Page 377 - Revista da Armada
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capacidade de combate com os meios disponíveis. A existência de
um sistema de informação permanentemente actualizado e dispo-
nível é fundamental para manter a prontidão de forças e a capacida-
de de combate num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.
Estas novas dimensões vêm ao encontro de uma lógica de mo-
dernização da Marinha Portuguesa, que inclui o Sistema Integrado
de Informação da Marinha e diversos outros subsistemas como o
SIPPO, o SIA, o SIIF e o SICALN, encaixando-se o comércio electró-
nico numa logística naval cada vez mais suportada por computa-
dores em rede, ou seja, numa logística digital.
Armando J. Dias Correia
1TEN
http://www.terravista.pt/portosanto/1143
dias.correia@mail.marinha.pt
dc@ip.pt
Operações que passarão a ser feitas electronicamente.
Portuguesa implemente uma Logística cada vez mais digital Notas:
(1) 1 DEPARTMENT OF THE NAVY, «Naval Doctrine Publication
enquadrada numa Marinha a funcionar cada vez mais em rede, (NDP) 4, Naval Logistics»,
com ciclos logísticos cada vez mais curtos contribuindo também http://noweb.med.navy.mil/service/manual/ndp4/intro.htm, 10 January 1995
para ciclos de decisão também cada vez mais curtos. (2) NAVAL SUPPLY SYSTEMS COMMAND, «U.S. Navy Electronic
Commerce – How To Do Business With The Navy»,
http://www.navy-edi.com/nav_ec/selling_to_the_navy.html, 1 Abril 1999.
CONCLUSÕES (3) DEPARTMENT OF THE NAVY, «The DON Information Technology
Strategic Plan 1997-2001», Setembro 1996.
(4) SECRETARY OF DEFENSE ACQUISITION AND TECHNOLOGY,
A globalização da economia é hoje uma realidade inegável que «Building On The Momentum: The Revolution In Business Affairs»,
se veio associar ao desenvolvimento da Sociedade da Informação. http://www.acq.osd.mil/ousda/speech/air_war_college.html, 13 Janeiro 1999.
As grandes empresas concorrem em mercados cada vez mais am- (5) NAVAL SUPPLY SYSTEMS COMMAND, «SUP-21 – Reengineering Naval
plos e definem as suas estratégias e alianças numa base global. Supply», http://navsup.navy.mil/business/sup 21 13 Abril 1999.
(6) MISSÃO PARA A SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, «Livro Verde para a
Mesmo pequenas e médias empresas que actuam em nichos de Sociedade da Informação em Portugal», http://www.missao-si.mct.pt, 1997.
mercado sentem cada vez mais o seu mercado como sendo global e Nota Final:
conduzem os seus clientes para novas formas de comunicação. Este artigo foi feito a partir de um trabalho elaborado pelo autor durante
O objectivo de qualquer organização militar é produzir a máxima o 2º CGNG 98/99 (ISNG).