Page 155 - Revista da Armada
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cm relação às antenas e mastros - diminuindo o aquecimen-
       to destes  bem como a  turbulência  dos gases de escape  - e
       ainda pela geometria dos encanamentos de ar e pela localiza-
       ção  das  respectivas  abenuras para o exterior.
          A produção da energia é feita em duas casas, uma avante
       outra  a  ré,  cada  uma  dotada  de dois  motores  a  diesel,  de
       775 kva cada.  Cada  uma.  por si  só. cobre integralmente  as
       necessidades do navio. garantindo assim 100% de redundância.
       A  distribuição  da  energia  é  feita  através  de  dois  cabos
       principais também redundantes. a EB e a BS, colocados abai-
       xo do pavimento 3. pennitindo uma distribuição venical den-
       tro de cada um dos vários companimentos estanques em que
       o  navio está dividido.  Verifica-se assim  uma evolução  face
       ao desenho tradicional da  distribuição de energia,  de maior
        fiabilidade. na sequência das lições aprendidas no conflito das
        FalkJands.
          Como atrás já foi  referido estes  navios encontram-se di-
       vididos em  12  secçõcs estanques de desenvolvimento  veni-
       cal.  constituindo dez delas,  no  seu  conjunto,  uma  cidadela.
       A ventilação da cidadela é efectuada por 9 módulos de venti-  o rrparo da  fNro  Vulcan·PhalOJu  (C/WS).
        lação que. para além de filtrarem o ar vindo do exterior, con-
       dicionam a temperatura e o grau de humidade. mantendo uma   teso  desfazendo-se dos restantes nos  portos,  para recípientes
       sobrepressão de 5  mb  e assegurando a protecção NBQ (4).   especiais.
          Os encanamentos principais do circuito de incêndios, de   As  comunicações  internas  são  asseguradas  através  do
       água salgada. e o circuito de esgotOS correm ao longo do navio,   ETO (6), de telefones de indução e por uma rede telefónica
       junto da quilha. com derivações verticais para as diversas sec-  automática. O ETO difunde atravts de altifalantes espalhados
       ções.  Os navios apresentam,  portantO, uma  maior probabili-  por  todo  o  navio,  agrupados  em  redes.  avisos,  ordens  e
       dade  de sobrevivência  uma  vez  que as  secções  danificadas   alarmes.  Os  telefones  de  indução  permitem  comunicações
        ficarão  isoladas  das  restantes.  que  mantêm  os  seus  siste-  ponto a ponto eDlre mais de  150 locais. A rede telefónica au-
        mas  de esgoto,  ventilação  e  incêndios autónomos.  O navio   tomática, comandada por uma cenlral digital, pennite as co-
        manter-se-á  a  nutuar  mesmo  no  caso  de  ter  três  secções   municaçõcs  entre  98  aparelhos  e  ainda  a  ligação  a  redes
       alagadas.                                           telefónicas de  terra.
           Na  área  da  limitação de avarias  (LA)  há  ainda  a referir   Existe ainda uma  rede centralizada de difusão de vrdoo e
       a existência de diversos sistemas de combate a incêndios, com   som  para  rcereio da  guarnição.
        Halon.  nas  turbinas,  motores,  geradores,  paiol  das  tintas  e   Os  alojamentos  encontram-se  nos  pavimentos  J.  2 e  3.
        hangar. bem como sistemas de espuma e pó qufmico neste úl-  sensivelmente na área central do navio, evitando as extremi-
        timo local . O navio dispõe também de chuveiros (..:sprinklers")   dades do  casco.  As praças estão alojadas em cobertas. com
        p.1ra  alagamento dos paióis de  munições,  de  um  sistema  de   capacidades entre os 9 e os  18 homens.  Aos sargentos foram
       descontaminação (<<wash-down,.) nos exteriores para limpeza   atribuídos camarotes  de 4  ou  de 8 camas.  O  refeitório  das
       de poeiras radioactivas bem como de sensores para detecção   praças fica no pavimento 2, sensivelmente a meio navio, junto
       do  nível  de  radiação  nuclear.                   da  cozinha.  A câmara dos  sargentos encontra-se no  mesmo
           A central  LA  está  localizada  na  central  de  máquinas  e   pavimento, mas na área da popa. Os oficiais estão instalados
        apoia-se no sistema NA UTOS que, como atrás já referimos,   em camarotes duplos ou simples. no pavimento I , para vante,
        gere também a propulsão e produção e distribuição de energia   área onde também se encontra a câmara dos oficíais. O coman-
       eléctrica  e  o  NAUTOS  recebe  informações  de  múltiplos   dante  tem  as  suas  instalações  - camarote,  casa de  banho.
        sensores.  monitorizando  mais  de  2000  parâmetros,   escritório. copa e camarinha - no pavimento O I, por vante
       assegurando o  alarme  em  caso de  alagamento ou  incêndio.   do Centro de OperaÇÔC8 e com fácil acesso à ponte.  O navio
        Existem  destacamentos  LA  a  vante.  a  rt1!.  no  hangar  e  na   dispõe ainda de lavandaria. canlina e barbearia. O serviço de
        máquina.  Em  caso de  necessidade o destacamento de  vante   saúde está dotado de amplas instalações que compreendem uma
       substituirá a central LA, estando dotado de algumas facilidades   pequena enfermaria. uma sala de cirurgia e ainda duas enfer-
        para  este efeito.                                 marias de  emergência,  uma  a vante,  outra  a ré.
          Abordemos agora  alguns equipamentos  auxiliares.
          A água doce é produzida por um  vaporizador-destilador
       e por um dessalinizador de osmosc inversa.  No seu conjunto  o sistema de combate
       garantem uma produção diária de 30 toneladas de água doce,
       dispondo-se  ainda  de uma  aguada de  110 toneladas.   Como já foi  anteriormente referido. as fragatas da classe
          O navio  possui  uma  excelente capacidade de annazena-  .Vasco  da  Gama,.  são  escoltadores  oceânicos  aptos  para
        menta  de  víveres  nas  su~ câmaras  frigorfficas.  Existem   enfrenlar situações de multiameaça. optimizados para a luta
       câmaras para carne (- 20°C). peixe (- 18°C) e pão, bebidas,   anti-submarina. O sistema de combate de que dispõem executa
       vegelais c lactidnios (+ 4°C).                      as  seguintes  funções:
          O  tratamento de esgotos e do  lixo  foram  considerados.
       dando-se cabal cumprimento às disposições da IMO (5).  São   recolha de informação:
       tralados  os  efluentes  por  métodos  biológicos,  efectuada  a   compilação:
       separação do óleo nas águas residuais dos esgotos de porões.   apresentação:
       executado o tralamento e compactação do  lixo e o seu arma-  avaliação e decisão;
       zenamento.  O navio só despeja no mar produtos não poluen-   acção ou  emprego das  armas.

          (4) NBQ - "uclt'ar.  bloI6gica r qu(mlctJ  .data U"h.
          (5) IMO - .lfllrrnutiONlI Mari/i_ Or8anl:/lllon..   (6)  Equlpam~rl/o TransmISsor d~ Ordt:"s.

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