Page 119 - Revista da Armada
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Artur de Sacadura Freire Cabral nasceu em Celorico
da Beira, no dia 23 de Maio de 1881 . Era filho do
dr. Artur de Sacadura Cabral e de D. Maria Augusta
da Silva Esteves.
A sua infância deve ter decorrido mais ou menos como
a minha: desenvolvendo o corpo no ambiente puro dos
campos e fortalecendo o espírito no convívio dessa
maravilhosa gente das Beiras.
Depois veio para Lisboa fazer os seus estudos na
Escola Politécnica e, logo que os concluiu, assentou
praça na Armada como aspirante de marinha, em IOde
Novembro de 1897. Tinha apenas 16 anos de idade.
Promovido a guarda-marinha em 1900, embarcou no
cruzador «S. Gabrieh>, em serviço na Divisão Naval
do Índico, em águas de Moçambique.
Promovido a segundo-te~ente em 1903, comandou suces-
sivamente as canhoneiras «Sabre» e «Lacerda» e o
vapor «General Silvério», também naquela província
Sacadura Cabral- oficial de Marinha. ultramarina.
Em 1905 foi designado para colaborar no levantamento
Talvez o leitor estranhe o título que dei a este artigo. hidrográfico da baía de Lourenço Marques, revelan-
De facto Sacadura Cabral não é um desconhecido na do-se um observador de grande precisão. Além deste,
verdadeira acepção da palavra. Digamos antes, o que realizou outros levantamentos, sempre em Moçambique.
é mais exacto, que ele foi um incompreendido no seu Em 1906 começou a trabalhar como topógrafo na recti-
tempo e é hoje pouco conhecido em relação ao que ficação da fronteira com o Transval.
merece. Se não tivesse morrido tão prematuramente, De 1907 a 1910, ainda com o posto· de segundo-tenente,
havia de ter dado muito mais que falar, pois era real- trabalhou sob as ordens do capitão-tenente Carlos
mente um homem fora de série, talhado para grandes Viegas Gago Coutinho na triangulação geodésica de
cometimentos. Moçambique.
Data daqui a grande amizade e mútua confiança que
Antes de prosseguir estas breves notas, quero explicar sempre mantiveram um pelo outro e que os levaria
as razões por que me atrevo, com a modéstia dos meus à celebridade com a travessia aérea Lisboa-Rio de
recursos literários, a escrever para o público, e em Janeiro.
especial para a Armada, sobre uma personalidade de Em Setembro de 1911 foi promovido a primeiro-tenente
tanto relevo. É que entre ele e eu, salvaguardadas as e em 1912, já consagrado como geógrafo, foi nomeado
devidas proporções, existem certas afinidades: ambos subdirector dos Serviços de Agrimensura de Angola.
nascemos na Beira Alta no mês de Maio, ambos viemos Nesta província permaneceu e realizou valiosíssimos
para a Marinha e ambos fomos pilotos da extinta e trabalhos até 1914, data em que regressou .à Metrópole.
saudosa Aviação Naval. E a mim parece-me, e se não Em 1915 houve um concurso para oficiais do Exército
é verdade serve-me de desculpa, que não há ninguém e da Armada que quisessem tirar o brevei de piloto
para compreender um beirão como ... outro beirão e aviador em escolas estrangeiras. Sacadura Cabral foi
ninguém para apreciar um aviador como ... outro aviador. um dos concorrentes admitidos, tendo seguido para a
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