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suportada por um núcleo de 15 elementos, ração de cartas síntese
aos quais competia: de informação meteo-
- Recepção de informação sobre obser- rológica;
vações provenientes dos meios aéreos e - Elaboração de si-
navais nacionais e estrangeiros; mulações de deriva, a
- Aquisição (via Internet) dos dados de 2, 3 e 6 dias, das man-
agitação marítima das bóias ondógrafo chas de fuel, recor-
operadas pelo IH (Leixões) e pelos Puertos rendo aos modelos
del Estado na Galiza; “DERIVA”, “HOPS”,
- Aquisição (via Internet) dos dados de “WW3”, “SWAN” e
meteorologia das estações meteorológicas “REBENTA” (quando
operadas pelo IH (Viana do Castelo) e pelos aplicáveis);
Puertos del Estado na Galiza; - Preparação de in-
- Aquisição de imagens satélite prove- formação,em formato
niente do Plymouth Marine Laboratory adequado, para os se-
(com informação de temperaturas à super- guintes destinatários: Modelo HOPS de Circulação (A escala de cores é uma escala de temperaturas da
água à superfície, indicando a dimensão dos vectores a intensidade das correntes)
fície); • Gabinete de Crise
- Aquisição de imagens satélite prove- presidido pelo Ministro de Estado e da • Organismos técnico-científicos nacio-
niente da Agência Espacial Europeia (com Defesa Nacional (mensagens, faxes, e-mails, nais e estrangeiros que potencialmente
imagens radar); relatórios); pudessem desenvolver trabalho científico
- Aquisição do posicionamento dos sis- • Chefe do Estado-Maior da Armada, no acompanhamento da situação (in-
temas derivantes (tipo “ARGOS”) lançados Estado-Maior da Armada, Direcção-Geral formação prestada diariamente a partir de
pelo IH e por organismos espanhóis e fran- da Autoridade Marítima, Comando Naval, 22 de Novembro por e-mail);
ceses (numa 2ª fase); Comando da Zona Marítima do Norte e • Órgãos de comunicação social nacio-
- Aquisição (via Internet) dos modelos representante português no Gabinete de nais e estrangeiros (e-mail, Internet e brie-
de meteorologia e agitação marítima do Crise espanhol sediado na Corunha (te- fings diários ou sempre que necessário).
exterior (FNMOC, IM), análise e interpre- lefone, mensagens, faxes, e-mails, rela-
tação desses dados e consequente elabo- tórios); (Colaboração do IH)
Incidente do “PRESTIGE”
Incidente do “PRESTIGE”
Acções mais relevantes no âmbito da Direcção-Geral da Autoridade Marítima
O INÍCIO DOS ACONTECIMENTOS A LIGAÇÃO COM ESPANHA tanto rendido pelo Engº Pecorelli ao
qual sucedeu o Comandante
O incidente do “Prestige” foi conhecido Cumpridas as formalidades, o oficial Fernandes Carvalho.
na DGAM na parte da tarde de 13 de de ligação português, Eng. Freire, foi
Novembro. integrado no dia 20NOV no Centro de A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Ainda nessa noite foi contactado um Crise Espanhol, o qual já tinha represen-
dirigente do Centro de Operações da So- tantes do CEDRE, da ITOPF, da OSRL, do Desde o início do incidente que a
ciedade de Salvamento (SASEMAR) em Governo Holandês e da Marinha Comissão Europeia foi acompanhando a
Madrid que confirmou o incidente com os Francesa. situação e activou, no âmbito do “Meca-
contornos já referidos, informando tam- A ligação estabelecida haveria de ser da nismo Comunitário”, o “Monitoring and
bém que o navio se dirigia para o alto maior utilidade para ambos os países, de- Information Centre “(MIC).
mar, afastando-se da costa, e que a coor- signadamente para a coordenação entre os O Mecanismo foi criado pela Decisão
denação da operação estava a cargo do voos dos aviões e helicópteros franceses, 2001/792/EC, Euratom de 23OUT01,
Centro de Controlo de Vigo. espanhóis e portugueses, cujos voos, entrou em vigor em 1JAN2002, e destina-
A partir deste dia sucederam-se os con- inicialmente, foram feitos sem uma coor- se a facilitar o reforço da cooperação
tactos com Madrid e com os Centros de denação centralizada. A partir do dia entre Estados Membros, na área das inter-
Coordenação de Vigo, Finisterra e Coruña 28NOV essa
tendo este último assumido a coorde- coordenação
nação da operação de salvamento no dia passou a ser
18 de Novembro. efectuada pelo
Nessa mesma tarde, na sequência da Comandante da
decisão do Governo Português de não Base Aérea de
aceitar um eventual pedido de entrada do Santiago, Espa-
navio “PRESTIGE” em águas nacionais, foi nha.
estabelecido um contacto telefónico A importância
urgente, ao qual se seguiu um telefax reconhecida
para notificação do armador daquela dessa ligação
decisão. motivaria a per-
Perspectivando-se uma grave evolução manência em
da situação foi decidido enviar em Espanha até ao
19NOV02 para o Centro de Crise em “La dia 8JAN2003
Coruña” um oficial da DGAM para facili- do oficial de li-
tar o intercâmbio de informação entre gação inicial
Espanha e Portugal. que foi entre- A popa do “Prestige” a afundar-se.
REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2003 7