Page 18 - Revista da Armada
P. 18
HáMareMar ...
stou convicto de que, ao sair da Escola Naval, todos os
oficiais da minha geração e classe leram um livro intitu-
lado "Running and Maintenance of lhe Marinc Diesel
E Engines», da autoria de John Lamb, para complemen-
tar a adaptação a este peculiar tipo de máquinas.
Esta citação vem a propósito da noticia de um malutino(')
que, com uma fotografia, dava fé de um salva-vidas especial que
o Instituto de Socorros a Náufragos baptizou de « Palrão Arnaldo
dos S01ll0s» e entrou em serviço 110 porto de Sines, por possuir
uma estrutura que lhe permile atravessar superfícies líquidas em
chamas.
Ora, pelo interesse geral que possa ler, acrescento que, em
1960, ao referir aquele livro e aulor a um casal inglêsamigo,quis
o acaso 4ue fossem parentes da ex-secretária do falecido autor
e encarregada duma empresa que publicava os seus livros, tal a
sua divulgação mundial.
Por ter recebido a última obra das memórias de Lamb, para
mim inédita ( ... Backward Thinking .. ), fiquei a saber que as bale!-
eiras anti-fogo, na área operacional de navios petroleiros, tive-
ram origem na preocupação obstinada e na capacidade técn ica
e coragem daquele autor que, durante a II Grande Guerra, che-
fiava a Marinc Technical Division da que é a actual Shell, onde
acabou por ser galardoado com a comenda O. B. E. (Order of
the British Empire).
Nesse livro ele conta que, no começo da guerra, a sua empre-
sa - um dos maiores armadores do mundo - dispunha de 208
navios, dos quais 87 (689661 ton.) foram afundados e 50
(493 535ton.) seriamente danificados, fazendo perder a vida a
1750 oficiais, marinheiros e artilheiros neles embarcados, além o primeiro ensaio duma balteira à prova de fogo. descrllO neste a"'I>V'
dos que ficaram permanentemente e, por vezes, horrivelmente
estropiados. Como é sabido, os submarinos e a aviação alemã o que é suficiente para derreter uma chapa de aço fino (1/16"),
viam naqueles navios alvos predilectos e só o facto de serem mais facilmente do que queimar totalmente uma tábua de 112"
mais robustamente construidos do que outros - com excepção dc espessura -como, posteriormente, se provou.
dos navios de guerra - permitiu que muitos tenham alcançado Por experiência própria. posso garantir que, em 1966, num
um porto, pelos seus próprios meios ou a reboque, para serem incêndio em Abadan (Irão) que envolveu o nosso navio-tanque
reconstruidos e voltar ao mar. «Don do .. , verifiquei que as baleeiras de alumínio que não foram
A principal dificuldade para as suas tripulações era, necessa- arriadas e ficaram expostas ao fogo que se propagou pelas águas
riamente, as eargas que tais navios transportavam - muito in- do rio, todas se derreteram ...
flamáveis, tratando-se de produtos leves derivados do petróleo, lamb e scus principais colaboradorcs da mesma empresa
menos com produtos pesados da mesma origem , capazes porém (Logan e Robinson) conceberam e fizeram executar uma capu-
de impedir a manobra do aparelho de arriar as baleeiras. Ao chana em harmónio, de tecido misto de algodilO e amianto, arrc-
derramamento dos produtos leves correspondia sempre um mar fecida externamente por jactos de água; alteraram o tradicional
de chamas a envolver o navio, e à dispersão dos produtos pesa- aparelho de arriar embarcaçõcs de modo que os tripulantcs em-
dos uma camada pastosa flutuante que eegava os náufragos ou barcassem com a baleeira à borda e daí a fizessem descer; para
os asfixiava pela cobertura da pele. substituir os remos. em tais circunstâncias. instalaram um hélice
Sucedia que as baleeiras dessa época tinham casco de madei- propulsor, feito girar do interior da baleeira por sistema manual
ra, por se ter considerado que os de aço tinham a conservação (Fleming).
comprometida pela corrosão. Assim conseguiram aparclhar uma baleeira de madeira, de
Então, o sector governamental dos Transportes Marítmos 24 pés de comprimento, para proceder à primeira prova.
ingleses convocou um grupo de trabalho para estudar uma bale- A capuchana dividia-se em três secções que deslizavam so-
eira não afundável e à prova dc fogo , para aquele tipo de navios. bre calhas na borda e fechavam em concertina em 5 segundos.
Mr. John Lamp foi dcsignado prcsidente desse grupo, que Empregaram duas bombas manuais para irrigar permanente-
logo concluiu ser muito longo o perlodo necessário para dotar mente a sua-face exterio r e, uma vez safa a baleeira da área in-
todos os navios petroleiros com baleeiras de casco metálico, en- cendiada, as secções da capuchana eram abatidas e armados rc-
veredando pelo aproveitamento das baleeiras de madeira exis- mos.
tentes. A provaexpcrimental foi feita num tanque. ondesc reprodu-
Na opinião de Lamb, a madeira podia ser ainda mais indica- ziu o incêndio pelo derramamento de gasolina, diesel oil e fuel.
da para os cascos do que o aço, nestas circunstáncias, o que pare- Lamb, com os dois referidos colaboradores, foram os tripulan-
ce inacreditável. De acordo com a sua teoria, não acontecerá as- tes voluntários da baleeira.
sim numa combustão estática, normal, mas em tal espécie de De mangueiras aprestadas, os bombeiros ficaram a aguardar
fogo, a madeira começa por ficar superficialmente carbonizada, um apito de emergência dos tripulantes e, com todas as precau-
e essa camada tende a isolar e proteger o que resta, enquanto ções e ansiedade, a multidão assistente viu finalmente o fogo ex-
que, no aço, não havendo formação de camadas protectoras, tinguir-se, por si, verificando que a temperatura tinha alcançado
pode alcançar-se o estado de fusão, porque, em tais incêndios, 116O"C, enquanto que os termómetros interiores da baleeira
podem observar-se temperaturas da ordem dos 115O"C, pela de- (proa, meia-nau e popa) não ult rapassaram 46°.
composição e combustão dos elementos constituintes da água, Por insistência do Ministério dos Transportes, essa corajosa
prova foi repetida com o realismo possível, a partir dum navio
incendiado, com uma baleeira igualmente equipada, que nave-
(') " Diário de No/fÔw. (8 de Julho de85). (Vide _Revi$/a da Arma· gou num marde chamas, percorrendo 1,5 milha em 27 mi nutos,
da. n. ~ l68fSe/. de85). com igual sucesso.
16