Page 349 - Revista da Armada
P. 349
o acampamento do Cobu(J fNtI COflStitu(do principalmente (XX palflOt&s. Trevessle do lago. com bom tempo. para transporte de um jipe.
calmas. Nada de mais errado no caso presente. O lago navio-hidrográfico .. Almirante Lacerda .. era o mais fra-
Niassa tem 580 quilómetros ce comprimento, portanto quinho no meio de mais quatro ou cinco sobrepostos na
é maior que Portugal, e, emb:>ra na nossa zona tivesse mesma frequência, e ele não só o reconhecia como.
uma largura média de 80 quilómetros, o horizonte, muitas vezes, também reconhecia o próprio operador
permanentemente encinzeirado, não nos deixava ver a que o enviava.
outra margem, a margem ocidental da NiassalAndia Na "Mina .. era o encarregado da sonda que se ins-
(hoje Malawi). talara junto à casa do leme e antes da sondagem fazia
Por outro lado, as suas águas nem sempre estavam o bar check a várias profundidades, registando os
calmas e quando havia temporais, o que era frequente resultados no início do rolo de sondagem com o cuidado
quandO o vento sul soprava por vários dias, levantava- e precisão que deveria ser de esperar de pessoal mais
-se uma ondulação perigosissima, com quase três graduado.
metros de altura e um comprimento de onda muito curto
que castigava duramente as embarcações.
V
IV Mas o leitor tem de ser apresentado à "Mina .. de que
só agora falei. A "Mina,. era a nossa embarcação de
Passemos ao pessoal e comecemos pelo telegra- sondagem que nos fora cedida pelo ministro da Defesa
fista, talvez o mais trpico, porque extrovertido e com o de então. Era uma embarcação muito estranha. com
coração mais ao pé da boca. As suas funções excediam janelas de gilhotina e que abriam com tira de coiro como
largamente a sua especialidade. Para além das comu- as de um comboio. Tinha uma boca multo pequena
nicações com o navio, que assegurava uma vez por dia, relativamente ao comprimento o que lhe permitiu
era também o operador da sonda, o fiel do armazém do transpor facilmente o gabarito das pontes do caminho
material e também de algumas compras, encarregado de ferro da Niassalêndia que a levou da Beira até ao
da distribuição de electricidade (Unhamos um pequeno lago. O motor Diesel era um "Buda .. cuja construção
gerador "Llster .. ) e da substituição de tAmpadas. Lembrcr remontava ao perlado entre as duas guerras mundiais
-me que uma vez ao substituir uma das lâmpadas da e de que não se conhecia representante nem sequer o
sala de jantar comentara: "que pena o meu pai não se fabricante. Mesmo assim, portou-se bem, imprimindo à
ter lembrado de me mandar para a Escola Naval ... Era lancha uma velocidade máxima de 7 nós e conseguindo
uma alusão ao cenário, pois, enquanto eu, sentado, que navegasse centenas de horas durante as nossas
observava a situação bebendo um refresco, ele, em campanhas.
equiHbrio Instável, num escadote improvisado, fazia A embarcação, porém, não tinha as qualidades
prodlgios para roscar a lâmpada. Algarvio, com esta náuticas mais adequadas às tempestades do lago e por
franqueza sempre na ponta da IIngua, disse-me que por duas vezes tive a sensação de que poderfamos ter
causa disso tinha passado dissabores. Um de que não naufragado tais eram os balanços e a água que a lancha
se esquecera nunca, tinha-se passado numa lancha na embarcava. Se esses naufrágios se tivessem consu-
fiscalização do Algarve. Ao sair de bordo com um resto mado não estaria aqui a escrever estas linhas, pois à
de tinta numa lata, o comandante. primeircrtenente já distância que estávamos das margens não haveria sal-
antigo. perguntara-lhe "donde era a lalinha .. ao que vação posslvel, a nadar num mar de água doce como
retorquira que não era preciso ser-se muito inteligente é o do lago Niassa. A água era tão pura que podia, sem
para se saber donde vinha. O comandante, que lhe devia perigo, juntar-se à das baterias e embora o Instituto de
achar graça pela sua franqueza mas também por ser Investigação Cientifica de Moçambique se tivesse
bom profissional, dissera-lhe que só poderia tomar duas pronunciado que em face da quantidade diminuta de
atitudes, ou castigá-lo disciplinarmente ou fingir que não sais e oxigénio dissolvidos não deveria haver vida
ouvira e que ia optar pela segunda alternativa. Ficara animal, o que é certo é que havia peixe que depois de
para morrer, disse-me, e a partir dai, quando começava muito _arrepiado .. imitava, com alguma dificuldade, a
a estação de pesca, não deixava de oferecer ao coman- nossa pescada.
dante, muito depois de já ter saldo do navio, a melhor Tlnhamos mais duas embarcações de boca aberta
lagosta que os seus amigos pescadores lhe arranjavam. que. com motores de fora de borda, faziam os trans-
Era apenas como prova de respeito e consideração. portes de mercadorias e víveres para os acampamentos
De facto, o nosso telegrafista era um bom profissio- e transferiam, quando preciso. os acampamentos de
nal. Não me esqueço de o ver a transmitir em Morsa com fortuna para apoiar a sondagem. a construção de sinais,
o navio, a 1500 quilómetros de distância. O sinal do etc.
23