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Remodelação do Farolim da P.  da Agulha
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           Remodelação do Farolim da P.  da Agulha

                                       Ilhas Desertas – Madeira


         INTRODUÇÃO                                                                       tes várias tentativas algo frustadas de
           A remodelação do Farolim da                                                    desembarcar pessoal e material no
         P.  da Agulha insere-se num con-                                                 ilhéu devido às condições de mar
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         junto de obras de modernização e                                                 resultantes do habitual alíseo de
         beneficiação que têm sido levadas                                                 NE. E só no dia 21 de Julho pelas
         a cabo em pequenos faróis e faro-                                                1330 se iniciou o desembarque de
         lins que, devido às suas condições                                               todo o pessoal mergulhador e  fa-
         de isolamento e necessária autono-                                               roleiro com o apoio dos dois botes
         mia, carecem de estruturas e equi-                                               do navio e do PNM. Até às 2145
         pamentos menos exigentes e mais                                                  o pessoal mergulhador procedeu
         fiáveis, de forma a permitirem visi-                                              à colocação do material explosivo
         tas de rotina anuais.                                                            que implicava a execução de cerca
                     ta
           O farolim da P.  da Agulha foi                                                 de 50 orifícios na estrutura do faro-
         construído em 1961, na extremida-                                                lim, através de martelo hidráulico.
         de sul do cordão insular constituído   Implusão do antigo Farolim da P.  da Agulha.  O pessoal faroleiro desmontou en-
                                                     ta
         pelas Ilhas Desertas, mais propria-                                              tretanto todo o equipamento apro-
         mente no Ilhéu Bugio. Este ilhéu apresenta uma con-  zona de acesso ao ilhéu e sem deixar vestígios nas fa-  veitável, destacando-se a tarefa da desmontagem da
         figuração afilada, com relevo abrupto, escarpado e  lésias adjacentes.  lanterna e óptica, de dimensões e peso consideráveis,
         desprovido de qualquer zona de planalto.  Constituí-  A Escola de Mergulhadores, através do seu pessoal   o que, atendendo às condições de acesso e degra-
         do por uma torre prismática hexagonal em betão com  técnico especializado em demolições predispôs-se a   dação do patim superior, se tornava particularmente
         14 metros de altura, o farolim apresentava já na déca-  executar a operação tendo elaborado um breve estudo   difícil e perigosa. O saldo deste meio dia de traba-
         da de 90, grande parte do ferro das nervuras laterais  do impacte da implusão, exigido pelo PNM, e  proce-  lho foi altamente proveitoso excedendo -se todas as
         destacado  da estrutura, profundamente oxidado e o  dido aos preparativos para a  execução da operação,   expectativas. O navio permaneceu nas proximidades
         interior do farolim indiciava zonas de enfraquecimen-  quando esta veio a ser  superiormente autorizada.  do farolim tendo entretanto fundeado, mantendo-se
         to da estrutura de betão com as plataformas superio-  A intervenção que viria a ocorrer em Julho de   em condições de segurança e de apoio às opera-
         res e varandins em fase de eminente ruína.    2003, consistia basicamente na demolição da estru-  ções em terra.
                                            tura de betão e sua substituição por uma estrutura   No dia 22, logo após os primeiros alvores, de-
         RECONHECIMENTO                     modular de fibra de vidro com vários módulos, en-  sembarcou a equipa de mergulhadores/faroleiros
           A intervenção deveria ocorrer no período de Ve-  cimada por uma moderna lanterna de acrílico, Tide-  para concluir a colocação dos explosivos. Por volta
         rão para aproveitar as melhores condições de mar,  land ML300, mantendo-se o sistema de alimentação   das 1130 todo o pessoal, excepto os 3 mergulhado-
         necessárias para um conveniente acesso e transporte  com os mesmos painéis solares.    res recolheu a bordo para se proceder à demolição.
         dos materiais. Assim, para permitir um adequado pla-  Por parte do Comando da ZMM foi garantido o   Às 1248, após 3 rebentamentos, o farolim foi demo-
         neamento foi feito um reconhecimento local, com a  apoio logístico do NRP “Schultz Xavier”, eventualmen-  lido com total sucesso uma vez que toda a estrutu-
         colaboração do NRP “Cuanza” disponibilizado pelo  te complementado pela LF em comissão na Madeira.  ra e detritos resultantes se projectaram na direcção
         Comando da Zona Marítima da Madeira, tendo sido                       planeada, não deixando qualquer impacte visual. O
         através do mesmo Comando programados contactos   EXECUÇÃO             pessoal faroleiro desembarcou entretanto para proce-
         com Parque Natural da Madeira (PNM), porque o fa-  Concedida a autorização superior por parte do  der às operações de limpeza e preparação da sapata
         rolim se localiza dentro da sua área de reserva natural,  Comando Naval para o fornecimento dos explosi-  de fixação da nova estrutura.
         no sentido de se encontrar a melhor solução para a  vos e para o envolvimento do pessoal operacional,   Às 1800, após trabalho intenso, os faroleiros con-
         execução da obra, sem molestar uma zona de reser-  foi prontamente embarcado no “Portinho da Costa”  cluíram a execução da sapata, a fixação provisória
         va integral de protecção ao lobo marinho, espécie  todo o material de demolição e a nova lanterna, no  do módulo base, a instalação e ligação dos painéis
         autóctone e em risco de extinção.  NRP “Sacadura Cabral”, em viagem de instrução e  solares e a montagem da nova lanterna, que foi testa-
           O reconhecimento local foi efectuado  com boas  escala no Funchal. Todo o restante material tinha en-  da revelando perfeitas condições de funcionamento.
         condições de tempo e de mar, o que veio permi-  tretanto já embarcado no “Schultz Xavier” e os mó-  Às 1815 o navio iniciou o regresso ao Funchal.
         tir um relativamente fácil desembarque no ilhéu,  dulos de fibra no “Cuanza”.
         apesar de se tornar evidente que só com condições   Depois de uma reunião de preparação realizada  CONCLUSÃO
         semelhantes seria possível desembarcar o pessoal  no dia 15 de Julho, foram efectuadas nos dias seguin-  O presente trabalho, que se encontrava já progra-
         e todo o material envolvido na                                                    mado há dois anos, revestia-se de
         execução do trabalho.  A visita                                                   particulares dificuldades, principal-
         ao farolim revelou, para além de                                                  mente pelo difícil acesso ao local
         um percurso difícil e perigoso, um                                                e a necessidade de “desmontar” a
         elevado estado de degradação do                                                   relativamente grande estrutura de
         farolim e a constatação da inevi-                                                 betão, de recuperação impossível,
         tabilidade e urgência de actuação                                                 de forma necessariamente rápida e
         naquela infra-estrutura.                                                          com reduzido impacte numa zona,
           Estando já equacionada a neces-                                                 ainda por cima constituindo reser-
         sidade de demolir o farolim existen-                                              va integral no PNM. As dificuldades
         te e havendo a convicção que esta                                                 adivinhadas vieram a revelar-se no
         só poderia ocorrer pelo método da                                                 terreno, mas a necessária persistên-
         implosão, havia que garantir que                                                  cia e o grande empenho dos inter-
         a queda da estrutura do farolim                                                   venientes permitiram a conclusão
         só poderia ser provocada desde                                                    da operação, com total sucesso.
         que os seus detritos se acumulas-                                                                     Z
         sem numa zona restricta, sem vir                                                             (Colaboração da
         a obstruir a estreita entrada para a   O novo Farolim da P.  da Agulha.                    Direcção de Faróis)
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                                                                                     REVISTA DA ARMADA U JANEIRO 2004  21
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