Page 155 - Revista da Armada
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cm relação às antenas e mastros - diminuindo o aquecimen-
to destes bem como a turbulência dos gases de escape - e
ainda pela geometria dos encanamentos de ar e pela localiza-
ção das respectivas abenuras para o exterior.
A produção da energia é feita em duas casas, uma avante
outra a ré, cada uma dotada de dois motores a diesel, de
775 kva cada. Cada uma. por si só. cobre integralmente as
necessidades do navio. garantindo assim 100% de redundância.
A distribuição da energia é feita através de dois cabos
principais também redundantes. a EB e a BS, colocados abai-
xo do pavimento 3. pennitindo uma distribuição venical den-
tro de cada um dos vários companimentos estanques em que
o navio está dividido. Verifica-se assim uma evolução face
ao desenho tradicional da distribuição de energia, de maior
fiabilidade. na sequência das lições aprendidas no conflito das
FalkJands.
Como atrás já foi referido estes navios encontram-se di-
vididos em 12 secçõcs estanques de desenvolvimento veni-
cal. constituindo dez delas, no seu conjunto, uma cidadela.
A ventilação da cidadela é efectuada por 9 módulos de venti- o rrparo da fNro Vulcan·PhalOJu (C/WS).
lação que. para além de filtrarem o ar vindo do exterior, con-
dicionam a temperatura e o grau de humidade. mantendo uma teso desfazendo-se dos restantes nos portos, para recípientes
sobrepressão de 5 mb e assegurando a protecção NBQ (4). especiais.
Os encanamentos principais do circuito de incêndios, de As comunicações internas são asseguradas através do
água salgada. e o circuito de esgotOS correm ao longo do navio, ETO (6), de telefones de indução e por uma rede telefónica
junto da quilha. com derivações verticais para as diversas sec- automática. O ETO difunde atravts de altifalantes espalhados
ções. Os navios apresentam, portantO, uma maior probabili- por todo o navio, agrupados em redes. avisos, ordens e
dade de sobrevivência uma vez que as secções danificadas alarmes. Os telefones de indução permitem comunicações
ficarão isoladas das restantes. que mantêm os seus siste- ponto a ponto eDlre mais de 150 locais. A rede telefónica au-
mas de esgoto, ventilação e incêndios autónomos. O navio tomática, comandada por uma cenlral digital, pennite as co-
manter-se-á a nutuar mesmo no caso de ter três secções municaçõcs entre 98 aparelhos e ainda a ligação a redes
alagadas. telefónicas de terra.
Na área da limitação de avarias (LA) há ainda a referir Existe ainda uma rede centralizada de difusão de vrdoo e
a existência de diversos sistemas de combate a incêndios, com som para rcereio da guarnição.
Halon. nas turbinas, motores, geradores, paiol das tintas e Os alojamentos encontram-se nos pavimentos J. 2 e 3.
hangar. bem como sistemas de espuma e pó qufmico neste úl- sensivelmente na área central do navio, evitando as extremi-
timo local . O navio dispõe também de chuveiros (..:sprinklers") dades do casco. As praças estão alojadas em cobertas. com
p.1ra alagamento dos paióis de munições, de um sistema de capacidades entre os 9 e os 18 homens. Aos sargentos foram
descontaminação (<<wash-down,.) nos exteriores para limpeza atribuídos camarotes de 4 ou de 8 camas. O refeitório das
de poeiras radioactivas bem como de sensores para detecção praças fica no pavimento 2, sensivelmente a meio navio, junto
do nível de radiação nuclear. da cozinha. A câmara dos sargentos encontra-se no mesmo
A central LA está localizada na central de máquinas e pavimento, mas na área da popa. Os oficiais estão instalados
apoia-se no sistema NA UTOS que, como atrás já referimos, em camarotes duplos ou simples. no pavimento I , para vante,
gere também a propulsão e produção e distribuição de energia área onde também se encontra a câmara dos oficíais. O coman-
eléctrica e o NAUTOS recebe informações de múltiplos dante tem as suas instalações - camarote, casa de banho.
sensores. monitorizando mais de 2000 parâmetros, escritório. copa e camarinha - no pavimento O I, por vante
assegurando o alarme em caso de alagamento ou incêndio. do Centro de OperaÇÔC8 e com fácil acesso à ponte. O navio
Existem destacamentos LA a vante. a rt1!. no hangar e na dispõe ainda de lavandaria. canlina e barbearia. O serviço de
máquina. Em caso de necessidade o destacamento de vante saúde está dotado de amplas instalações que compreendem uma
substituirá a central LA, estando dotado de algumas facilidades pequena enfermaria. uma sala de cirurgia e ainda duas enfer-
para este efeito. marias de emergência, uma a vante, outra a ré.
Abordemos agora alguns equipamentos auxiliares.
A água doce é produzida por um vaporizador-destilador
e por um dessalinizador de osmosc inversa. No seu conjunto o sistema de combate
garantem uma produção diária de 30 toneladas de água doce,
dispondo-se ainda de uma aguada de 110 toneladas. Como já foi anteriormente referido. as fragatas da classe
O navio possui uma excelente capacidade de annazena- .Vasco da Gama,. são escoltadores oceânicos aptos para
menta de víveres nas su~ câmaras frigorfficas. Existem enfrenlar situações de multiameaça. optimizados para a luta
câmaras para carne (- 20°C). peixe (- 18°C) e pão, bebidas, anti-submarina. O sistema de combate de que dispõem executa
vegelais c lactidnios (+ 4°C). as seguintes funções:
O tratamento de esgotos e do lixo foram considerados.
dando-se cabal cumprimento às disposições da IMO (5). São recolha de informação:
tralados os efluentes por métodos biológicos, efectuada a compilação:
separação do óleo nas águas residuais dos esgotos de porões. apresentação:
executado o tralamento e compactação do lixo e o seu arma- avaliação e decisão;
zenamento. O navio só despeja no mar produtos não poluen- acção ou emprego das armas.
(4) NBQ - "uclt'ar. bloI6gica r qu(mlctJ .data U"h.
(5) IMO - .lfllrrnutiONlI Mari/i_ Or8anl:/lllon.. (6) Equlpam~rl/o TransmISsor d~ Ordt:"s.
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