Page 266 - Revista da Armada
P. 266
«Organon »
superfícies e planos nos sugerem
formas e volumes como em «Ca-
beça num Nicho Triangular», 1916-
-1917, de Naum Gabo, executada
em chapa de latão. Progressiva-
mente, o artista deixou de inter-
rogar o mundo exterior e passou
a exprimir os seus impulsos na
linguagem das formas absolutas
como, por exemplo, em «Cons-
trução Suspensa no Espaço»,
Monumento comemorativo da 1. a travessia
aérea do Atlântico Sul
t
•
r; TRA 'I ':SS fA
1965, executada em bronze fos- É da ética construtivista que a cadura Cabral recentemente er-
foroso,. alumínio, perspex e fios arte realize obras positivas que guido e inaugurado em Belém,
de nylon, e em «Construção no nos levem a uma maior perfeição. da autoria do escultor Laranjeira
Espaço com Mármore Rosa ao E quantas vezes, a partir de ele- Santos.
Centro,», elaborada com mármore mentos tão simples (pràticamente Como diz Naum Gabo: «Para po-
e matéria plástica. Nestes dois linhas rectas), se estruturam for- der cumprir a sua tarefa, o artista
casos, a realidade é a própria mas cuja beleza é, por assim di- não precisa de interrogar o mundo
obra de arte. Não há, portanto, zer, um apelo, como em «Orga- exterior da natureza; basta-lhe ex-
que esquadrinhar quer o cons- non», 1966, de Stephanie Scuris, primir os seus impulsos na lingua-
ciente quer o subconsciente. No executado em tubo de cuproní- gem das formas absolutas conti-
construtivismo só há uma reali- quel. das na sua arte.»
dade: a existência. E a obra de Na mesma linha se situa o mo-
arte aí está a atestá-lo. numento a Gago Coutinho e Sa- Q . Lemos
12