Page 43 - Revista da Armada
P. 43

Operação “PRESTIGE”
                 Operação “PRESTIGE”




          O Comando Naval e o Incidente do Navio “PRESTIGE”
          O Comando Naval e o Incidente do Navio “PRESTIGE”



            ram 1345 (horas portuguesas) do dia 13  de diversos ministérios,
            de Novembro quando o petroleiro  englobando-se o CN,
         E“Prestige”, de pavilhão das Bahamas, e  DGAM, e o Instituto
         pertencente a uma companhia da Libéria, a  Hidrográfico (IH) na re-
         cerca de 28 milhas a oeste do cabo Finisterra,  presentação do MDN. Ao
         lançou um sinal de socorro em virtude de  CN coube acompanhar a
         estar sem máquinas, à deriva, e com um  situação no local através
         rombo no casco.                    de meios de superfície,
           Apesar do incidente ocorrer em águas de  recolher, compilar e
         responsabilidade de busca e salvamento  difundir todas as infor-
         espanholas o MRCC Lisboa foi informado da  mações da situação do
         situação no dia 14 de Novembro às 1053,  derrame e da localização  NRP “João Coutinho”.
         tendo desde logo salvaguardado a eventuali-  das manchas de poluição
         dade de necessidade de apoio para a acção  através das observações dos meios de super-  • N.R.P.”Shultz Xavier” – 05 a 28 de
         SAR em curso.                      fície, dos aéreos, e de dados fornecidos pelo  Dezembro – combate à poluição. Equipado
           Após terem sido retirados, na tarde de  elemento da DGAM junto do gabinete de  com equipamento de recolha de poluição.
         dia 13, pelo helicóptero espanhol “Pesca  crise da Corunha – Espanha. Diariamente  • N.R.P.”Bacamarte” – 11 a 19 de
         I”, 31 tripulantes (ficando apenas a bordo  foram empenhados meios de superfície e  Dezembro – combate à poluição. Equipado
         o comandante e mais três tripulantes que  aéreos para a monitorização e caracteriza-  com equipamento de recolha de poluição.
         desembarcaram dia 18 às 1649 no    ção das manchas de poluição, envolvendo  • N.R.P.”Andrómeda” – 12 a 19 de
         mesmo helicóptero), o navio começou a  observação visual, medição de volumetria  Dezembro – combate à poluição.
         ser rebocado para NE e depois (tarde de  da poluição, recolha de amostras e recolha  • N.R.P.”Limpopo” – 24 Novembro a 10
         dia 14) para NW pelos rebocadores  de poluição. Após  a compilação da infor-  de Dezembro – combate à poluição, efec-
         espanhóis “Ria de Vigo”, “Charuca  mação recolhida, esta foi sendo enviada  tuando controlo das operações superfície,
         Silveira” e “Alonso Chaves” e pelo rebo-  diariamente para o IH, DGAM, Gabinete do  monitorizando poluição através comuni-
         cador chinês “Deda”. Ao fim da tarde de  CEMA e Estado-Maior da Armada.  cações com aéreo.
         14 o reboque alterou o rumo para SW até  Foram empenhados 11 meios navais e  • N.R.P.”Save” – 09 a 29 de Dezembro –
         dia 18 às 2240, altura em que se encon-  aeronaves da Força Aérea Portuguesa (FAP)  combate à poluição, efectuando controlo das
         trava a cerca de 35 milhas da ZEE  num total de 48 missões aéreas (até 27 de  operações superfície, monitorizando
         nacional. Nessa altura, já se encontrava  Dezembro).                  poluição através de comunicações com
         nas proximidades, no limite norte da  Sob o comando e controlo operacional do  aeronaves.
         nossa ZEE, o N.R.P. “João Coutinho” que  CN, operaram os seguintes navios (até 27 de  • N.R.P.”Zaire” – 20 a 25 de Novembro –
         havia chegado ao local no dia 18 ás  Dezembro):                       combate à poluição, efectuando controlo das
         2040, com a missão de impedir o      • N.R.P.”João Coutinho” – 18 a 21 e 29 a  operações superfície, monitorizando
         “Prestige” de entrar na mencionada zona  30 de Novembro – combate à poluição, efec-  poluição através de comunicações com
         económica.                         tuando acompanhamento da situação e  aeronaves.
           Às 1023 horas do dia 19, na posição  recolha de amostras.             • N.R.P.”Rio Minho” – Colocação de bar-
         42º 13’N - 012º 04’W, o navio partia-se em  • N.R.P.”João Roby” – 30 de Novembro a  reiras de protecção.
         dois, tendo-se afundado às 1520 na posição  01 de Dezembro – combate à poluição, efec-  É de referir também o empenhamento do
         42º 11’N - 012º 04’W. Uma enorme quan-  tuando acompanhamento da situação e  navio norueguês “Northern Corona” na
         tidade de fuel foi então libertada.  recolha de amostras.             recolha de poluição, designadamente no
           Na sequência do desastre ambiental e da  • N.R.P.”Sacadura Cabral” – 19 a 24 de  dia 14 de Dezembro, quando recolheu
         ameaça à costa nacional, foi estabelecido  Novembro – combate à poluição, efectuando  duas bolsas com cerca de 80 CUM’s, que
         um gabinete de acompanhamento dirigido  acompanhamento da situação e recolha de  se encontravam a cerca de 5 milhas da
         pelo MEDN e composto por representantes  amostras.                    costa portuguesa, a oeste de Viana do
                                                                • N.R.P.”Afonso  Castelo.
                                                              Cerqueira” – 25 e  Um dos pontos dignos de realce emer-
                                                              26 de Novembro –  gentes de toda esta situação foi o excelente
                                                              combate à poluição,  relacionamento e colaboração entre as várias
                                                              efectuando acom-  entidades  e organismos envolvidos – A
                                                              panhamento da si-  DGAM, a FAP, o CZMN, o IH e o Centro de
                                                              tuação e recolha de  crise na Corunha.
                                                              amostras.          Actualmente, mantém-se o acompa-
                                                                Os meios navais  nhamento da situação, estando a poluição
                                                              empenhados, sob o  libertada junto à posição de afundamento
                                                              controlo operacional  sob atenta vigilância, não oferecendo, desde
                                                              do Comando de Zo-  já, perigo para a nossa orla costeira.
                                                              na Marítima do Nor-
         NRP “Shultz Xavier”.                                 te (CZMN), foram:            (Colaboração do Comando Naval)
                                                                                      REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2003  5
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48