Page 116 - Revista da Armada
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céu  de  núvens  soltas,  algum  balanço  e  muita  por-  deixou  de se fixar  no  Norte e oscilava, doida. Gago
          caria.»  Observações  sucessivas  do  Sol  e  largadas   Coutinho  sugere governar pela de ré e vai passando
          de  bóias  de  fumo  iam  permitindo  co rrigir  o  rumo.   as  indicações ao  companheiro.  Este  procura gover-
          Um  navio  de  passageiros  teve  o  espectáculo  insó-  nar pela direcção das vagas e pela sombra dos estais
          lito  de  ver  um  avião  no  mar  a  centenas  de  milhas   nas asas do avião.  Sacadura Cabral,  ao  fim  de duas
          da  terra.  Ao  fim  de  8  horas  e  37  minutos  de  voo,   horas,  tem  uma  ideia  -  instala  um  trapo  entre  a
          perco rridas  705  milhas,  amaravam  em  Las  Palmas,   caixa da ag ulha e a fuselagem. A vibração atenua-se
          fora  do  porto.  Um  salto  na  crista  das  vagas  parte   e  a  agulha  volta  a  fixar-se.  É  um  alívio!  Gago  Cou-
          dois  cabos  de  ligação  das  asas  aos  flutu adores   tinho  felic ita-o .  As  bóias  de  fumo,  naquele  mar,
          evidenc iando  a  frag ilidade  do  material...  O  hidro   quase  não  se  enxergam.  As  rectas  do  So.!  co rtam
          vem até junto do  «5 de Outubro»  e amarram à popa.   o  rumo  ainda  muito  agudas  e  não  permitem  tirar
          Abraços  de  felicitações!  Teleg ramas  para  Lisboa   grandes conc lusões. Às 13.00 h Gago Coutinho anota
          e o entusiasmo acende-se por todo o País.            no  Livro  de  Recados:  «Olhe  que  é  preciso  sermos
          No  Mundo,  já  se  fala  deles ...                  rijos  para  estarmos  a  fazer  isto  tão  à  vontade.»
          A  5  de  Abril,  depo is  de  terem  ido  até  Gando,  para   Às  13.22 h  observa  a  meridiana  e  tem  um  ponto
          tentarem ali  uma descolagem com  peso  de gaso lina   de  confiança.  De  vez  em  quando  é  prec iso  dar  à
          sufic iente, e após três tentativas sem sucesso desde   bomba  para  tirar  a  gasolina  dos  tanques  de  baixo
          o  dia 3 e  algumas  avarias em  cabos de  ligação  das   para o  tanque  de serviço. CercÇ).  das 15.00 h, anota:
          asas  aos  flutu adores,  erguem-se  fin almente  no  ar   «Veio-me  gaso lina  às  ventas!».  Às  17.30 h  avistam
          às 8.35 h, com 240 galões de combustível e co m água   terra. Às 19.1 9 h pousam nas águas de Porto Grande,
          a  entrar  num  dos  flutu adores.  Sacadura  Cabral,   em  S. Vicente. Sacadura  Cabral tinha estado  quase
          em  face  das  avarias,  resolve  demandar  S.  Vicente                                (con tinua  na  pág.  n.O  8)


          o  «Fairey-17. ,  ao  partir para  a  Baía,  deixando  o  cais  do  Recife.


































           na  esperança  de  uma  melhor  assistência  técnica
           ao  avião.  Nesta  altura,  Sacadura  Cabral  já  tinha  a
           certeza  de  que  não  poderia chegar de Cabo  Verde
           a  Fernando  Noronha  porque  o  avião  não  possuía
           autonomia  para  isso ...  A  etapa  Gando-S.  Vicente
           foi  mais  emoc ionante  que  a  anterior.  O  tempo  não
           estava  grande  co isa ...  Havia  balanço  e  vento  forte
           que,  felizmente,  ajudava.  O  mar,  em  baixo,  era
           cavado!  Se o  moto r  parasse seria  o  fim...  Mas  não
           parou.  Em  compensação  a  agulha,  a  certa  altura,
           A  partida do  «Portugal.  para o  vôo  de  ida  e  volta  aos PenedOS ,
           vendo-se  fundeados  junto  da  ilha  Fernando  Noronha  o  «Repú-
           blica ·  da  marinha portuguesa, e  o  «Pa-rá .  da  arrilada  brasileira.

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