Page 159 - Revista da Armada
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De Profundis de ROUAUL T - 1946

















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                                                           tistas  denominado  DIE  BRÜKE  (A
                                                           ponte)  que ' se  fundou  em  Dresden,
                                                           no  começo  do  século.  O  estudo  que
                                                           fizeram  da  arte  negra,  expressionis-'
                                                           ta  por  natureza,  foi  um  dos  seus
                                                           maiores  contributos  para  a  história
                                                           da  arte.  Por  esta  altura,  em  toda  a
                       Rouault  é. um  pintor sombrio  de ver-  Europa  a  «avant-garde»  era  expres-
                       melhos  e  negros.  Pintou  o  DE PRO-  sionista.  Um  dos  pintores  mais
                       FUNDIS  em  1964.  O  crucifixo  do-  influentes  dessa  vanguarda  foi  Ko-
                       mina  a  cena.  A  morte  surge-nos   koschka.  Os  seus  auto-retratos  são
                       em  todo o seu  sentido  trágico.  A geo-  documentos  valiosos  de  psicanálise.
                       metria  do  quadro  acompanha  as   Houve  artistas como  Léger  e Soutine
                       linhas  da cruz  com  excepção  da figu-  que  ficaram  sempre  expressionistas.
                       ra  feminina  que, curvada,  é  um  sím-  Quando  contemplamos  a  NATU-
                       bolo de doloro'sa aceitação.        REZA MORTA COM ARENQUES,
                       O  GATO  E  PÁSSARO  de  Picasso    deste  último,  apercebemo-nos  ime-
                       é  uma  dessas  pinturas  de  expressão   diatamente  de  algo  incomodativa-
                       dramática,  onde  o  horror  e  a  cruel-  mente  trágico.  Sobre  uma  mesa  es-
                       dade  nos  incomodam,  tão  acentuadas   cura,  três  arenques  mortos  e  dois
                       são  a  crueza  e  a  ferocidade  da cena.   garfos  _ famintos  e  trémulos,  com
                       O  conhecidíssimo  quadro  GUER-    qualquer  coisa  de  dedos  que  pro-
                       NICA  é  outro  documento  revelador   curam  saciar  a  fome,  são  bem  um
                       de  uma  época  trágica  como  foi  a  da   símbolo  de  luta  pela  subsistência.
                       guerra civil.                       O  MENINO  DO  BRINQUEDO  é
                       Edvard  Munch,  pintor  da  angústia  e   outro  documento  expressivo  de  an~
                       poesia  nórdicas,  dizia  que  não  se   gústia,  tragédia  e  fatalismo.  Os  pin-
                       pode  pintar  eternamente  mulheres  a   tores   expressionistas   viveram   e
                       fazer  renda  e  homens  a  ler.    sentiram  a  angústia.  Alguns  só  en-
                                                           contraram  refúgio  no  suicídio  e
                       Era  preciso  pintar  seres  que  respi-
                                                           outros  tentaram  sem  êxito  essa  fuga .
                       rassem,  sentissem,  amassem  e  so-
                       fressem.  O  espectador  havia  de  des-
                       cobrir-se  diante  daquilo  que  tinham   O  expressionismo  é  uma  arte  pro-
                       de  sagrado  como  se  entrassem  numa   fundamente  humana  cuja  grandeza
                       igreja ...                          só  a  raros  artistas  é  dado  atingir.
                       As  formas  de  expressionismo  .mais
                       puras  pertenceram  ao  grupo  de  ar-                      O.  Lemos


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