Page 195 - Revista da Armada
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meio de comboios. constituídos por grande número de gumas das quais apenas tiveram execução depois da sua
navios mercantes. escoltados por navios de guerra. Em morte. ocorridll em 1795(''').
1769. Pombal mandou evacuar Mazagão, <I última praça De referir que em 1774 foi extinta a classe de guarda-
que possuíamos em Marrocos, e foi possível fazer a paz -marinha . por ii maioria deles não ter revelado aptidão
com este país. cujos navios deixaram de nos hostilizur. para a promoção a tenente-de-mar. ConlUdo, aguns des-
Por outro lado. esqu:ldras portuguesas passaram a cruzar tes guardas-marinhas foram notáveis oficia'is da Armada.
no estreito de Gibraltar, para impedir a vinda para o nomeadamente António ]anuário do Vale. Pedro de
Atlfmtico de pirut<ls arge1in.os e tunisinos. Deste modo. a Mendonça e Moura e outros. Em substituição dos guar-
n"vegação para o Brilsil passou a fazer-se sem perigo. por das-mllrinhas foram então criados os voluntários exerci-
meio de navios soltos. protegidos li partida e à chegada tantes. rapazes de doze a dezasseis anos que embarcavam
<lOS portos por esquadras de guarda-cosia, as quais tam- em número de seis em cada fragata e tinham os vencimen-
bém cruzavam nos Açores. por onde passavam os nossos tos de grumete. Os que demonstravam aptidão nos exer-
navios no regresso do Brasil e do Oriente. Segundo um cícios e manobras de bordo eram promovidos a sargentos-
escritor contemporãneo. a actividade comercial com o ·de-mar-e-guerra e tinham depois lIcesso a oficial. Maseste
Brasil atingiu entflO um grau de prosperidade jamais al- sistema . inteiramente prático. de formação de oficiais da
cançada. Os nossos navios passaram a f"zer duas vi<lgens Armada. também não se revelou satisfatório e. mais tllr-
para o Brasil em menos de um uno. enquanto no tempo de, jã no reinlldo de O. Maria I, voltou a ser criada a classe
das frotas se faziam dois comboios em três anos. Além de guarda-marinha. sendo estes integrados numa compa-
disso. os prazos de crédito foram encurtados e começa- nhia que tinhll O seu quartel n .. Sala do Risco do antigo
ram a utilizar-se no comércio letras de câmbioe). Arsenal da Marinha(H).
Francisco Xavier de Mendonça Furtado foi ministro Segundo alguns autores. o marquês de Pombal teria
dil Marinha até à sua morte. em 1769. Para o substituir. a intenção de dotllr a Marinha de Guerra com trinta naus
foi nomeado Martinho de Melo e Caslro. em 4 de Janeiro de linha , além de fragatas e outros navios menores, pro-
de 1770. Este for:1 durante dezoito anos embaixador de jecto que n[lo chegou ii concretizar por, entretanto. ter
Portug,,1 em Londres. Paris e Haia e cedo começou a fazer abandonado o poder. Contudo. cm 1766. a nossa Armllda
críticas à administração despótica de Pombal. Contudo. não teria mais de dez naus e vinte fragatas. Estes navios
foi forçado a submeter-se à autoridade do marquês, cujo eram todos construídos com boas madeiras e. naquele
prestígio junto de O.José lião cessava de aumentar. Os ano. foram lançadas ã água duas naus. uma de 74 e a outra
seis primeiros anos de governo de Martinho de Melo e de 72 peças, de construção admirável. pela sua resistência
Caslro foram por isso de expectativa e de grande prudên- e duração('!).
cia. para procurar manter a confiança do rei e de Pombal.
Somente depois da exoneração deste. em I de Março de Henrique Alexandreda FOI/seca,
1777. se iniciaram as notãveis reformas deste ministro. al- ClJp.·m.-g.
(") «R«o,da(iNs. oh. (";1. (") Dtcrt /O dt 14 dt Dt ltmbrodt 1782.
('") . Mar,itrho dt Ml'lo j üwro. N",d.·t/ Ministro do Mo,i"hlh. (lO) "Ewt Prbtnl dll Royullmt dt Por/ligaI ~n /'onntt 1766,., do gt-
" Rf"isla tllI Armfldll .. " .'" 149/Fn'. IIt84. Ir{',al DII/1l(J/lr;fl .
Terminolo ia Naval
• PEITO DE MORTE - Botão cruzado que serve para • PÉLAGO- Mar alto; mar profundo.
abotoar dois cabos ou hastes de madeira em cruz.
• PELO OLHO - Direcção da popa à proa, através da
linha longitudinal do navio.
+ • PELO REDONDO - Em direcção normal ao sentido
da cocha do cabo.
• PEITO DO BEaUE - Peças curvas de madeira que • PELOS CABELOS - Diz-se da posição da âncora
constituem a face inferior do beque. quando fora da água, suspensa pelo anete.
• PEIXES (DAR DE COMER AOS) - Em calão naval, • PELO TRAVÉS - Em direcção normal à quilha do
vomitar, por motivo de enjoo. navio.
• PELA BARBA - Pela proa.
S. E/p/dia.
• PELA COCHA -Porentreos cordões de um cabo. cap.-m.-g.AN
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