Page 196 - Revista da Armada
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ordinaria, alimentado debaixo d'agua o  tendo o referido navio chegado a Portugal  tanques de lastro e bombas de esgoto.
            fogo das fornalhas por meio de ar com-  em 1913. Uma possível explicação para  Quanto ao controlo da profundidade, ele era
            primido, ou empregando o vapor prove-  esta situação poderá estar no facto de a  conseguido usando um processo que não
            niente de reservatorios contendo agua  transição da Monarquia para a República  teve continuidade, recorrendo a um hélice
            sobre-aquecida, systema preconisado  não ter acarretado grandes alterações em  de eixo vertical. Não dispunha de órgãos de
            por Nordenfeldt;                termos de política naval. Os republicanos  manobra em direcção.
         4.º - Motores de vapor d'agua, empregando  continuaram a demonstrar grande interesse  Embora tenha sido concebido para fins bé-
            só o vapor durante a navegação á super-  pela renovação naval, mas os problemas fi-  licos, as tentativas de o utilizar militarmente
            ficie, e o vapor misturado com ar com-  nanceiros permaneciam. Apesar disso fo-  acabaram por fracassar. Foi utilizado para
            primido, quando o navio se acha sub-  ram construídas algumas unidades comba-  tentar afundar um navio inglês fundeado
            merso;                          tentes de pequena tonelagem: contrator-  frente a Nova Iorque, durante a Guerra da In-
         5.º - Motores de vapor d'agua quando a nave-  pedeiros e mais três submersíveis.  dependência dos EUA. Porém, a dificuldade
            gação é á superficie e motores electricos  Apresentadas que estão algumas das con-  de manobrar a embarcação impediu que ti-
            para a navegação submarina;     dições que levaram à decisão de equipar a  vesse conseguido fixar a carga explosiva no
         6.º - Motores de petroleo, gazolina, alcool,  nossa Armada com esta nova arma vamos  casco do navio, embora se tivesse consegui-
            etc., tanto para a navegação á superficie,  passar um breve relance sobre os passos  do aproximar discretamente do seu alvo.
            como durante a immersão;        mais importantes percorridos até se chegar
         7.º - Motores de petroleo para a navegação  a plataformas submersíveis com valor ope-  FULTON E OS SEUS DOIS
            ordinaria, á superficie das aguas, e mo-  racional.                NAUTILUS
            tores electricos durante a navegação
            submarina.                      EVOLUÇÃO DO SUBMARINO                O segundo submarino considerado nesta
           De um interessante estudo feito por Mr.                             breve cronologia também foi concebido por
         D'Équevilley, sobre as vantagens e inconve-  A ideia de utilizar a navegação em imersão  um americano, Fulton. No entanto, os seus
         nientes dos differentes systemas de motores  como uma forma de conseguir uma aproxi-  Nautilus, uma vez que apresentou dois navios,
         empregados na navegação submarina,  mação discreta e daí obter vantagens tácticas  foram propostos para ser utilizados em França,
         tiramos a seguinte comparação dos raios de  será bastante antiga. Apesar de existirem  quando este país se encontrava em guerra
         acção que deveria ter certo barco submarino,  referências anteriores a projectos e inclusiva-  com a Inglaterra, nos finais do século XVIII.
         empregando qualquer dos systemas indica-  mente algumas tentativas práticas de navegar  O primeiro navio de Fulton tinha casco de
         dos para ter a mesma velocidade:   em imersão, iniciaremos esta narrativa nos  madeira e a propulsão em imersão também
         1.º - Electricidade, 125 milhas;   finais do século XVIII. Convém também es-  era conseguida à custa da força-motriz dos
         2.º - Ar comprimido, 16 milhas;    clarecer que não se pretende fazer uma enu-  tripulantes. Possuía já um leme de governo e
         3.º - Vapor sómente, 12.000 milhas;  meração exaustiva. Muitas das tentativas de  o controlo da profundidade era efectuado
         4.º - Vapor e ar comprimido, idem;  navegar em imersão não serão aqui aborda-  através de lemes horizontais. Este processo
         5.º - Vapor e electricidade, 7.000 milhas;  das. Escolheram-se apenas alguns casos para-  manteve-se até hoje. Contudo, na época
         6.º - Petroleo, gazolina, alcool, etc., 15.000   digmáticos, que se destacaram pelas inova-  seria pouco eficaz dadas as reduzidas veloci-
            milhas;                         ções introduzidas ou pelos resultados conse-  dades praticadas. O seu armamento era cons-
         7.º - Petroleo e electricidade, 11.000 milhas.  guidos.               tituído por uma carga explosiva que o sub-
           Por este pequeno  quadro comparativo se                             marino fixava no casco do inimigo e fazia-a
         vê que o maior raio de acção é o propor-  A TARTARUGA DE BUSHNELL     explodir recorrendo a um cabo, para garantir
         cionado pelo emprego dos motores a pe-                                a sua própria distância de segurança.
         troleo, e sendo o motor electrico o que  O primeiro veículo submarino que se  Uma característica bastante importante
         mais facilmente se accommoda ás necessi-  apresenta foi construído pelo americano  deste navio era o seu comportamento como
         dades da navegação submarina, ninguém  Bushnell, em 1776, e foi baptizado de Turtle.  submersível, ao possuir dois sistemas propul-
         duvidará de que um systema mixto, de pe-  E começamos por ele por ter sido concebido  sores. À superfície usava uma vela envergada
         troleo e electricidade, será o que mais con-  para utilização militar, estando equipado  num mastro que se podia abater, podendo
         vem aos submarinos de qualquer typo que  com uma mina de casco. Era tripulado por  deste modo efectuar trânsitos relativamente
         sejam. De facto é esse o systema motor ho-  um único elemento cuja força muscular era a  extensos. Em imersão usava somente a ener-
         je mais aconselhado para os submarinos,  força motriz que assegurava a manobra.  gia muscular, o que apenas lhe permitia per-
         seja qual fôr o grupo a que pertençam, em-  Apresentava já algumas características que se  correr curtas distâncias.
         bora ainda alguns como o Narval usem o  mantiveram nos submersíveis posteriores:  O Nautilus II diferia do anterior nalguns
         vapor e a electricidade.                                              aspectos. O casco era em aço e a respiração
           O systema preconisado por Nordenfeldt                               no interior era conseguida consumindo ar
         acha-se hoje abandonado por ser de muito                              comprimido armazenado, enquanto que no
         difficil adaptação nos barcos submarinos.                             primeiro se recorria a um tubo que vinha até
           Os barcos francezes do typo Lutin em-                               à superfície.
         pregam um motor mixto de petroleo e                                     Os dois navios foram experimentados pe-
         electricidade;os do typo Morse teem um                                rante comissões de avaliação. No entanto, os
         motor exclusivamente electrico; o Narval,                             resultados obtidos não convenceram os
         como acabamos de dizer, usa um motor                                  franceses, tendo os projectos sido abandona-
         mixto de vapor e electricidade; e o Holland                           dos. O período de «paz» que se seguiu às
         tem um motor mixto de gazolina e electri-                             Guerras Napoleónicas levou a que estes in-
         cidade, que é rejeitado e deve ser comple-                            ventos fossem esquecidos.
         tamente banido dos submarinos, por ser de                               Nos primeiros anos da segunda metade do
         um manuseamento excessivamente pe-                                    século XIX foi construído pelo bávaro Bauer
         rigoso."                                                              um submarino cuja força motriz continuava
           Embora a encomenda do nosso primeiro                                a ser a energia muscular dos tripulantes.
         submersível tenha sido feita nos derradeiros  O sargento Lee, aos comandos da Tartaruga de Bushnell,  Merece destaque neste apontamento o siste-
         momentos da Monarquia, em 17 de Junho  levou a efeito o primeiro ataque dum submarino a um  ma utilizado para alteração da cota. Após en-
         de 1910, ela foi mantida pelo novo regime,  navio de superfície (Agosto de 1776).  trada em imersão pelo alagamento dos tan-

         14 JUNHO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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