Page 352 - Revista da Armada
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INSTITUTO HIDROGRÁFICO




                        APOIO AMBIENTAL ÀS OPERAÇÕES E EXERCÍCIOS NAVAIS

           Teve lugar no Instituto Hidrográfico,  dades actuais do Instituto
         uma visita do Comandante da Flotilha,  Hidrográfico para apoio opera-  Produtos REA
         CALM Henrique da Fonseca e do Director  cional e sobre uma proposta de  EBD
         do CITAN-Centro de Instrução de Táctica  implementação do conceito
         Naval, CFR Carvalho Abreu, onde foram  de operações Rapid Environmental          Resultados
                                                                            STOIC          Modelos
         abordados diversos aspectos relativos ao  Assessement (REA) em exercícios e                       Previsões
         Agrupamento de Navios Hidrográficos e à  operações nacionais.      Cartas         Previsões       METEO
         Oceanografia Militar, trocando-se opiniões  O REA é um conceito de ope-  Especiais  Maré
                                                                                                           Previsões
         sobre os futuros desenvolvimentos em  rações (CONOPS) recentemente                               OCEANO
                                                                           Cartas Sed.
         áreas como a Carta Electrónica de Navega-  adoptado pela NATO. O exercício  Info Fundos  INTEL
                                                                                                            TDA
         ção Oficial, o GPS Diferencial, a formação,  Linked Seas 2000 (LS2000) inte-                      e MDA
                                                                           Batimetria e    Dados
         o apoio METOC (METeorologia e OCeano-  grou pela primeira vez o REA no  Info Praias  D.U.        Categoria IV
         grafia), etc.                      EXOPLAN, e o I.H. está empe-                  Categoria II   REA Operacional
           A visita foi iniciada com uma reunião  nhado em assistir a Marinha no  Info      REA
                                                                            Satélite
         no gabinete do VALM Torres Sobral,  sentido de adoptar este conceito
                                                                           Categoria I
         seguindo-se um briefing sobre as capaci-  de operações.            REA
                        QUEDA DE AVIONETA JUNTO AO PORTINHO DA ARRÁBIDA

           Na tarde de 6 de Agosto, caiu no mar,
         próximo do Portinho da Arrábida, uma
         avioneta CESSNA 152 com dois tripulantes
         a bordo. De imediato foi desenvolvida uma
         operação de salvamento aéreo coordenada
         a partir do Comando Operacional da Força
         Aérea em estreita ligação com o Comando
         Naval e a Capitania de Setúbal. As buscas
         entretanto desenvolvidas, quer por aero-
         naves da Força Aérea, quer por embar-
         cações salva-vidas e da Polícia Marítima da
         Capitania do Porto de Setúbal resultaram
         infrutíferas, sendo afastada a hipótese de
         salvamento dos tripulantes com vida. Com
         base nos relatos de testemunhas oculares  O R.O.V. em preparação na tolda da “Andrómeda”.
         que se encontravam na praia, foi desen-
         volvida uma operação dirigida a partir do  de 72 horas, após a obtenção de contacto  evacuação de mergulhadores em caso de
         Comando Naval e em estreita ligação com  com a sonda multifeixe da "Coral" e poste-  eventual acidente de descompressão. Em
         o Instituto Hidrográfico, tendo por objec-  riormente confirmada pelos equipamentos  prontidão permaneceu, igualmente, a
         tivo localizar a aeronave acidentada no  da "Andrómeda", o ROV obteve a confir-  equipa de medicina hiperbárica e uma
         fundo do mar. Esta complexa operação  mação visual da aeronave sinistrada, afun-  câmara de descompressão da Hospital da
         teve início em 8 de Agosto, envolvendo os  dada a uma profundidade próxima dos 50  Marinha, além de uma ambulância medi-
         seguintes meios da Marinha:        metros, a cerca de 300 metros da posição  calizada, posicionada na Doca da Marinha,
           - Navio hidrográfico NRP "Andro-  inicialmente indicada, numa zona desig-  em Lisboa. As operações foram dadas por
         meda" transportando sonar lateral e  nada por Barbas de Cavalo. O ROV confir-  concluídas cerca das 14.00 horas do dia 12
         Remote Operated Vehicle (ROV);     mou, ainda, a existência de corpos a bordo.  de Agosto. As corpos dos tripulantes foram
           - Lancha hidrográfica UAM "Coral"  Uma vez localizada a aeronave, deu-se de  entregues, pela Polícia Marítima, ao
         (com sonda multifeixe);            imediato início a uma complexa operação  Delegado de Saúde de Setúbal.
           - Helicóptero Lynx;              de mergulho de intervenção envolvendo  Este é o terceiro sucesso da intervenção
           - Equipa reforçada de Mergulhadores  uma equipa reforçada de mergulhadores  dos meios do Instituto Hidrográfico na
         Sapadores do DMS 2;                sapadores constituída por dois oficiais, um  localização de destroços importantes
           - Embarcações da Capitania do Porto de  sargento e oito praças. No dia seguinte, os  naufragados. O primeiro foi a localização
         Setúbal e elementos da Polícia Marítima;  mergulhadores conseguiram passar cabos  de um "Corsair" da FAP caído no mar na
           - Câmara Hiperbárica, equipa médica e  à aeronave sinistrada, tendo esta sido içada  década de 80 e o segundo foi o navio de
         ambulância medicalizada do Hospital da  para a profundidade de 10 metros, onde  pesca "Bolama" cujo paradeiro se desco-
         Marinha (em prontidão);            foram retirados os corpos dos tripulantes e  nhecia, mas foi encontrado no fundo do
           - Comando Naval (MRCC Lisboa e   obtidas imagens para análise por parte das  mar, também com o apoio de um ROV, ao
         Estado-Maior da Esquadrilha de Sub-  autoridades encarregues da investigação  largo do Espichel. Interessa assinalar em
         marinos).                          do acidente. Durante a fase de mergulho a  todas estas operações a precisão da nave-
           A busca da zona revelou-se difícil de-  maior profundidade (abaixo de 40 metros),  gação executada pelas unidades do
         vido à acumulação de detritos e redes de  a área foi sobrevoada em permanência por  Instituto Hidrográfico, sem as quais a
         pesca no fundo. Contudo, ao fim de cerca  um helicóptero Lynx, pronto para efectuar  localização não seria possível.

         26 NOVEMBRO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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