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INSTITUTO HIDROGRÁFICO
APOIO AMBIENTAL ÀS OPERAÇÕES E EXERCÍCIOS NAVAIS
Teve lugar no Instituto Hidrográfico, dades actuais do Instituto
uma visita do Comandante da Flotilha, Hidrográfico para apoio opera- Produtos REA
CALM Henrique da Fonseca e do Director cional e sobre uma proposta de EBD
do CITAN-Centro de Instrução de Táctica implementação do conceito
Naval, CFR Carvalho Abreu, onde foram de operações Rapid Environmental Resultados
STOIC Modelos
abordados diversos aspectos relativos ao Assessement (REA) em exercícios e Previsões
Agrupamento de Navios Hidrográficos e à operações nacionais. Cartas Previsões METEO
Oceanografia Militar, trocando-se opiniões O REA é um conceito de ope- Especiais Maré
Previsões
sobre os futuros desenvolvimentos em rações (CONOPS) recentemente OCEANO
Cartas Sed.
áreas como a Carta Electrónica de Navega- adoptado pela NATO. O exercício Info Fundos INTEL
TDA
ção Oficial, o GPS Diferencial, a formação, Linked Seas 2000 (LS2000) inte- e MDA
Batimetria e Dados
o apoio METOC (METeorologia e OCeano- grou pela primeira vez o REA no Info Praias D.U. Categoria IV
grafia), etc. EXOPLAN, e o I.H. está empe- Categoria II REA Operacional
A visita foi iniciada com uma reunião nhado em assistir a Marinha no Info REA
Satélite
no gabinete do VALM Torres Sobral, sentido de adoptar este conceito
Categoria I
seguindo-se um briefing sobre as capaci- de operações. REA
QUEDA DE AVIONETA JUNTO AO PORTINHO DA ARRÁBIDA
Na tarde de 6 de Agosto, caiu no mar,
próximo do Portinho da Arrábida, uma
avioneta CESSNA 152 com dois tripulantes
a bordo. De imediato foi desenvolvida uma
operação de salvamento aéreo coordenada
a partir do Comando Operacional da Força
Aérea em estreita ligação com o Comando
Naval e a Capitania de Setúbal. As buscas
entretanto desenvolvidas, quer por aero-
naves da Força Aérea, quer por embar-
cações salva-vidas e da Polícia Marítima da
Capitania do Porto de Setúbal resultaram
infrutíferas, sendo afastada a hipótese de
salvamento dos tripulantes com vida. Com
base nos relatos de testemunhas oculares O R.O.V. em preparação na tolda da “Andrómeda”.
que se encontravam na praia, foi desen-
volvida uma operação dirigida a partir do de 72 horas, após a obtenção de contacto evacuação de mergulhadores em caso de
Comando Naval e em estreita ligação com com a sonda multifeixe da "Coral" e poste- eventual acidente de descompressão. Em
o Instituto Hidrográfico, tendo por objec- riormente confirmada pelos equipamentos prontidão permaneceu, igualmente, a
tivo localizar a aeronave acidentada no da "Andrómeda", o ROV obteve a confir- equipa de medicina hiperbárica e uma
fundo do mar. Esta complexa operação mação visual da aeronave sinistrada, afun- câmara de descompressão da Hospital da
teve início em 8 de Agosto, envolvendo os dada a uma profundidade próxima dos 50 Marinha, além de uma ambulância medi-
seguintes meios da Marinha: metros, a cerca de 300 metros da posição calizada, posicionada na Doca da Marinha,
- Navio hidrográfico NRP "Andro- inicialmente indicada, numa zona desig- em Lisboa. As operações foram dadas por
meda" transportando sonar lateral e nada por Barbas de Cavalo. O ROV confir- concluídas cerca das 14.00 horas do dia 12
Remote Operated Vehicle (ROV); mou, ainda, a existência de corpos a bordo. de Agosto. As corpos dos tripulantes foram
- Lancha hidrográfica UAM "Coral" Uma vez localizada a aeronave, deu-se de entregues, pela Polícia Marítima, ao
(com sonda multifeixe); imediato início a uma complexa operação Delegado de Saúde de Setúbal.
- Helicóptero Lynx; de mergulho de intervenção envolvendo Este é o terceiro sucesso da intervenção
- Equipa reforçada de Mergulhadores uma equipa reforçada de mergulhadores dos meios do Instituto Hidrográfico na
Sapadores do DMS 2; sapadores constituída por dois oficiais, um localização de destroços importantes
- Embarcações da Capitania do Porto de sargento e oito praças. No dia seguinte, os naufragados. O primeiro foi a localização
Setúbal e elementos da Polícia Marítima; mergulhadores conseguiram passar cabos de um "Corsair" da FAP caído no mar na
- Câmara Hiperbárica, equipa médica e à aeronave sinistrada, tendo esta sido içada década de 80 e o segundo foi o navio de
ambulância medicalizada do Hospital da para a profundidade de 10 metros, onde pesca "Bolama" cujo paradeiro se desco-
Marinha (em prontidão); foram retirados os corpos dos tripulantes e nhecia, mas foi encontrado no fundo do
- Comando Naval (MRCC Lisboa e obtidas imagens para análise por parte das mar, também com o apoio de um ROV, ao
Estado-Maior da Esquadrilha de Sub- autoridades encarregues da investigação largo do Espichel. Interessa assinalar em
marinos). do acidente. Durante a fase de mergulho a todas estas operações a precisão da nave-
A busca da zona revelou-se difícil de- maior profundidade (abaixo de 40 metros), gação executada pelas unidades do
vido à acumulação de detritos e redes de a área foi sobrevoada em permanência por Instituto Hidrográfico, sem as quais a
pesca no fundo. Contudo, ao fim de cerca um helicóptero Lynx, pronto para efectuar localização não seria possível.
26 NOVEMBRO 2000 • REVISTA DA ARMADA