Page 345 - Revista da Armada
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A «FroI de la Mar»






                S jornais têm dado notrcia de que foram encontrados
                os reslOs da nau .. Frol de la Mar .. , o navio de Afonso
         Ode Albuquerque, que se perdeu em Janeiro de  1512,
         nuns baixos da costa de Samatra. aCluallndonésia. salvando-
         -se, a custo,  aquele grande ponuguês. O  navio transportava
         então muita artilharia e diversas preciosidades obtidas no saque
         de Malaca, incluindo seis grandes leões de bronze que Albu-
         querque  reservava  para ornato  do  seu  túmulo.
            O interesse desta descoberta é incalculável e não estamos
         a pensar apenas  na  enorme  fortuna  que  a .. Frol  de  la Mar»
         transportava. O que queremos fazer realçar é que, no aspecto
         arqueológico. este navio poderá conduzir à decifração de um
         grande  número  de  enigmas  que  se  mantêm  sem  resposta,
         especialmente.  nos  domfnios  da  conslTução  naval  e  da
         navegação.
            Como é sabido. não existem elementos respeitantes à cons-
         U'Ução  naval do século XV e grande pane do seguinte.  pois
         as fontes mais antigas devem-se a Fernando de Oliveira (depois
         de 1570). J. Baptista Lavanha (primeiros anos do século XVII)
         e Manuel Fernandes co seu .. Livro de Traças de Carpintaria,.,
         de  1616.
            No sector da navegação terá um enorme valor o que vier
         a ser encontrado num navio como a .. Frol de la Mar,.. A pos-
         sibilidade de trazer à  superfície  instrumentos de navegação
         usados pelos Ponugueses nos primeiros anos do século XVI,
         pode vir a mostrar a  forma de um  astrolábio  náutico.  trinta
         ou  quarenta  anos  antes  do  mais  antigo  de  que  há  notícia
         - datado de 1540 - mas que desapareceu do Museu Nacional
         de Palermo. na Sicnia, onde se enCOntrava. durante a última
         Grande  Guerra.
            Torna-se, p'>nanto,  indispensável que o grupo que está a
         preparar-se para efectuar o salvamento da carga. não se limite
         exclusivamente à caça do tesouro que, compreendemos, terá
         O maior  interesse para  tornar a operação  rentável.  mas  que
         se preocupe também no aspecto arqueológico, em retirar da
         .. Frol  de  la  Mar:>  toda a  informação  possível.
            A Academia de Marinha, talvez a mais vocacionada insti-
         tuição no nosso país para salvaguardar O património histórico-
         -naval, já expôs o assunto superiormente para que se tomem   Af_ dt Afbuqutrqut,  stIJundo 61t(}  apoSIO  /lO  Musru  dr Man/lho,  rm
                                                             Lisboa.
          medidas  cautelares.  não  só  a  nível  nacional,  mas  a  nível
          mundial, o que pode ser feito com a panicipação da UNESCO.
            A informação que possuímos, como começámos por dizer,   guês.  assim como será  também  portuguesa  alguma  parte da
          limita-se,  por enquanto,  a notícias de jornais, algumas delas   carga.  Compreende-se, assim,  a  urgência  que  há  em  tomar
          resultado de entrevista  feita  ao padre Manuel  Pintado,  resi-  providências, não SÓ, como já se disse, no aspecto de procurar
         dente em Malaca há mais de quatro décadas. É curioso notar,   obter  o  máximo  de  informação,  durante  as  operações  de
         que este  estudioso que se tem  interessado  pela  história  das   salvamento,  seguindo os  modernos  métodos de  arqueologia
          relações entre Ponugal e a Malásia, é membro da Academia   científica. como lentando auferir uma  percentagem da pane
         de  Marinha.                                        que compete aos  pafses de origem.
             Parece que. actualmente, depois de ter sido localizado o
         navio,  resultado de uma  busca de três anos, a principal difi-                     A.  Esttfcio dos  Reis,
                                                                                                       '1J(l •• m·"I1·
         culdade reside em encontrar uma plataforma de entendimento
         entre o grupo salvador, a Indonésia. em cujas águas estão os
         restos da .. Frol de la Maflo, e os proprietários iniciais dos bens.
                                                               N. R.  _  Vi·sr o /lomt dr"a 'laU rscriw ooml) .Frol tft la Mar.  ou .Flflr
         que  são  naturalmente a  Malásia  e  Portugal.
                                                             dr lu Ma". (1). N6.J ",j/~1) primtiro, pnis ~ tlt qut COOS{(J  rm docunrtrllm
            E se a Malásia,  por razões óbvias, quererá habilitar-se a   manusr:ri//)s da ~poca qur f'Ullrml)l CQttSulta,. .LWfO das Armadas_ . dt OUll)r
         um grande  quinhào,  nào  nos  poderemús esquecer de  que o
         navio e o seu annamento (no sentido lato do termo) é portu-  (/J F,ol  - flor: tspumn da.r (1#Idar
                                                                                                           19
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