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As fragatas da classe ((Vasco da Gama))





          (conclusão)



           Características gerais do  navio                      Embora durante as provas de mar as condições de tempo
                                                              fossem  boas.  o  comportamento do navio.  nomeadamente o
              AS  fragatas da  classe .Vasco da  Gama_ são escoltadores   limitado balanço BB-EB.  foi  um dos aspectos que  ressallou
          oceânicos  concebidos  para  actuar  em  ambiente  de  multi·   positivamente.
          ameaça e optimizados para a lUla ami-submarina. Satisfazem   A concepção do casco e das superstruturas teve também
           não só os  requisitos operacionais que  foram  oportunamente   cm conta a  necessidade de  obter reduzidas silhueta e assina-
          estabelecidos  pelo  Estado-Maior da  Amada mas  também  a   tura  radar (3).  Assim. o  navio foi  concebido com superstru-
          doutrina NATO que respeita aos navios do tipo fragata. Pelas   IUras homogéneas. planas e relativamente baixas. A assinatura
          suas características e capacidades  foi-lhes atribuído o desig-  radar (  .. radar cross section~) foi minimizada através do desenho
          nador  FFAH.                                        das superfícies exteriores do navio. Foram eliminadas as des-
                                                              continuidades bruscas na  configuração das  obras mortas e a
          o casco                                             existência de áreas perpendiculares ao plano da superfTcie do
                                                              mar.  Assim,  o  casco.  as  superstruturas  e  o  hangar  do
             o casco do navio tem  as seguintes características princi-  helicóptero têm  uma  pequena  inclinação para fazer divergir
          pais:  comprimento fora a  fora  -  115.9 m;  comprimento na   as ondas  radar  reflectidas.
          linha de água -  109,O m;  boca  na  linha de água -  13.8 m;   O sistema de propulsão do navio é o CODOG - «combi-
          boca no convés - 14,2 m; calado de projecto - 4.1  m; calado   ncd diesel or gas,. - com duas linhas de veios, cada uma cons-
          no domo sonar - 6,0 m; deslocamento aproximado - 3200 I.   tituída  por:  motor  diesel  MTU.  de  3600kw  de  potência;
             Quer o casco quer as superstruturas foram construfdas em   turbina  a  gás  LM  2500.  de  19700kw  de  potência;  caixa
          aço  de  alta  resistência.  A  forma  do  casco,  com  uma  boca   redutora;  hélice de  5  pás.  de  grandes  dimensões,  de  passo
          relativamente grande face ao comprimento. pennite obter uma   controlável.
          boa estabilidade e um amplo volume interno. A proa é sobree-  A  propulsão do  navio  é conduzida e  controlada a  partir
          levada  em  relação ao convés e  lançada  para  vante.   da  central de máquinas através do  NAUTOS,  sistema com-
             As  possibilidades  de  reabastecimento  no  mar estão  de   putorizado  fomecido  pela  SIEMENS,  que gere  também  a
          acordo com a doutrina aplicável. Existem estações de reabas-  instalação eléctrica e  monitoriza  múltiplos  parâmetros com
          tccimento para sólidos e pessoal. em ambos os bordos. a meio-  interesse para  a  limitação de  avarias,
          -navio.  no  pavimento  I.  O  reabastecimento  de  Ifquidos  -  O controlo da velocidade poderá ser feito  quer na  ponte
          combustível, água e combustível para o heli - poderá ser exe-  quer na central de máquinas, ou ainda localmente.  A veloci-
          cutado.  de  ambos  os  bordos,  também  a  meio-navio.  pelos   dades  baixas  a  rotação  dos  veios  mantém-se  constante.
          métodos  PROBE e  NATO  B (2).  Existe ainda  uma estação   alterando-se apenas o  passo dos  hélices.
          de  reabastecimento  de  líquidos  na  proa.  para  execução  do   O combustível, por razõcs de segurança, será arnlazenado
          método  reabastecimento  pela  popa.                em  tanques  abaixo da  linha  de  água.  As  360  toneladas  que
             O navio dispõe de um gasolina a motor, com uma capaci-  o navio poderá transportar permitem uma autonomia superior
          dade para  10 pessoas e oilo nós de velocidade.  DispÕe ainda   a 4000 milhas a  18 nós. A manobrabilidade do navio é muito
          de uma embarcação semi-rfgida, pronta a arriar. de um  bole   boa. fruto da existência de um leme central. semicompensa-
          de borracha e de onze jangadas salva-vidas insufláveis.  Dois   do, de grandes dimensões e  de dois  veios propulsores, com
          ferros.  um guincho na proa e um cabrestante na popa pemli-  hélices de passo controlável  e  de reacção muito rápida.  De
          tem  ao  navio  fundear e  atracar em segurança.    assinalar que o navio. partindo da situação de parado. atinge
             A  parte de  ré do convés do navio constitui  a plataforma   em cerca de dois  minutos a  velocidade  máxima.  superior a
          do helicóptero. O navio está preparado para operações de voo.   31,5 nós e estando a  navegar a esta  velocidade estaca em 3
          quer de dia quer de noite e dispõe de um amplo hangar. capaz   comprimentos, com as  máquinas  a  toda  a  força da  ré.
          de albergar dois helicópteros médios. Em redor do hangar exis-  Sendo as fragatas da classe .. Vasco da Gama_ navios utili-
          tem  oficinas e  paióis  para  apoio destes.        zados na guerra anti-submarina. Q  redução da assinatura acús-
             O  casco e  as superstruturas estão divididas em  12  com-  tica foi paruculamtente considerada, Assim, os motores diesel.
          partimentos estanques.  satisfazendo aos critérios de estabili-  as turbinas a gás. as caixas redutoras e os motores dos grupos
          dade  e  flutuabilidade  da  Marinha  dos  Estados  Unidos.  Os   electrogéneos  foram  encapsulados  e  montados  sobre  uma
          tanques de água de lastro poderão ser utilizados para manter   estrutura  resiliente. por forma  a reduzir o  rufdo produzido e
          a estabilidade do navio. quando tal se justifique. O comporta-  as vibrações transmitidas ao casco.  Foram também montados
          mento no  mar satisfaz os critérios estabelecidos na  doutrina   sobre uma estrutura elástica.  para absorver as vibrações. as
          NATO  até  um  estado  de  mar  correspondente  a  vento  de   bombas do circuito de incêndios e de esgoto e os compresso-
          força  6. O critério é satisfeito quer no respeitante ao compor-  res das unidades hidráulicas. de ar condicionado e dos venti-
          tamento no mar. em geral. quer no aplicável às condições pam   ladores. As formas do casco na zona dos hélices e a utilização
          operar helicópteros. A fim de contribuir para a segurança das   de hélices de pás  reviradas tiveram também como objcctivo
          operaçõcs de voo, o navio foi dOlado de estabilizadores activos.   uma  redução  significativa  do rufdo  produzido.
          não retrácteis. capazes de reduzir em cerca de 90% o balanço   Por outro lado, a redução da assinatura infravennelha foi
          transversal  à velocidade de 20 nós.                conseguida através do posicionamcnto das chaminés do navio

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