Page 158 - Revista da Armada
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o menino do brinquedo de SOUTINE-1919
agora nos seus tons puros e dada
por igual em áreas extensas de con-
tornos nítidos. Os expressionistas
tinham a obcessão dos auto-retra-
tos, carregando-os de intenções
e atribuindo-lhes títulos impessoais
como angústia, pavor, os miserá-
- assunto de arte qualquer que seja
veis, a dor, etc. O homem torna-se
o seu estado; pintam-no doente, bêba-
do, moribundo, amando, matando,
nas masmorras, nas minas ' ou no
circo. Uma arte desta índole, pode
assumir por vezes propósitos ten-
denciosos de agitação e violência.
Uma mãe que pede esmola, uma crian-
ça estropiada, um ébrio ou uma pros-
tituta podem transformar-se numa
incómoda acusação à sociedade. Os '
períodos pós-guerra vêem sempre
aparecer um surto artístico com
características expressionistas e
pintores como Rouault, Braque,
Chagall, e mesmo Picasso tiveram
fases expressionistas .
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