Page 376 - Revista da Armada
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operacionais têm de reconhecer a importância, assim
como a vulnerabilidade, de um sistema de infor-
mação logística, devidamente integrado com o sis-
tema integrado de informação da Marinha, para
poderem tomar as medidas necessárias para o prote-
gerem e salvaguardarem.
AS EVOLUÇÕES EXTERNAS - A IMPORTÂNCIA
EMERGENTE DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO
O comércio electrónico apresenta enormes expecta-
tivas de crescimento com o desenvolvimento e conso-
lidação do que se convencionou chamar a “Sociedade
da Informação”. O comércio electrónico representa
todas as formas de transacções comerciais que en-
volvam quer organizações, quer indivíduos, baseadas
no processamento e transmissão de dados por via
electrónica, incluindo texto, som e imagem. Refere-se
ainda aos efeitos que a troca electrónica de informa-
ção comercial pode ter nas instituições e nos proces-
sos que suportam e regulam as actividades de natu-
reza comercial.
As redes globais de informação desempenham um
papel cada vez mais importante no suporte aos fluxos
de informação para fins comerciais. Um número cres- Site do Naval Supply Systems Command para o Comércio Electrónico.
cente de operações entre empresas já é hoje realizado
por transferência electrónica de documentos, os computadores A Marinha Americana está a desenvolver um grande projecto de
pessoais ligados à Internet são utilizados para colocar e processar reengenharia designado por SUP-21 – Reengineering Naval
encomendas e uma parcela cada vez mais significativa dos bens e Supply (5), que já vai na segunda de três fases, que tem como
serviços são transaccionados através das redes digitais. objectivo “One Touch Supply”, orientado para uma lógica de
É um facto que a transferência electrónica de dados, o EDI – abastecimento centrada no fornecedor.
Electronic Data Interchange – teve um desenvolvimento impor-
tante desde a publicação das normas EDIFACT pelas Nações INFLUÊNCIAS EXTERNAS NA LOGÍSTICA
Unidas, há cerca de uma década mas, no entanto, sem provocar NAVAL PORTUGUESA, NUMA PERSPECTIVA PESSOAL
transformações dramáticas. Contudo, o fenómeno Internet veio
acelerar consideravelmente o fluxo de transacções comerciais sob A Missão para a Sociedade da Informação identificou a necessi-
forma digital, em virtude do seu baixo custo e relativa simplici- dade de se viabilizar e dinamizar o comércio electrónico em
dade de utilização, abrindo um novo mundo a consumidores e a Portugal, de se fomentar a transferência electrónica de dados,
pequenas e médias empresas. incluindo a sua promoção na Administração Pública (6). Aliás estas
O rápido crescimento da Internet e do EDI faz prever que no recomendações vêm na sequência de directivas da EU.
ano 2000 o comércio electrónico possa já representar perto de 20% Além disso, a competitividade das PMEs portuguesas depende
do comércio mundial inter-organizacional.
da sua capacidade de participação no mercado global. Num ambi-
ente cada vez mais baseado na economia digital, não é possível
INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO competir sem utilizar os instrumentos que caracterizam e dão vida
NA MARINHA AMERICANA a essa mesma economia. Neste contexto, também o cliente, neste
caso a Marinha, terá de se adaptar a esta nova dimensão.
Antes mesmo do Presidente Clinton, dos Estados Unidos, a 1 De acordo com o "Livro Branco para o Comércio Electrónico em
de Julho de 1997, ter apresentado um conjunto de linhas orien- Portugal", elaborado por iniciativa da Associação Portuguesa para
tadoras para o desenvolvimento do comércio electrónico glo- o EDI e Comércio Electrónico, o número de empresas portuguesas
bal, com as quais pretendeu influenciar os Departamentos da com alguma forma de comércio electrónico é de cerca de 1000, o
sua Administração, as empresas e os governos dos seus princi- que representa 2,6% do universo das PMEs nacionais. Em face
pais parceiros económicos, no sentido de se minimizarem as deste contexto, assumem-se os seguintes objectivos para o número
restrições sobre a Internet e se evitarem efeitos negativos sobre de grandes empresas e PMEs ligadas às redes digitais e com
o comércio global, já a Marinha Americana antevia a importân- condições internas de acesso ao comércio electrónico:
cia do Comércio Electrónico na Logística Naval. Esta afirmação
pode ler-se no NDP4 (1), que está disponível na Internet, “Such
technologies as electronic mail and electronic data interchange, ANO EMPRESAS EM C.E.
using readily available commercial communication links and global
computer networks, are becoming a routine part of our logistic 1999 10 %
planning environment”. Procurando um pouco mais na Internet 2000 20 %
descobre-se mesmo um site do “Navy Supply Systems Com- 2005 100 %
mand” onde é explicado como vender para a Marinha Ameri-
cana (“Doing Business with the Navy”(2)). Neste mesmo site
são enumerados 19 projectos em curso na área do Comércio Face a este cenário, avizinha-se como inevitável a necessidade da
Electrónico. Marinha Portuguesa vir a comprar electronicamente bens e
Após a consulta de mais alguns sites, rapidamente se conclui a serviços. Esta nova dimensão obrigará à reengenharia de algumas
grande aposta do Departamento de Defesa dos EUA em novas tec- unidades da Marinha, em especial as que têm a ver com abasteci-
nologias (3) e na redução dos custos associados com a logística (4). mento. Por outro lado também contribuirá para que a Marinha ✎
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