Page 263 - Revista da Armada
P. 263

•























         Macau -  Dia da Marinha 3  de Maio de 1950. O «Pedro Nuneg. II o  ..J~o de  Lisboa.  salvando. latrll.

         navio ter dado a  volta  ao mundo,   rumo a Cabo Verde, recebeu ordens   Em 9 de Maio chegou a Macau,
         depois de percorrer 28.000 milhas   para entrar em Dakar e  receber a   tendo  escalado  vários  portos  no
         (c  primeiro navio de guerT8 nosso   bordo 28 cabo·verdianos que ali ti·   caminho, e  tendo suportado muito
         que a realizou foi o cruzador <IS. Oe·   nham desembarcado do veleiro «Li·   mau tempo no Mar da China.
         hrietl.  entre  11  de  Dezembro  de   berdade".  Tratava·se  de soldados   Foi  a  Hong-Kong  para fins  de
         1909 e  20 de Abril de 1911).     recentemente  licenceados  que     docagem  e,  em  B  de  Setembro,
            Fazendo escalas em Kauai, Bal·   tinham  embarcado  na  Praia  com   encontrando-se amarrado à  bóia em
         boa, Canal do Panamá e Ponta Del-  destino a  Sto  Antão  e  que,  inex·   Kowloon Bay, aguentou um tempo-
         gada,  chegou  a  Lisboa  a  1  de  plicavelmente, se perdera no mar   ral  provocado  por  um  tufão,  cujo
         Agosto, com uma ausência de cer-  dwante 40 dias, até que avistaram   centro passou a cerca de 50 milhas,
         ca de 22  meses.                  a  costa africana.  Depois de os de-  provocando  grandes  estragos  no
            Manteve-se em Lisboa até 30 de   sembarcar em S.  Vicente permane·   porto -16 navios encalhados, mui·
         Abril de 1943, detaem que saiu pa-  ceu  ali  15  dias  para  os  cadetes   tas  embarcações  afundadas,  etc.
         ra  experiência  de  máquinas,  visi·   realizarem  trabalhos  previstos  no   Regressado a  Macau,  em 5 de
         tando a  seguir  o  Funchal e  Cabo  programa de instrução.         Novembro recebeu ordem para en·
         Verde.  Regressou a  Lisboa em  12   Em 19 de Julho seguiu para Bis-  trar em postos de combate por te·
         de  Agosto.  onde  permaneceu até   sau, levando a bordo cinco régulos,   rem ca1do junto ao I(Pedro Nunes)),
         14 de Junho de 1944. Largou nova·   respectivas mulheres e  uma freira   também ali estacionado. granadas
         mente para a  Madeira e Cabo Ver-  que seguiram para Cabo Verde  a   disparadas da ilha da Lapa por for·
         de  e  realizou  uma  viagem  de  bordo do paquete «Serpa PintO))  e   ças  comunistas.  Saiu  para  o  mar
         instrução  de  cadetes  do  curso  tinham vindo assistir, em Roma, à   avistando muitas embarcações ar-
         I!D. João de Castro», escalando no·  canonização do beato João de Bri-  madas.  com  forças  nacionalistas
         vamente as ilhas adjacentes e  Lei-  to. Após uma estadia de dois dias   chinesas.  Não  houve  incidentes
         xões. Entre 18 e 24 de Setembro de   em Bissau regressou a  Lisboa, on·   com os nossos  navios.
         1945 voltou à  Madeira, onde reali-  de chegou a  10 de Agosto,  tendo   Seguiu-se  um  periodo  muito
         zou exercicios vários com dois con-  escalado o  Funchal e  Porto Santo.   agitado de que destacamos os se·
         tratorpedeiros -  uDowon e  nTejon.   De 25 de Agosto a  15 de Setem·   guintes passos: em 22, ao sair o por-
         De  regresso a  Lisboa,  manteve-se  bro, realizou o tcQuinto Cruzeiro Ma·   to,  encalhou  tendo·se  safo  com
         na bóia e no Arsenal, fez experiên·   rftimo  da  Mocidade  Portuguesa)"   auxílio de um rebocador da Capita-
        cias de máquinas em Sesimbra e es·   levando a  bordo 21  filiados, acom-  nia; em 29 de Março de 1950 foi fun·
         teve  no  Funchal,  Porto  Santo,   panhados de um oficial instrutor da  dear perto da ilha de Tai Ló, para
        algumas ilhas de Cabo Verde e Gui·   Armada  e  um  capelão.  Visitaram   proteger o  paquete nColonialn que
         né, em viagem de instrução de ca-  Leixões, vários portos dos Açores e   viera embarcar tropas de Macau pa.
         detes  do  cwso  uD.  Francisco  de   o  Funchal.                   ra a Metrópole. Já com as embarca·
        Almeida", que decorreu entre 25 de    Entrou depois  em  grandes  fa·   ções  a  dirigirem-se  para  o  navio,
         Maio e  10 de Agosto, de 1946. De   bricos até 7 de Março de 1949, data   aproximou-se um destroyer chinês
        extraordinário apenas o  seguinte:   em  que  partiu  para  o  Extremo   em postos de combate que retirou
            A 26 de Junho, navegando com   Oriente  em  missão  de  soberania.   depois de trocar saudações com o

                                                                                                            9
   258   259   260   261   262   263   264   265   266   267   268