Page 381 - Revista da Armada
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a invencível Armada









           que não posso empreender uma larefa cujo objeclivo não
           conseguiria atingir ( ... ).
              Mas O rei  persistiu na sua decisão e D.  Alooso veio
           para Lisboa, onde se reuniu à frota.
              Em Inglaterra, a rainha Isabel I, já reunira um conse·
            lho de guerra e preparara a defesa das costas inglesas, ten-
           do chamado à corte o famoso corsário Drake e nomeado
           comandante-chefe das suas esquadras o almirante Carlos,
            Lord Howard e barão Effingham.
   '"         Os seus meios navais eram muito inferiores aos do ad-
           versário,  pois  constavam  apenas  de  cento  e  setenta
            embarcações de menor tonelagem , com seis mil soldados
            abordo.
               Na manhã de 4 de Maio de 1588 os navios da Invencí-
            vel Armada começaram a descer lentamente o Tejo, mas,
            como o tempo estava incerto, fundearam ao largo de Be-
            lém, onde esperaram catorze dias, antes de se fazerem ao
            mar.
               Da frota vieram, afinal, a fazer parte mais de duzentos
            navios e um exército superior a 60000 homens. As bocas
                                                                Porm~nordo go/tdo tsponhol • .son M(lrtirl., novioapit4nw di:J lnvtncl-
            de fogo  ultrapassavam os dois milhares e meio. Dela fa-  vt{Armodo.
            ziam  parte as galeras portuguesas «Capitana»,  «Prince-
            sa_, «Diana_ e «Bazana», com 888 remadores, sob o c0-
                                                                a derrota iminente, tendo em conta o desnível das forças
            mando de D. Diego Medrano, além de quatro galeaças de
                                                                beligerantes.
            Nápoles, comandadas por D.  Hugo de  Moncada, tendo
            estas 4200 remadores.                                  Nesta  luta  confrontaram-se  duas  concepções  total-
                                                                mente diferentes. De um lado, a esquadra espanhola com
               À frente das forças de desembarque encontrava-se o
                                                                um poder de fogo muito superior, mas conduzida por um
            conhecido Bobadilla, guerreiro notável, principalmente
                                                                homem que nada sabia do mar; do outro, navios mano-
            pela b~talha naval de Vila Franca do Campo, nos Açores,
            onde lutou contra as forças de D. António Prior do Crato.   brados  por marinheiros  experientes,  que sabiam  o  que
                                                               estavam a fazer, apesar de constituírem uma frota muito
               Em 12 de Julho D. Alonso mandou suspender do por-
                                                               heterogénea.
            to da Corunha, onde se refugiara devido ao mau tempo,
                                                                   Howard, astuto, enganou Pérez e colocou, entre a sua
            que entretanto tinha voltado.  Beneficiou, à largada, de
                                                                armada e  a  terra,  uma  força  de pequena importância e
            uma brisa de Sueste que levou a armada para perto da cos-
                                                                que facilmente seria derrotada, mas na realidade o almi-
            ta inglesa, mas a 16 do mesmo mês a calmaria era total,
            enquanto uma bruma espessa cobria omar.             rante inglês conseguiu fixar o centro da formação inimiga
                                                                enquanto o grosso das suas forças, passando ao largo, ata-
               À  calmaria  sucedeu  bruscamente  a  tempestade.
                                                                cava os espanhóis pela retaguarda.
            D. Alonso, que já vinha doente, piorou e teve dificuldade
                                                                   Entretanto o almirante inglês Drake, tendo sob o seu
            em suportar o balanço.
               Verificou-se então que haviam desaparecido quarenta   comando uma notilha de navios ligeiros, aproveitando a
    •       unidades,  algumas das quais foram  posteriormente en-  pouca visibilidade nocturna, devido ao mau tempo, ata-
            contradas  ao  largo  do  cabo  Lizard,  faltando  apenas   cou a lnvendvel Armada, lançando-Ihe oito brulotes que
            quatro galeras.                                     incendiaram alguns dos seus melhores navios.
               Antes de contactar o inimigo tiveram os navios da ex-  Os atacantes britânicos usando como táctica uma na-
            pedição de se enfrentar com outros problemas resultan-  vegação apressada, levaram os espanhóis a uma verdadei-
            tes, na sua maioria, dos danos materiais que os corsários   ra catástrofe por terem tido a  veleidade de os perseguir
            holandeses  lhes  provocaram, impedindo-lhes o  avanço.   desconhecendo a zona de baixios e acabando por serem
               Após combates esporádicos durante uma semana, ao   impelidos  para cima deles.  Dos perseguidores somente
            largo de POrtsmouth eda ilha de Wight, o almirante Effig-  regressariam a Espanha 54 embarcações que fundearam
            ham  decidiu fazer fogo contra as velas do inimigo, che-  na Biscaia, tendo o duque de Medina-Sidónia feito a sua
            gando a investir com algumas embarcações carregadas de   apresentação  a  Filipe  II  para  lhe  anunciar  as  elevadas
            combustfvel inOamado.  Grande tempestade surgiu ines-  perdas e a derrota.
            peradamente de 6 para 7 de Agosto, açoitando com vigor   Assim  se  traduziram em  pesada  ruína os sonhos do
            os  navios  de  ambas  as  partes.  Os  ingleses  evitaram  a   monarca espanhol, resultando também um gravíssimo de-
            abordagem e tentaram manter-se à distância, para evitar   saíre para Portugal.

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