Page 45 - Revista da Armada
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suportada por um núcleo de 15 elementos,  ração de cartas síntese
         aos quais competia:                de informação meteo-
           - Recepção de informação sobre obser-  rológica;
         vações provenientes dos meios aéreos e  - Elaboração de si-
         navais nacionais e estrangeiros;   mulações de deriva, a
           - Aquisição (via Internet) dos dados de  2, 3 e 6 dias, das man-
         agitação marítima das bóias ondógrafo  chas de fuel, recor-
         operadas pelo IH (Leixões) e pelos Puertos  rendo aos modelos
         del Estado na Galiza;              “DERIVA”, “HOPS”,
           - Aquisição (via Internet) dos dados de  “WW3”, “SWAN” e
         meteorologia das estações meteorológicas  “REBENTA” (quando
         operadas pelo IH (Viana do Castelo) e pelos  aplicáveis);
         Puertos del Estado na Galiza;        - Preparação de in-
           - Aquisição de imagens satélite prove-  formação,em formato
         niente do Plymouth Marine Laboratory  adequado, para os se-
         (com informação de temperaturas à super-  guintes destinatários:  Modelo HOPS de Circulação (A escala de cores é uma escala de temperaturas da
                                                                água à superfície, indicando a dimensão dos vectores a intensidade das correntes)
         fície);                              • Gabinete de Crise
           - Aquisição de imagens satélite prove-  presidido pelo Ministro de Estado e da  • Organismos técnico-científicos nacio-
         niente da Agência Espacial Europeia (com  Defesa Nacional (mensagens, faxes, e-mails,  nais e estrangeiros que potencialmente
         imagens radar);                    relatórios);                       pudessem desenvolver trabalho científico
           - Aquisição do posicionamento dos sis-  • Chefe do Estado-Maior da Armada,  no acompanhamento da situação (in-
         temas derivantes (tipo “ARGOS”) lançados  Estado-Maior da Armada,  Direcção-Geral  formação prestada diariamente a partir de
         pelo IH e por organismos espanhóis e fran-  da Autoridade Marítima, Comando Naval,  22 de Novembro por e-mail);
         ceses (numa 2ª fase);              Comando da Zona Marítima do Norte e  • Órgãos de comunicação social nacio-
           - Aquisição (via Internet) dos modelos  representante português no Gabinete de  nais e estrangeiros (e-mail, Internet e brie-
         de meteorologia e agitação marítima do  Crise espanhol sediado na Corunha (te-  fings diários ou sempre que necessário).
         exterior (FNMOC, IM), análise e interpre-  lefone, mensagens, faxes, e-mails, rela-
         tação desses dados e consequente elabo-  tórios);                                          (Colaboração do IH)

                                     Incidente do “PRESTIGE”
                                     Incidente do “PRESTIGE”

          Acções mais relevantes no âmbito da Direcção-Geral da Autoridade Marítima


         O INÍCIO DOS ACONTECIMENTOS        A LIGAÇÃO COM ESPANHA              tanto rendido pelo Engº Pecorelli ao
                                                                               qual sucedeu o Comandante
           O incidente do “Prestige” foi conhecido  Cumpridas as formalidades, o oficial  Fernandes Carvalho.
         na DGAM na parte da tarde de 13 de  de ligação português, Eng. Freire, foi
         Novembro.                          integrado no dia 20NOV no Centro de A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
           Ainda nessa noite foi contactado um  Crise Espanhol, o qual já tinha represen-
         dirigente do Centro de Operações da So-  tantes do CEDRE, da ITOPF, da OSRL, do  Desde o início do incidente que a
         ciedade de Salvamento (SASEMAR) em  Governo Holandês e da Marinha     Comissão Europeia foi acompanhando a
         Madrid que confirmou o incidente com os  Francesa.                    situação e activou, no âmbito do “Meca-
         contornos já referidos, informando tam-  A ligação estabelecida haveria de ser da  nismo Comunitário”, o “Monitoring and
         bém que o navio se dirigia para o alto  maior utilidade para ambos os países, de-  Information Centre “(MIC).
         mar, afastando-se da costa, e que a coor-  signadamente para a coordenação entre os  O Mecanismo foi criado pela Decisão
         denação da operação estava a cargo do  voos dos aviões e helicópteros franceses,  2001/792/EC, Euratom de 23OUT01,
         Centro de Controlo de Vigo.        espanhóis e portugueses, cujos voos,  entrou em vigor em 1JAN2002, e destina-
           A partir deste dia sucederam-se os con-  inicialmente, foram feitos sem uma coor-  se a facilitar o reforço da cooperação
         tactos com Madrid e com os Centros de  denação centralizada. A partir do dia  entre  Estados Membros, na área das inter-
         Coordenação de Vigo, Finisterra e Coruña  28NOV  essa
         tendo este último assumido a coorde-  coordenação
         nação da operação de salvamento no dia  passou a ser
         18 de Novembro.                    efectuada pelo
           Nessa mesma tarde, na sequência da  Comandante da
         decisão do Governo Português de não  Base Aérea de
         aceitar um eventual pedido de entrada do  Santiago, Espa-
         navio “PRESTIGE” em águas nacionais, foi  nha.
         estabelecido um contacto telefónico  A importância
         urgente, ao qual se seguiu um telefax  reconhecida
         para notificação do armador daquela  dessa ligação
         decisão.                           motivaria a per-
           Perspectivando-se uma grave evolução  manência em
         da situação foi decidido enviar em  Espanha até ao
         19NOV02 para o Centro de Crise em “La  dia 8JAN2003
         Coruña” um oficial da DGAM para facili-  do oficial de li-
         tar o intercâmbio de informação entre  gação inicial
         Espanha e Portugal.                que foi entre-  A popa do “Prestige” a afundar-se.

                                                                                      REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2003  7
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