Page 375 - Revista da Armada
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A caminho
                                   A caminho




               da logística digital
               da logística digital









                                                              comandos e aos seus staffs  planear, controlar e coordenar a
          “Sea power means more than the combatant ships and air-  logística de suporte das missões. Este sistema deve permitir a
          craft, the amphibious forces and the merchant marine. It  coordenação logística de todos os elementos funcionais da logís-
          includes also the port facilities of New York and California;  tica traduzindo-se na prática em colocar a funcionar em rede
          the bases in Guam and Kansas; the factories which are the  uma série de entidades que vão desde o CEMA, EMA, Comando
          capital plant of war; and the farms which are the producers of  Naval, Flotilhas, Esquadrilhas, Navios, SSP, Repartições de
          supplies. All these are elements of sea power.”
                                                              Pessoal, DSS, HM, SSM, SSF, DA, DN, Arsenal do Alfeite, SECA-
                                                              MAR, Direcção de Transportes, e várias outras unidades que
                             — Fleet Admiral Chester W. Nimitz,  deverão ser em última instância toda a Marinha. Neste novo con-
                                 Chief of Naval Operations, 1947
                                                              ceito, um ciclo logístico deverá ser encarado como um processo
                                                              que deverá passar com a maior brevidade pelas entidades que
                                                              têm um papel activo no mesmo. Para maximizar a eficácia e mi-
               recente intervenção da NATO nos Balcãs e a Guerra do  nimizar as perdas de tempo, a disseminação da informação re-
               Golfo são bons exemplos práticos da eficiência da logística  quer uma estrutura organizacional cada vez mais funcional. As
         Amoderna. O seu sucesso deve-se essencialmente a planea-  rápidas trocas de informação levarão as decisões aos mais baixos
         mentos logísticos muito cuidados, cada vez mais suportados por  níveis do comando, da mesma forma que o acesso directo a todas
         complexos sistemas de informação que permitem optimizar os ele-  as informações, quer sejam de matéria administrativa ou opera-
         mentos funcionais da logística, diminuindo cada vez mais os ciclos  cional, permitirá aos comandantes enquadrarem rapidamente os
         logísticos. Numa época em que os acontecimentos evoluem muito  problemas.
         rapidamente, torna-se necessário dispor de capacidade para rapi-  Além disso, no âmbito operacional, os sistemas de informação
         damente, projectar poder. Neste contexto, o rápido aprontamento  logística podem permitir a um comandante posicionar os sis-
         de forças e a sua sustentação logística são um factor chave para o  temas de suporte logístico em função da estrutura e emprego das
         eficaz cumprimento das missões. Este paradigma conduzirá a  forças de combate. A concentração de esforços é mais facilmente
         planeamentos logísticos cada vez mais complexos, a sistemas de  obtida através de uma única autoridade de comando, exercendo
         informação cada vez mais integrados assentes em infra-estruturas  comando e controlo sobre as suas forças combatentes e sobre o
         de comunicação cada vez mais globais.                sistema logístico que as suporta. O comando e controlo logístico
           Pretende-se com este artigo mostrar que a logística tende a ser ca-  deverá ter, entre outras, as seguintes capacidades:
         da vez mais digital, não só devido aos requisitos operacionais, co-  - Recepção atempada e fiável das necessidades, informação de
         mo também pelas pressões devidas à evolução da sociedade civil.   expedição e informação sobre a localização dos bens logísticos
                                                              requeridos.
         A NECESSIDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICA     - Fácil controlo do inventário, incluindo o pessoal e material
                                                              em trânsito (quantidade, localização, estado, movimento ao
           Proporcionar suporte logístico é basicamente um processo de  longo do sistema de suporte logístico).
         definição, prioritização, aquisição, atribuição, distribuição e  - Suporte flexível que permita reencaminhar bens logísticos
         gestão de recursos por forma a proporcionar o material, o pessoal  com base nas necessidades operacionais.
         e os serviços aos utilizadores certos no momento adequado. Este  Claro que estas capacidades requerem infra-estruturas de
         complexo sistema requer cada vez mais a existência de um sis-  comunicação fiáveis e redundantes que liguem utilizadores,
         tema de informação logística de suporte que recolha e forneça  fornecedores e comandos em rede. Embora aparentemente abun-
         informações importantes antes, durante e depois dos planeamen-  dem os computadores, a verdade é que as infra-estruturas de
         tos logísticos, e durante a execução dos ciclos logísticos. Este sis-  comunicação actuais além de serem um recurso limitado ainda
         tema deve permitir a um comando a disseminação de um plano  não suportam eficientemente os elementos do pipeline logístico
         logístico, assim como pode permitir a esse comando coordenar e  em rede.
         controlar directamente a distribuição do suporte logístico duran-  As novas estratégias mais envolventes e o avanço da tecnolo-
         te a execução do plano logístico.                    gia estão a melhorar os processos de tomada de decisão. Estes
           Se pensarmos na recente missão da Marinha Portuguesa na  avanços mantêm-nos preparados para o desempenho de missões
         Guiné Bissau, facilmente imaginamos algumas das questões que  de guerra, assim como outras missões de tempo de paz.
         se colocaram quando foi necessário preparar a missão. Por certo  Tecnologias como o correio electrónico e a troca electrónica de
         que algumas das perguntas foram: O que é que temos? O que é  dados (EDI – Electronic Data Interchange), largamente usados
         que necessitamos? Quando é que vamos conseguir isso? O que é  nas redes comerciais e nas redes globais de computadores, como
         que vamos fazer com isso? Estas questões parecem simples, mas  é disso exemplo a Internet, estão a fazer cada vez mais parte do
         as respostas por certo que estavam espalhadas por diversas áreas  ambiente de planeamento logístico.
         do pipeline logístico. Efectivamente, os planeadores necessitam  Apesar de todas estas vantagens há que ter em conta que a
         de ter acesso a uma rede de comunicação integrada que permita  análise global de alguns dados logísticos, por si só não classifica-
         o acesso a um sistema integrado de informação contendo um  dos, podem revelar a existência e os objectivos de uma missão
         subsistema distribuído de informação logística que permita aos  que pode ser classificada. Os planeadores logísticos e as forças

         12 DEZEMBRO 99 • REVISTA DA ARMADA
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