Page 265 - Revista da Armada
P. 265

«Construção  Suspensa  no  Espaço »
                                                                            tivessem  sido  despedaçados  por
                                                                            qualquer  tensão  interior.  É  claro
                                                                            que  se  assistia  por  esta  altura
                                                                           - primeiro  quartel  do  século  XX-
                                                                            ao_ desmoronar  de  muitas  teorias
                                                                            científicas  e  ao  aparecimento  de
                                                                            novas  ideias,  novas  leis  físicas,
                                                                            novos conceitos do universo e  do
                                                                            homem.  No  domínio  da  arte,  no
                                                                            entanto, a convulsão foi bem mais
                                                                            violenta.  No  meio  das  aparentes
                                                                            ruínas  e  do  clima  de  destruição
                                                                           a  que  se  assistia,  houve  artistas
                                                                           que  optaram  por  um  caminho  de
                                                                            reacção  e  resolveram  recomeçar.
                                                                           E  recomeçaram  construindo.  É
                                                                            Naum  Gabo,  precursor  do  cons-
                                                                           trutivismo  e  cuja  exposição  re-
                                                                           trospectiva  se  fez  há  pouco  nos
                                                                           salões  da  Fundação  Gulbenkian,
                                                                           que nos diz: «Depois do cubismo,
                                                                           a  geração  a  que  pertenço  nada
                                                                           mais  encontrou  no  mundo  da
                                                                           arte  do  que  um  amontoado  de
                                                                           ruínas.  Nada  das  velhas  tradi-
                                                                           ções- nos  fora  deixado  em  que
                                                                           pudéssemos  encontrar apoio.  Fo-
                                                                           mos  obrigados  a  recomeçar  do
                                                                           nada.»
                                                                           -A  tecnologia  veio  ajudá-los.  No-
                                                                           Vos  materiais  surgiram  possibili-
                                                                           tando  tratar como entidades  ind i-
                                                                           viduais  com  expressão  própria,
                                                                           desligada  dos  aspectos  exterio-
                                                                           res  do  mundo,  esses  elementos
                                                                           que  são  a  Jinha,  a  superfície,  a
                                                                           cor  e  a  forma.
                                                                           Com  o  construtivismo  a  arte des-
                                                                           ligou-se da natureza, embora con-
                                                                           tinue  enraizada  na  natureza  hu-
                                                                           mana  porque  a  junção  e  o  equi-
                                                                           líbrio  dos  elementos  de  constru-
                                                                           ção  obedece  a  um  impulso  emo-
                                                                           cionaI.  Fios,  arames,  tubos,  fitas
                                                                           metálicas,  chapas,  vidros,  plás-
                                                                           ticos e  um  sem-número  de outros
                                                                           materiais  foram  reunidos  em  es-
                                                                           truturas  que  traduzem  uma  ne-
                                                                           cessidade  de  criação  por  parte
                                                                           do artista. Daí, a escultura ter sido
                                                                           a  forma  de  arte  mais  adequada
                                                                           à  expressão  dos  construtivistas .
     • Construção  no  Espaço  com  Mármore  Rosa  ao  Cen tro »
                                                                           Inicialmente,  o  construtivismo
                                                                           ainda  se  apoiou  nas  formas  da
     proporção e do conjunto. Isto des-  É por isso que certas obras cubis-  natureza ou  pretendeu traduzi-Ias
     trói,  afinal,  o  objecto  e  torna-o,   tas  nos  parecem  um  amontoado  através  dos  elementos  p lásticos
     por  vezes,  irreconhecível.       de  fragmentos  de  objectos  que  de  que  dispunha.  E  é  assim  que

                                                                                                          11
   260   261   262   263   264   265   266   267   268   269   270