Page 383 - Revista da Armada
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seguindo mais elevadas velocidades
com apreciável redução de consu-
mo.
• Para o selo de 10 avos foi es-
colhido o HIDROFOIL, uma embar-
cação de hélice em que o modelo
das carreiras de Macau tem 30.40m
de comprimento, podendo transpor-
tar 126 passageiros. Oe formas fi-
nas, mas de estrutura robusta, nave-
ga a uma velocidade de cruzeiro de
33n6s.
• O HOVERMARINE ilustra o
selo de 40 avos e é também movido
por hélice, sendo accionado por dois
motores Diesel. Navega sobre uma
almofada de ar que ele próprio insu- guns historiadores admitem que o
fla sob o casco, para se poder elevar nome do navegador não aparece
acima da superlfcie da água. O m0- muito nas crónicas por ele se ter en- ---
delo usado em Macau, em fibra de vi- ganado ao pensar que, no final da
dro reforçada, tem 27,20m de com- primeira viagem, teria atingido a pon-
primento, navega a uma velocidade ta meridional africana. o que originou
de cruzeiro de 36 nós e pode trans- que D.JoãÕIl lhe tivesse concedi;
portar 200 passageiros. do, precipitadamente, a reconpensa
• No selo de 3 patacas dese- pouco vulgar de brasão de armas.
nharam o JETFOIL. uma embarca- Pouco agradável teria sido também o
ção que, a par de se movimentar a facto do embaixador em Roma, Vas-
iacto, dispõe dum sistema de susten- co Fernandes de Lucena, ter, em
tação regulável. As duas condições, função do engano que Diogo Cão só
aliadas às formas finas e robustas, na seQunaa viagem reconheceu, co-
imprimem à embarcação uma veloci- municado publicamente que os na-
dade de cruzeiro de 42 nós, com uma vios portugueses tinham atingido
autonomia para 200 milhas. Tem o as proximidades do promontório
comprimento de 27,4Om e pode Passos, considerado o extremo do
transportar 260 passageiros. sul de África. Talvez por tudo isto, SÓ
• O selo de 7,5 patacas mostra mais farde foi reconhecida a impor-
uma embarcação que, sendo consi- tância que as duas viagens tiveram
derada de propulsão convencional, para a passagem do cabo da Boa Es-
consegue, à custa da grande po- perança. Consideradas muito impor-
tência de que dispõe, uma velocida- tantes são também as relações dos
de de cruzeiro de 27 nós. ~ O HIGH povos do interior com os portugue-
SPEED FERRY, com 57,79m de ses que, destacados da primeira ar-
comprimento e uma tonelagem bruta mada de Diogo Cão, foram ao reino
de 1136t, capaz de transportar 660 do Congo.
passageiros. • As duas taxas de 52$50 são
uma homenagem a dois homens
DATAS HISTORICAS - Esta que, um no Porto e outro em Lisboa, ção da arte. Referimo-nos a Manuel
emissão, de 28-8-86, composta pe-
fundaram, hã 150 anos, as Acade- da Silva Passos. conhecido por Pas-
los três selos que mostramos, tem
mias Reais de Belas Artes, institui- sos Manuel, e a João Bapti~lIa Ri-
como principal finalidade evocar fi- ções onde a diversidade das activi- beiro.
guras portuguesas cujos leitos cons-
dades desempenha importante pa- Marques Curado,
tituem marcas fundamentais na His- 1 .... t8t1. SG
pei, tanto no ensino como na divulga-
tória de Portugal.
• Na taxa de 22$50 são recor- •............. ~ .....••••........•........
dadas as viagens marltimas de Dio-
go Cão, através da costa ocidental AS NOVAS FRAGATAS (CORRECÇÃO)
africana, há 500 anos. As legendas
Por ter saldo inexacto, corrige-se as seguintes passagens do artigo em
contidas nos padrões, os dados das
epígrafe publicado no nosso número anterior:
cartas de Soligo e de Martellus, bem
Na pág. 20: a linhas 60 da 2. coluna e a linhas 31 da 3.-, onde se lê 110
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como os dizeres do globo de Martim
mil dólares deve ler-se .. 110 milhões de dólares»; ainda a linhas 59 da
Behaim, são provas de que Diogo 8
Cão navegou, de 1482 a 1486, entre 3. coluna, onde se lê 390 mil marcos deve ler-se .. 390 milhôes de marcos".
o cabo Catarina e a serra Parda. AI- •••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
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