Page 382 - Revista da Armada
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Batalha tru~ada, em 7 de Agoslo de 1588. nacoS/a de Colai$,  f.'fUre as armadas espanhola e inglesa, segundo quadro comemp{)TQneo exi$leme no MU$eu
              Marítimo, emGrrenwich.
                 Desta  forma  a  Inglaterra aumentou  de  importância   V.  Rodrigues-Toubes  (fotografias  e  documemação)  e  por  LuCs  Filipe
              como potência marítima e europeia, abrindo·se-Ihe ma-  N.  B.  Figueiredo (algunselemen/osdo lex/O).
              resque anteriormente lhe estavam vedados.              Bibliografia: CoIJeckHr tk dtN:umentos lnedltos~,.. I. historia eh
                                                                 Es~IÍ., Trabalhos diversos da autoria de Josin Knox Laughlon,  Fi/lipo
                                                                  Piga/el/a  e Cesáreo  Fernandez  Duro.  Obras de  Michael  Lewis (J96IJ),
                                  José Agostinho de Sousa Mendes,   Garrell Malingly (1963) e Afexander Meree (1964) . .,Portugal Milita""
                                                       cap.·m.-g.   de Carlos Selvagem tI93J).  "Os Grandes  Enigmas dos Tesoiros Perdi·
                                                                 dos~,  de  Paul  Ulrich .  .,História  Universal_,  edição  Europa-Amfrica.
                                                                 «LDs  Condiciones  Meteorologicas  Durame la  Navegacion  de la  Grand
                                                                 Armada de  Lisboa a Cortina», de Alberto Unes Escardo,  meteorólogo
                 N.  do A. - Agradecemos a colaboração prestada pelo adido naval   edoutorert CUrtcias Fisicas. "Coleccion Diplomálicade Simancas_ (Sans
              jumo da Embaixada de E.<panha em Lisboo, cap,·rn.·g. D, Juan Amónio   de Barulel/),




                                                                             Filatelia







                                                AS  NOVAS  EMISSÕES  DE  SELOS  PORTUGUESES

                                                   MEIOS  DE  TRANSPORTE  DE          Os vários meios de propulsão fo-
                                                MACAU  -   BARCOS  DE  PASSA-      ram, também por aquelas paragens,
                                                GEIROS -Vão já tendo algum signi-  dando lugar a outros,  naturalmente
                                                ficado as emissões com barcos tradi·   mais eficientes,  acompanhando as-
                                                cionaischineses, incluindo as de Ma-  sim a evolução que alterou, principal-
                                                cau onde a variedade parece prome·   mente a partir de meados deste sé-
                                                ter ainda muito aos filatelistas que se   culo, os transportes marítimos e flu-
                                                dedicam  aos  temas  de  embarca·   viais,  com  especial  incidência  para
                                                ções.  Esta' emissão,  de  28-8-86,  é   os  de  pequenos  percursos.  Muitos
                                                composta pelos quatro selos que re·   são já munidos de processos de sus-
                                                produzimos,  ilustrados  por  outros   tentação dinâmica que reduzem mui·
                                                tantos  barcos  de  passageiros  que   to  o  atrito do  casco em  relação  ao
                                                unem Macau com os povos vizinhos.   meio em que se movimentam, con-
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