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Realização de um vídeo de instrução
            Realização de um vídeo de instrução


                                 “Incêndio no porto”
                                 “Incêndio no porto”






               vídeo é um dos meios que pode                                   para o oriente, em que foi acompanhado
               ser utilizado como forma de                                     um exercício de combate a incêndios,
         Oauxílio na instrução, tornando-a                                     estando por esse facto grande parte do
         mais atraente, evitando gastos desne-                                 pessoal de bordo e de forma activa,
         cessários de material e poupando tempo,                               empenhado na acção. Este exercício foi
         que nos dias de hoje constitui um bem                                 importante para se testarem as câmaras e
         extremamente valioso. Permite principal-                              a iluminação necessária para posteriores
         mente demonstrar uma sequência correcta                               filmagens bem como a vantagem do uso
         de acções, que se pretende venham a ser                               de lente  grande-angular para conseguir
         cumpridas pelo pessoal, de uma forma                                  expandir a imagem nos corredores inte-
         estruturada e muito pormenorizada.                                    riores, conseguindo-se melhores perspec-
           Assim os vídeos feitos especificamente                              tivas e campo de acção. Muitas dessas
         para instrução são por excelência e por                               imagens então obtidas, puderam ser
         esse motivo, um meio relativamente bara-  Dispondo a Marinha de elevado  mesmo incluídas no vídeo final, pois veri-
         to de conseguir estes objectivos. Na  número de navios de variadas classes em  fica-se que todo o pessoal age nessas cir-
         Marinha em que os procedimentos estão  que a instrução requer o mais alto nível  cunstâncias de forma muito mais natural
         sempre balizados por normas de segu-  de profissionalismo e dada a disponibili-  e descontraída do que durante cenas pre-
         rança, podem suprir muitas deficiências  dade das fragatas da classe “Vasco da  viamente combinadas.
         na área do treino, qualquer que ele seja,  Gama”, naturalmente que foram estes os  Ainda no decorrer desta fase durante o
         proporcionando a todo o pessoal envolvi-  navios escolhidos para o vídeo men-  mês de Dezembro foi efectuado um voo
         do uma forma agradável de adquirir e  cionado.                        num helicóptero da Marinha com a finali-
         cimentar conhecimentos.              Normalmente a fase de elaboração do  dade de serem recolhidas imagens do
                                            guião, é demorada. No entanto a existên-  porto de Setúbal e vistas aéreas da Base
                                            cia de um trabalho fornecido pela Flotilha  Naval no Alfeite bem como dos navios
                                            sobre o assunto e devidamente validado  intervenientes.
                                            pela ELA permitiu avançar desde logo  Obtida uma ideia das dificuldades a
                                            para as fases seguintes. Ora uma das  enfrentar e do material necessário, no-
                                            grandes vantagens em serem realizados  meadamente de iluminação, algum do
                                            vídeos por elementos da própria Marinha,  qual foi adquirido para o efeito,  foi estabe-
                                            sejam eles oficiais ou sargentos consiste  lecido um calendário, de acordo com as
                                            em que, tanto os pormenores das filma-  disponibilidades dos navios e seu estado
                                            gens como da montagem subsequente,  de aprontamento, com a colaboração do
                                            bem como a sequência das cenas e a  Departamento de Treino e Avaliação da
                                            colaboração com elementos das unidades  Flotilha, entidade que solicitou e auxiliou
                                            navais envolvidas é extremamente fácil e  na elaboração do vídeo. Esse calendário
                                            natural, pois decorre num ambiente co-  dividiu as filmagens subsequentes em
           A realização pela Marinha Portuguesa  nhecido que é o de toda a vida profissio-  mais três fases distintas:
         com meios próprios, de um vídeo sobre  nal, encontrando-se estes perfeitamente
         “Incêndio no porto”, veio concretizar  conhecedores dos objectivos a atingir e  2ª Fase - Decorreu a partir de Janeiro a
         uma ideia que já vinha de longe, desde os  da forma de fazer passar a mensagem a  bordo das fragatas que se encontravam no
         tempos em que há 40 anos atrás na Escola  todo o pessoal envolvido.   país uma das quais em fase de apronta-
         de Limitação de Avarias (ELA), se dispu-  Para a realização do trabalho houve  mento a “Álvares Cabral” e outra ainda
         nha de filmes de 16 mm a preto e branco,  que prever várias fases de actuação, de  operacional a “Corte Real”. Nesta fase
         maioritariamente falados em inglês, com  forma a que os procedimentos e ensina-  foram tiradas imagens dos interiores e
         acções de combate a incêndios e alaga-  mentos a transmitir, fossem antecedidos  locais de risco, do material de LA, sua
         mentos, os quais constituíam uma grande  no próprio vídeo da informação suficiente  disposição a bordo e actividades normais
         ajuda para os então cadetes, sargentos,  sobre os referidos navios e sobre o tipo e
         praças e mesmo civis, que por lá pas-  arrumação do material existente a bordo,
         savam ciclicamente para tirar os respec-  para que qualquer pessoa, mesmo nunca
         tivos cursos e aperfeiçoamentos.   tendo visitado ou prestado serviço neste
           Naturalmente que o suporte em filme  tipo de unidade naval, pudesse acompa-
         era e é, de difícil concretização dados os  nhar a acção, sempre mais acelerada a
         meios que exige mas actualmente com o  partir da fase de eclosão do sinistro.
         aparecimento de equipamentos de vídeo,
         primeiro analógicos e depois digitais, com  Assim as filmagens decorreram em 4
         um nível de resposta já semi-profissional,  fases a saber:
         torna-se viável realizar curtas metragens  Fase inicial e de avaliação - Teve lugar
         com qualidade elevada e preenchendo os  em Novembro de 1999 a bordo da
         requisitos técnicos necessários.   ”Vasco da Gama”, antes da sua partida

         24 JULHO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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