Page 166 - Revista da Armada
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bordo dos navios hidrográficos indispensável funcionário estava Quando o navio flutuou já era
nunca foi fácil nem leve e que os com uma terrível biliosa no dia da noite fechada. A minha preocupa-
tostões que, de facto, se ganhavam prevista subida do rio. Ele bem quiz ção era ter o projector aceso para
a mais saíam do pelo a todo o pes- embarcar, mas cheio de febre tre- iluminar os enfiamentos do magní-
soal das guarnições, fosse qual mia como varas verdes e seria a fico levantamento do TEN Diniz.
fosse a sua patente! mais imperdoável crueldade e im- Com luz tão intensa, milhares
prudência embarcá-lo naquele esta- de aves foram acordadas e esvoa-
do. No reconhecimento do rio tinha çavam em torno do navio com os
sido acompanhado por outro pilo- seus pios e gritos lancinantes e cen-
to de cujos serviços nos valemos. tenas de jacarés saltavam para a
Com ele chegámos a Binta a são e água. A isto se juntava o guinchar
salvo. dos macacos nas frondosas árvores
Mas ali começaram as dificulda- das margens e o galopar de invisí- •
des e os trabalhos. Era engraçado veis animais selvagens em terra.
assistir ao labor dos então TENs Era um espetáculo feérico!
Joaquim Trindade, Alves Diniz e Breve chegámos a Farim.
Costa Santos a tentarem desenhar Um cordão de luzes de cente-
panorâmicas dos enfiamentos. O nas de archotes empunhados por
VALM Carlos da Fontoura Gar- piloto dizia que «assim como vai é outros tantos mandingas, vestidos
cez de Lencastre, na altura 2TEN, o CaminhO>l e cada um deles desco- com as suas impecáveis jilabas
chefe do serviço de electricidade. bria um coqueiro que enfiado com brancas, marcava o caminho, do
Jovem então, embarquei no uma bananeira defenia o enfiamen- local de desembarque até á Admi-
((Pedro Nunes!> para a Comissão de to. E começavam a panorâmica. nistração. Por entre eles seguiu o
representar a Marinha nas cerimó- Mas mal levantavam os olhos já o Governador, CTEN Sá Linhares
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nias do 5. Centenário da Descober- enfiamento era outro. Interrogado comandante do navio, e os oficiais.
ta da Guiné. o piloto, inalterável afirmava «assim Parecia um cortejo de outras erasl
Inúmeros episódios extraordi- como vai é o caminho)). E ao longo de toda a noite se ouviu,
nariamente curiosos haveria a rela- A cena repetiu-se várias vezes. por milhas e milhas em redor, o
tar, a maioria dos quais mostraria Aproximavamo-nos do tal ómega soar dos tambores e batuques em
o belo espírito de equipa que rei- que marcava um baixo de areia no nossa honra.
nava entre a guarnição, nomeada- meio ... Eu era apenas o electricista- Que maravilhai Só tenho pena
mente entre os Oficiais. Para tal -torpedeiro, mas recordei ao coman- de não ter dotes de narrador para
contribuimos todos. cada um com dante que. há cem anos, havia ali transmitir a emoção que senti, e
a sua forte personalidade, mas o um baixo. E o piloto repetia «assim ainda hoje sinto, ao recordar tão
cimento era o oficial imediato o como vai é o caminho)). A carta extraordinária viagem ...
então 1 TEN Malheiro do Vale. aconselhava que nos encostasse-
Recordarei que entre as celebra- mos a uma margem, mas o piloto
ções estava incluída uma subida do levava o navio bem a meio, repetin-
rio Cacheu até Farim. Este rio era do ... «assim como vai é o caminho!>.
frequentado assiduamente por na- Sente-se o navio lavrar o fundo
vios de carga da Sociedade Geral de e o piloto repetia a sua monocór-
Transportes que iam a Binta embar- dica frase acrescentando ((dá mais
car madeiras exóticas e mancarra. força no vante que passa)). Não pas-
Mas dali a Farim, mediavam umas sou. O fundo do navio era mais
escassas milhas de um rio cheio de fundo que o fundo do mar, no caso
curvas e contracurvas, para dobrar presente do rio, e ficámos enca-
as quais quase se tomava pecessá- lhados. ,
rio dotar o navio de dobradiças I As Anos mais tarde Teixeira da
'dificuldades eram tais que há cer- Mota diria que o regimen de marés
ca de 100 anos nenhum navio com na Guiné poria louco o melhor hi-
o porte do ((Pedro Nunes)) deman- drógrafo. lamas com a enchente e
dava Farim. A única carta existente nada nos safou. A maré virou rapi-
do rio era do Almirantado Inglês. damente e ficámos praticamente
Tinha precisamente 100 anos e em seco.
assinalava, numa das tais curvas, Vai a embarcação para a água
do feitio de um apertado ómega, com o TEN Dinis, que era o nave-
um baixo de areia mesmo a meio do gador, a fazer o reconhecimento
rio. Talvez por isso aquele troço do rio até Farim, informando as
tinha sido explorado previamento autoridades locais que o «Pedro
pelo capitão dos portos, CTEN Sena Nunesll, com o governador a bordo, M. do Vale,
CALM
Dentinho acompanhado pelo piloto- então CTEN Sarmento Rodrigues,
-mar de nome Fonseca, homem chegaria com cerca de 12 horas
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cheio de experiência. Mas esse de atraso.
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