Page 349 - Revista da Armada
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o acampamento do Cobu(J fNtI COflStitu(do principalmente (XX palflOt&s.   Trevessle  do  lago.  com  bom  tempo.  para  transporte  de  um  jipe.
         calmas. Nada de mais errado no caso presente. O lago   navio-hidrográfico .. Almirante Lacerda ..  era o mais fra-
         Niassa tem 580 quilómetros ce comprimento, portanto   quinho no meio de mais quatro ou cinco sobrepostos na
         é maior que Portugal, e, emb:>ra na nossa zona tivesse   mesma  frequência,  e  ele  não só o  reconhecia  como.
         uma  largura  média  de  80  quilómetros,  o  horizonte,   muitas vezes, também  reconhecia o próprio operador
         permanentemente encinzeirado, não nos deixava ver a   que o  enviava.
         outra  margem,  a  margem  ocidental  da  NiassalAndia   Na "Mina ..  era o encarregado da sonda que se ins-
         (hoje  Malawi).                                     talara junto à casa do leme e antes da sondagem fazia
             Por outro lado, as suas águas nem sempre estavam   o  bar  check  a  várias  profundidades,  registando  os
         calmas e quando havia temporais, o que era frequente   resultados no início do rolo de sondagem com o cuidado
         quandO o vento sul soprava por vários dias, levantava-  e precisão que deveria ser de esperar de pessoal mais
          -se  uma  ondulação  perigosissima,  com  quase  três   graduado.
          metros de altura e um comprimento de onda muito curto
          que castigava duramente as  embarcações.
                                                                                     V

                                 IV                              Mas o leitor tem de ser apresentado à "Mina .. de que
                                                             só agora falei.  A  "Mina,. era  a nossa  embarcação  de
             Passemos  ao  pessoal  e comecemos  pelo telegra-  sondagem que nos fora cedida pelo ministro da Defesa
          fista,  talvez o mais trpico,  porque extrovertido e com o   de  então.  Era  uma  embarcação  muito estranha.  com
          coração mais ao pé da boca. As suas funções excediam   janelas de gilhotina e que abriam com tira de coiro como
          largamente a sua especialidade. Para além das comu-  as  de  um  comboio.  Tinha  uma  boca  multo  pequena
          nicações com o navio, que assegurava uma vez por dia,   relativamente  ao  comprimento  o  que  lhe  permitiu
          era também o operador da sonda, o fiel do armazém do   transpor facilmente o gabarito das pontes do caminho
          material e também de algumas compras, encarregado   de ferro da  Niassalêndia que  a levou  da  Beira até ao
          da distribuição de electricidade (Unhamos um pequeno   lago. O  motor  Diesel  era  um  "Buda ..  cuja  construção
          gerador "Llster  .. ) e da substituição de tAmpadas. Lembrcr   remontava ao perlado entre as duas guerras mundiais
          -me que  uma vez ao substituir uma das lâmpadas da   e de que não se conhecia representante nem sequer o
          sala de jantar comentara: "que pena o meu pai não se   fabricante. Mesmo assim, portou-se bem, imprimindo à
          ter lembrado de me mandar para a Escola Naval  ...  Era   lancha uma velocidade máxima de 7 nós e conseguindo
          uma  alusão  ao  cenário,  pois,  enquanto  eu,  sentado,   que  navegasse centenas de horas durante  as  nossas
          observava  a  situação  bebendo  um  refresco,  ele,  em   campanhas.
          equiHbrio  Instável,  num  escadote  improvisado,  fazia   A  embarcação,  porém,  não  tinha  as  qualidades
          prodlgios  para  roscar  a  lâmpada.  Algarvio,  com  esta   náuticas mais adequadas às tempestades do lago e por
          franqueza sempre na ponta da IIngua, disse-me que por   duas  vezes  tive  a  sensação  de  que  poderfamos  ter
          causa disso tinha passado dissabores. Um de que não   naufragado tais eram os balanços e a água que a lancha
          se esquecera nunca, tinha-se passado numa lancha na   embarcava.  Se  esses  naufrágios  se  tivessem  consu-
          fiscalização do Algarve. Ao sair de bordo com um resto   mado não estaria aqui a escrever estas linhas,  pois à
          de tinta numa lata, o comandante. primeircrtenente já   distância que estávamos das margens não haveria sal-
          antigo.  perguntara-lhe  "donde  era  a  lalinha ..  ao  que   vação posslvel, a nadar num mar de água doce como
          retorquira que não era preciso ser-se muito inteligente   é o do lago Niassa. A água era tão pura que podia, sem
          para se saber donde vinha. O comandante, que lhe devia   perigo, juntar-se à das baterias e embora o Instituto de
          achar graça pela sua franqueza  mas  também  por ser   Investigação  Cientifica  de  Moçambique  se  tivesse
          bom profissional, dissera-lhe que só poderia tomar duas   pronunciado que em  face  da quantidade diminuta de
          atitudes, ou castigá-lo disciplinarmente ou fingir que não   sais  e  oxigénio  dissolvidos  não  deveria  haver  vida
          ouvira e que ia optar pela segunda alternativa. Ficara   animal, o que é certo é que havia peixe que depois de
          para morrer, disse-me, e a partir dai, quando começava   muito _arrepiado  ..  imitava,  com  alguma dificuldade,  a
          a estação de pesca, não deixava de oferecer ao coman-  nossa  pescada.
          dante, muito depois de já ter saldo do navio, a melhor   Tlnhamos mais duas embarcações de boca aberta
          lagosta que os seus amigos pescadores lhe arranjavam.   que.  com  motores de fora  de  borda, faziam os  trans-
          Era  apenas  como  prova  de  respeito  e  consideração.   portes de mercadorias e víveres para os acampamentos
             De facto, o nosso telegrafista era um bom profissio-  e  transferiam,  quando  preciso.  os  acampamentos  de
          nal. Não me esqueço de o ver a transmitir em Morsa com   fortuna para apoiar a sondagem. a construção de sinais,
          o  navio, a  1500 quilómetros  de  distância.  O  sinal  do   etc.
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