Page 161 - Revista da Armada
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OS AVISOS DE 2. a CLASSE "PEDRO NUNES" E "JOÃO DE LISBOA"
1. a Parte «Pedro Nunes»
avios que os marinheiros da Com pequenas diferenças, des- tau inúmeros portos nacionais e
época apelidaram de dois locavam cerca de 1217 t, máximo e estrangeiros, muitos deles por vá·
N tamancos, dada a desele- 1090 standard. Tinham 68 m de rias vezes, navegou 16 419 horas e
gância das suas linhas, em relação comprimento por 10 de boca e um teve 31 comandantes e encarrega·
às dos parceiros ((Gonçalo Velho» e calado máximo de 3,24 m. dos do comando. O IIJoão de Lis-
«Gonçalves Zarco». Isto por fora, Dispunham do seguinte arma- boa» visitou também muitos portos
porque por dentro não lhes ficavam mento: 2 peças de 120 mm; 4 AA de nacionais e estrangeiros. navegou
atrás, nem em comodidades nem 40; 2 lança-bombas de profundi- 18062 horas e teve 16 comandan-
no luxo dos alojamentos ... dos ofi- dade e 4 calhas para 12 minas. tes e encarregados do comando.
ciais, porque os dos sargentos e Possuíam 2 motores Diesel de Fizeram. respectivamente. 18 e 24
praças, deixavam muito a desejar! 8 cilindros que lhes permitiam uma docagens.
SAo navios que, apesar de tudo, velocidade máxima de 16,5 nós, Principais eventos no IIPedrO
ficaram gravados para sempre na sendo a sua autonomia de 8850 mi- Nunes»:
memória dos milhares de marinhei· lhas à velocidade de cruzeiro - De 6 de Maio de 1935, data em
ros que por eles passaram, sobre- 10,5 nós. que saiu a barra do Tejo pela pri·
tudo os que neles fizeram longas O equipamento era constituído meira vez, a 7 de Dezembro de
comissões de serviço no antigo por: posto radiotelegráfico com 1936, realizou vários exercícios, só
Ultramar português. 2 transmissores e 2 receptores; e em conjunto com outros navios de
A construção destes navios sondador; girobússola; odómetro; superficie, submarinos e aviões,
obedeceu ao plano de reorganiza· radiogoniómetro e asdic, este a dos quais o mais importante decor-
ção da Armada. aprovado pelo Dac. partir de 1946. A lotação completa reu nos mares dos Açores, servin·
com força de Lei de 18 de Julho de era de 112 homens. do de navio-apoio aos submersiveis
1930. Ambos foram construIdos no Quando o nosso pais entrou na e integrado numa força naval cons-
Arsenal da Marinha, sendo o pri· NATO os distintivos dos navios tituída por contratorpedeiros, sub-
meiro aumentado ao efectivo dos eram, respectivamente, A 528 e marinos e hidroaviÕ8s «Junker», do
navios da Armada em 11 de Abril A 5200. Bom Sucesso.
de 1935 e o segundo em 9 de Outu- Tempo de vida que tiveram: Em 7 de Dezembro, tenninados
bro de 1937. O I(Pedro Nunes» esteve ao ser- os exercícios, largou do Tejo para a
Características: viço durante cerca de 21 anos, visi- sua primeira comissão de serviço
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