Page 263 - Revista da Armada
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Macau - Dia da Marinha 3 de Maio de 1950. O «Pedro Nuneg. II o ..J~o de Lisboa. salvando. latrll.
navio ter dado a volta ao mundo, rumo a Cabo Verde, recebeu ordens Em 9 de Maio chegou a Macau,
depois de percorrer 28.000 milhas para entrar em Dakar e receber a tendo escalado vários portos no
(c primeiro navio de guerT8 nosso bordo 28 cabo·verdianos que ali ti· caminho, e tendo suportado muito
que a realizou foi o cruzador <IS. Oe· nham desembarcado do veleiro «Li· mau tempo no Mar da China.
hrietl. entre 11 de Dezembro de berdade". Tratava·se de soldados Foi a Hong-Kong para fins de
1909 e 20 de Abril de 1911). recentemente licenceados que docagem e, em B de Setembro,
Fazendo escalas em Kauai, Bal· tinham embarcado na Praia com encontrando-se amarrado à bóia em
boa, Canal do Panamá e Ponta Del- destino a Sto Antão e que, inex· Kowloon Bay, aguentou um tempo-
gada, chegou a Lisboa a 1 de plicavelmente, se perdera no mar ral provocado por um tufão, cujo
Agosto, com uma ausência de cer- dwante 40 dias, até que avistaram centro passou a cerca de 50 milhas,
ca de 22 meses. a costa africana. Depois de os de- provocando grandes estragos no
Manteve-se em Lisboa até 30 de sembarcar em S. Vicente permane· porto -16 navios encalhados, mui·
Abril de 1943, detaem que saiu pa- ceu ali 15 dias para os cadetes tas embarcações afundadas, etc.
ra experiência de máquinas, visi· realizarem trabalhos previstos no Regressado a Macau, em 5 de
tando a seguir o Funchal e Cabo programa de instrução. Novembro recebeu ordem para en·
Verde. Regressou a Lisboa em 12 Em 19 de Julho seguiu para Bis- trar em postos de combate por te·
de Agosto. onde permaneceu até sau, levando a bordo cinco régulos, rem ca1do junto ao I(Pedro Nunes)),
14 de Junho de 1944. Largou nova· respectivas mulheres e uma freira também ali estacionado. granadas
mente para a Madeira e Cabo Ver- que seguiram para Cabo Verde a disparadas da ilha da Lapa por for·
de e realizou uma viagem de bordo do paquete «Serpa PintO)) e ças comunistas. Saiu para o mar
instrução de cadetes do curso tinham vindo assistir, em Roma, à avistando muitas embarcações ar-
I!D. João de Castro», escalando no· canonização do beato João de Bri- madas. com forças nacionalistas
vamente as ilhas adjacentes e Lei- to. Após uma estadia de dois dias chinesas. Não houve incidentes
xões. Entre 18 e 24 de Setembro de em Bissau regressou a Lisboa, on· com os nossos navios.
1945 voltou à Madeira, onde reali- de chegou a 10 de Agosto, tendo Seguiu-se um periodo muito
zou exercicios vários com dois con- escalado o Funchal e Porto Santo. agitado de que destacamos os se·
tratorpedeiros - uDowon e nTejon. De 25 de Agosto a 15 de Setem· guintes passos: em 22, ao sair o por-
De regresso a Lisboa, manteve-se bro, realizou o tcQuinto Cruzeiro Ma· to, encalhou tendo·se safo com
na bóia e no Arsenal, fez experiên· rftimo da Mocidade Portuguesa)" auxílio de um rebocador da Capita-
cias de máquinas em Sesimbra e es· levando a bordo 21 filiados, acom- nia; em 29 de Março de 1950 foi fun·
teve no Funchal, Porto Santo, panhados de um oficial instrutor da dear perto da ilha de Tai Ló, para
algumas ilhas de Cabo Verde e Gui· Armada e um capelão. Visitaram proteger o paquete nColonialn que
né, em viagem de instrução de ca- Leixões, vários portos dos Açores e viera embarcar tropas de Macau pa.
detes do cwso uD. Francisco de o Funchal. ra a Metrópole. Já com as embarca·
Almeida", que decorreu entre 25 de Entrou depois em grandes fa· ções a dirigirem-se para o navio,
Maio e 10 de Agosto, de 1946. De bricos até 7 de Março de 1949, data aproximou-se um destroyer chinês
extraordinário apenas o seguinte: em que partiu para o Extremo em postos de combate que retirou
A 26 de Junho, navegando com Oriente em missão de soberania. depois de trocar saudações com o
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