos  navios.  De  facto,  a  dificuldade  das   No  mar, porém, a coisa' é diferente...       .
            travessias  marítimas  residia,  fundamentalmente,   Em  Maio  de  1920  compram-se  dois  hidroaviões em
            na  solução  do  problema  da  orientação.  Para  um   Inglaterra e  Sacadura  Cabral  traz  um  deles. Entre-
            oceano  sem  marcas  nem  ilhas  seria  necessário   tanto,  a  pedido  do amigo,  já Gago Coutinho andava

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