Page 86 - Revista da Armada
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         INTRODUÇÃO                                                                      TESTES EM TERRA
           Conforme foi noticiado na al-                                                   As estações DGPS calculam cor-
         tura, não só aqui na Revista da                                                 recções diferenciais que são váli-
         Armada, mas também noutros                                                      das para a sua exacta localização,
         órgãos de comunicação social,                                                   mas que perdem alguma da sua
         as estações DGPS (Differential                                                  validade à medida que aumenta
         GPS) de Portugal continental                                                    a distância até ao utilizador. Este
         foram inauguradas em 9 de De-                                                   fenómeno é designado por descor-
         zembro de 2002 pelo Ministro de                                                 relação espacial e decorre do facto
         Estado e da Defesa Nacional. Nes-                                               de alguns dos erros compensados
         sa data, as estações do Carvoeiro                                               pela estação DGPS variarem com
         e de Sagres começaram a trans-                                                  o espaço, ou seja terem diferentes
         mitir e atingiram o estado que se                                               magnitudes em diferentes locais. É
         costuma designar em terminolo-                                                  o caso dos erros sofridos pelos si-
         gia inglesa por Initial Operational                                             nais ao atravessarem a troposfera e
         Capability. A partir daí e durante                                              a ionosfera, pois, à medida que os
         um período de um ano o Instituto Hidrográfico,  insuficiente para as mais exigentes, como nave-  navegantes se afastam da estação, verifica-se que
         com a colaboração de algumas unidades navais  gação portuária, levantamentos hidrográficos, co-  a componente da troposfera e da ionosfera atra-
         na dependência do Comando Naval, conduziu  locação de bóias e dragagens. Além disso, exis-  vessada pelo sinal vai diferindo. Ou seja, a estação
         extensos testes de validação com vista a decla-  te um conjunto de aplicações militares-navais  calcula correcções diferenciais que eliminam esses
         rar a Final Operational Capability das estações  (nomeadamente no âmbito da guerra anfíbia:  erros no local onde está instalada, mas, como os
         DGPS nacionais.                    reconhecimento de praias e apoio de fogos; e  erros variam em função do espaço, a uma deter-
           Neste artigo, dar-se-á conta dos resultados  da guerra de minas: rocega de minas e navega-  minada distância da estação o valor desses erros
         obti dos nas experiências efectuadas e far-se-á  ção em canal rocegado), que exigem um grau de  é ligeiramente diferente do seu valor junto à esta-
         um ponto de situação relativamente à 2ª fase  exactidão apenas alcançável através da técnica  ção, pelo que o utilizador ao aplicar as correcções
         deste projecto, que compreenderá a instalação  diferencial, que consiste na transmissão de cor-  diferenciais não os anula totalmente. À medida
         das estações DGPS dos Açores e da Madeira. No  recções, as quais compensam os erros sofridos  que aumenta a distância da estação ao utilizador,
         entanto, antes disso importa relembrar as vanta-  pelos sinais dos satélites GPS, nomeadamente ao  maior é a componente dos erros não totalmente
         gens e benefícios do sistema DGPS para os na-  atravessarem a troposfera e a ionosfera.  anulada, i.e. menor é a validade das correcções
         vegantes marítimos.                  Além disso, o GPS tem uma grande lacuna  diferenciais, pelo que o erro final do utilizador
                                            que é a insuficiente cobertura da esfera celeste  DGPS vai aumentando ligeiramente.
         BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO          por parte das estações de monitorização dos sa-   A Association Internationale de Signalisation
         SISTEMA DGPS                       télites, o que significa que os satélites podem ava-  Maritime / International Association of Lighthouse
                                            riar e transmitir sinais errados sem que as estações  Authorities (AISM/IALA) e as autoridades norte-
           O GPS é um sistema de radionavegação cons-  de monitorização detectem a falha e a corrijam.  americanas afirmam que a exactidão do DGPS
         tituído por 24 satélites, que permitem determinar  Como resultado, um satélite pode transmitir dados  se degrada a uma taxa aproximada de 1 m por
         a posição com grande exactidão em qualquer  errados durante 2 a 6 horas, antes que os utiliza-  cada 150 km (i.e. 80 milhas) de distância à esta-
         parte do globo, a qualquer hora e com quais-  dores sejam avisados dessa situação. Esta lacuna  ção transmissora.
         quer condições atmosféricas. O desempenho  é compensada pelas estações DGPS que seguem   Para determinar com dados empíricos o cres-
         actual do sistema GPS permite aos utilizadores  continuamente todos os satélites GPS visíveis, de-  cimento dos erros com o aumento da distância à
         obter a posição com uma exactidão que, de  tectando em tempo quase real eventuais anoma-  estação transmissora, foi idealizada uma experiên-
         acordo com as autoridades americanas, se ci-  lias e mandando para o ar um sinal alertando os  cia em que foram montados 7 receptores DGPS
         fra entre 13 e 36 m (95%). Este valor serve para  receptores DGPS para deixarem de usar o satélite  ao longo da costa portuguesa, espaçados uns dos
         uma boa parte das aplicações marítimas, mas é  avariado no cálculo da respectiva posição.  outros aproximadamente por 50 milhas e todos

























         Estação DGPS de Sagres.
         12  MARÇO 2004 U REVISTA DA ARMADA
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