Page 86 - Revista da Armada
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Navegação+exacta@mar.pt
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INTRODUÇÃO TESTES EM TERRA
Conforme foi noticiado na al- As estações DGPS calculam cor-
tura, não só aqui na Revista da recções diferenciais que são váli-
Armada, mas também noutros das para a sua exacta localização,
órgãos de comunicação social, mas que perdem alguma da sua
as estações DGPS (Differential validade à medida que aumenta
GPS) de Portugal continental a distância até ao utilizador. Este
foram inauguradas em 9 de De- fenómeno é designado por descor-
zembro de 2002 pelo Ministro de relação espacial e decorre do facto
Estado e da Defesa Nacional. Nes- de alguns dos erros compensados
sa data, as estações do Carvoeiro pela estação DGPS variarem com
e de Sagres começaram a trans- o espaço, ou seja terem diferentes
mitir e atingiram o estado que se magnitudes em diferentes locais. É
costuma designar em terminolo- o caso dos erros sofridos pelos si-
gia inglesa por Initial Operational nais ao atravessarem a troposfera e
Capability. A partir daí e durante a ionosfera, pois, à medida que os
um período de um ano o Instituto Hidrográfico, insuficiente para as mais exigentes, como nave- navegantes se afastam da estação, verifica-se que
com a colaboração de algumas unidades navais gação portuária, levantamentos hidrográficos, co- a componente da troposfera e da ionosfera atra-
na dependência do Comando Naval, conduziu locação de bóias e dragagens. Além disso, exis- vessada pelo sinal vai diferindo. Ou seja, a estação
extensos testes de validação com vista a decla- te um conjunto de aplicações militares-navais calcula correcções diferenciais que eliminam esses
rar a Final Operational Capability das estações (nomeadamente no âmbito da guerra anfíbia: erros no local onde está instalada, mas, como os
DGPS nacionais. reconhecimento de praias e apoio de fogos; e erros variam em função do espaço, a uma deter-
Neste artigo, dar-se-á conta dos resultados da guerra de minas: rocega de minas e navega- minada distância da estação o valor desses erros
obti dos nas experiências efectuadas e far-se-á ção em canal rocegado), que exigem um grau de é ligeiramente diferente do seu valor junto à esta-
um ponto de situação relativamente à 2ª fase exactidão apenas alcançável através da técnica ção, pelo que o utilizador ao aplicar as correcções
deste projecto, que compreenderá a instalação diferencial, que consiste na transmissão de cor- diferenciais não os anula totalmente. À medida
das estações DGPS dos Açores e da Madeira. No recções, as quais compensam os erros sofridos que aumenta a distância da estação ao utilizador,
entanto, antes disso importa relembrar as vanta- pelos sinais dos satélites GPS, nomeadamente ao maior é a componente dos erros não totalmente
gens e benefícios do sistema DGPS para os na- atravessarem a troposfera e a ionosfera. anulada, i.e. menor é a validade das correcções
vegantes marítimos. Além disso, o GPS tem uma grande lacuna diferenciais, pelo que o erro final do utilizador
que é a insuficiente cobertura da esfera celeste DGPS vai aumentando ligeiramente.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO por parte das estações de monitorização dos sa- A Association Internationale de Signalisation
SISTEMA DGPS télites, o que significa que os satélites podem ava- Maritime / International Association of Lighthouse
riar e transmitir sinais errados sem que as estações Authorities (AISM/IALA) e as autoridades norte-
O GPS é um sistema de radionavegação cons- de monitorização detectem a falha e a corrijam. americanas afirmam que a exactidão do DGPS
tituído por 24 satélites, que permitem determinar Como resultado, um satélite pode transmitir dados se degrada a uma taxa aproximada de 1 m por
a posição com grande exactidão em qualquer errados durante 2 a 6 horas, antes que os utiliza- cada 150 km (i.e. 80 milhas) de distância à esta-
parte do globo, a qualquer hora e com quais- dores sejam avisados dessa situação. Esta lacuna ção transmissora.
quer condições atmosféricas. O desempenho é compensada pelas estações DGPS que seguem Para determinar com dados empíricos o cres-
actual do sistema GPS permite aos utilizadores continuamente todos os satélites GPS visíveis, de- cimento dos erros com o aumento da distância à
obter a posição com uma exactidão que, de tectando em tempo quase real eventuais anoma- estação transmissora, foi idealizada uma experiên-
acordo com as autoridades americanas, se ci- lias e mandando para o ar um sinal alertando os cia em que foram montados 7 receptores DGPS
fra entre 13 e 36 m (95%). Este valor serve para receptores DGPS para deixarem de usar o satélite ao longo da costa portuguesa, espaçados uns dos
uma boa parte das aplicações marítimas, mas é avariado no cálculo da respectiva posição. outros aproximadamente por 50 milhas e todos
Estação DGPS de Sagres.
12 MARÇO 2004 U REVISTA DA ARMADA