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INSTITUTO HIDROGRÁFICO
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
NO INSTITUTO HIDROGRÁFICO
No dia 29 de Janeiro, o
IH recebeu a visita do Chefe Numa mensagem
do Estado-Maior da Arma- enviada posterior-
da, Almirante Nuno Vieira mente, o Almirante
CEMA disse ter apre-
ciado a visita que
efectuou ao IH e lou-
vou o esforço que
tem sido desenvol-
vido a todos os níveis
para continuar a pro-
jectar o Instituto Hi-
drográfico para po-
sição de liderança nas
ciências do mar no
presente e no pró-
ximo milénio em Por- Briefing do Vice-Almirante Torres Sobral.
tugal, concluindo que “A visão prospectiva que maior. A visita de hoje nessa mesma linha, deu-
me foi dada e a demonstração do saber e capaci- -me uma visão ainda mais perfeita e, por isso, é de
dade são disso um garante”. toda a justiça louvar o trabalho, que tem sido
“Desde longa data que me habituei a apreciar e desenvolvido e, sobretudo, a visão daquilo que, no
admirar o IH. futuro, há a desenvolver.
As oportunidades de carreira que tive levaram- Desafio o IH a, no próximo século, ser a casa de
-me a conhecer cada vez melhor esta casa e com o excelência das ciências do mar neste país, certo de
conhecimento resultou uma admiração cada vez que será um desafio a vencer”.
Matias. Depois do que ficou pouco tempo depois de ter vos projectos que consti-
a conhecer do Instituto sido nomeado CEMA, esta tuem objectivos estratégicos
numa primeira visita que passagem serviu para cons- do IH para o próximo sé-
O Almirante CEMA acompanhado
do Director Geral do IH. efectuou em Maio de 1997, tatar as alterações e os no- culo.
N.R.P. “ALMIRANTE GAGO COUTINHO”
Foi já confirmada a trans- marina, pelo que terá de so-
ferência de um novo navio frer algumas adaptações que
para a Marinha Portuguesa. lhe permitam desempenhar
Pertencente à classe “STAL- missões de um navio hidro-
WART – T-AGOS 5” dá pelo gráfico moderno, esperando-
nome de “ASSURANCE”. -se que chegue a Portugal já
É oriundo dos Estados equipado com o material ne-
Unidos da América, tal como cessário.
o seu irmão gémeo N.R.P. Para esse efeito, encontra-se
“D. Carlos I” e prevê-se que a ser ponderada a hipótese de,
chegue a Portugal ainda este durante a fase de reactivação,
ano de 1999. serem feitas as necessárias Um navio da classe “STALWART-TAGOS”.
transformações, incluindo a Como navio português, irá A investigação hidrográfi-
Na Marinha americana in- obtenção e instalação de um adoptar o número de amura ca e oceanográfica nacional
tegrava uma frota de navios sistema de sonda multifeixe A523 e o nome de N.R.P. “Al- ficará reforçada, após a
destinados à vigilância sub- para grandes fundos. mirante Gago Coutinho”, em operacionalidade destes dois
homenagem ao respeitável navios hidrográficos (os
CARACTERÍSTICAS: oficial de Marinha e geógrafo N.R.P. “D. Carlos I” e “Almi-
Comprimento fora-a-fora .................................68.3 m do nosso século. rante Gago Coutinho”) e o
Boca ......................................................................13.1 m IH terá oportunidade de con-
Deslocamento .....................................................2285 ton Após a sua completa reacti- cretizar mais eficiente e rapi-
Calado .................................................................4.6 m vação, iniciar-se-á o processo damente muitas das suas
Propulsão Principal ...........................................diesel/eléctrica de abate do N.R.P. “Almeida actividades e projectos.
Potência Máxima ...............................................2x800 CV Carvalho”, navio que ultima-
Nº de hélices .......................................................2 mente se tem conseguido Foi lançado ao mar em 12
Propulsor de proa ..............................................550hp manter operacional com mui- de Janeiro de 1985, sendo por-
Velocidade máxima ...........................................11 nós tas dificuldades, devido à sua tanto um navio ainda jovem
longa idade. em termos de vida útil.
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