Page 19 - Revista da Armada
P. 19

Ficou assim provada a teoria de que na vaporização da água
         pulverizada sobre a capuchana de tela, o calor latente da sua mu-
         dança de estado era suficiente para garantir uma cintura arrefe-
         cida de protecção.
                               000

            Pela leitura do aludido livro, não resisto a referir outra efe-
         méride notável desse grupo de Marine Engineers. Não tive o pri-
         vilégio de conhecer Mr. Lam~. mas fui algumas vezes assistido,
         tecnicamente, porMr. Logan edepois por Mr.  Robinson-que
         lhe sucederam no cargo - quando a Shell, pequena quotista da
         Soponata (11,1 %), a apoiou como se ali dispusesse de todo o ca-
         pital.
            Sabem todos que, no curso da 11 GrandeGuerra, a frota sub-
         marina germânica concentrou os seus ataques aos comboios de
         navios mercantes num  hiato de cerca de 500 milhas, a meio do
         Atlãntico, por falta de cobertura aérea, com aterradoras perdas
         de  vidas e de navios - 5,5 milhões de toneladas, em 1942.  Por
         isso, a MAC (Merchant  Aircraft Carriers) começou por tentar
         o sistema de catapultar aviões de caça «Hurricane», de  navios
         mercantes especialmente equipados para isso, só que não tardou
         a verificar a ineficiência de tal método e as perdas que ele ocasio-
         nava. Foi assim que, em 1942, essa organização recorreu à Shell
         - então Anglo-Saxon Petroleum Company -  para adaptação
         de lOdos seus navios-tanques de 12 000 toneladas com uma pis-
         ta sobreposta  de  140m x 13,2m, para descolagem e aterragem
         de aviões biplanos o:Sword[lSh" e) armados com duas cargas de
         profundidade e quatro pequenas bombas, na al/emativa, de .. roc-
         kets" de grande poder de destruição.
            A partir do «Rapana» (vide foto) e de 800 toneladas de mate-
         rial prefabricado, converteram-se os navios dessa série, com  a
         respectiva redução de carga e uma perda de velocidade de meio   _Rapàna" - O primeiro nayio·lanqUt adaplado a porra-aviões (anlt's I'
         06.                                                 dt'po/$ da Iransformação).
            Todavia, tem de acrescentar-se que, no final de 1943, princi-
         palmente  pelas  facilidades  operacionais  cedidas  por  Portugal
         aos Aliados  nos Açores, e com o afundamento imediato de 53   do do ~masteh (capitão do na vio) e do «air staft officer» (oficial
         submarinos alemães, apenas se perderam 146000 toneladas de   da  Marinha encarregado do comando do pessoal da  Fleet Air
         navios mercantes. Então, embora mais arredados da defesa dos   Arm - destacamento de pilotos, observadores, metralhadores
         comboios Atlânticos entre as Caraíbas e Inglaterra, aqueles na-  e pessoal de manutenção dos l1avios, além dos artilheiros das de-
         vios passaram a ser incluídos (um ou dois) em cada comboio das   fesas próprias dos navios) - acrescentando que tais petroleiros
         linhas do Norte, entre Halifax (Canadá) e o Clyde (Inglaterra),   também faziam , às vezes, o reabastecimento de combustível  a
         onde se confirmaram as boas relações das suas tripulações mis-  navegar, de navios da escolta do comboio, por meio dum oleo-
         tas - Navy e Merchant - e o entendimento do comando híbri-  duto flutuante, largado pela popa e colhido peto navio reabaste-
                                                             cido, que depois passava a navegar, paralelamente ao reabaste-
            (') No livro _Quando a Marinha Tinha AsllS ... »  (/984) recardei ler   cedor, à velocidade normal do comboio.
         sidQ um obso!elo _Sword{lSh» de IlSIlS enleladllS,  da  FlUI Air Arm que,   Quem poderá dizer que a nossa Armada não estará guardada
         no curso da II Grande Guerra, e na perseguiçõo a seguiraoafundamenlO   para futuras soluções como estas?
         do  «Hood».  delec{Qu  I' imobilizou por alOque o couraçado germõnico
         . Bismarch, permilindo a sua deSlruiçuo pelos navios da ofendida Royal                    Viriato Tadeu,
         Navy.                                                                                     cap.-frag. EMQ











                                            acesso a esses, aparentemente, in-  penetráveis.  A nova distribuição ur-
         AS NOVAS EMISSÕES
                                            vulneráveis  lugares  que,  pratica-  bana e o factor turismo são elemen-
         DE SELOS PORTUGUESES
                                            mente, deixou de existir em Portugal   tos a ter em consideração, mas não
                                            o chamado terreno virgem.  Por outro   se pode desprezar o efeito produzido
            RESERVAS  E  PARQUES  NA-       lado,  o acto venatório tornou-se um   pelo surto de incêndios que nos últi-
         TURAIS  PORTUGUESES -      O re-   desporto  que,  pelo  acelerado  au-  mos anos têm destruido tão grande
         duzido número de estradas e cami-  mento dos seus praticantes, e ainda   riqueza vegetal e, consequentemen-
         nhos não permitiu, até há pouco tem-  por uma maior eficiência dos novos   te, a vida animal Que nela se poderia
         po, o conhecimento total de uma par-  artigos  de  caça,  conduziu  a  uma   defender.
         te muito significativa do território na-  franca tendência para a extinção de   Compreende-se perleitamente a
         cional.  Mas o aperleiçoamento e di-  algumas espécies animais.  O caça-  inquietação do Serviço Nacional de
         versificação  das  máquinas,  bem   dor foi ficando, cada vez mais, habili-  Parques,  Reservas  e  Conservação
         como as vias em  que elas se movi-  tado a invadir terrenos que, ao longo   da Natureza, em relação à imparável
         mentam,  alteraram  de  tal  modo  o   dos séculos, foram considerados im-  destruição da vida de certos animais
                                                                                                            17
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24