Page 307 - Revista da Armada
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África, para sul das ilhas Canárias, tendo dos de navegação, com recurso à altura
como destino o porto do Mindelo, na ilha dos astros, fazem-se quase todos os tipos
de S. Vicente, na República de Cabo Verde. de pontos astronómicos: aos crepúsculos,
A derrota percorrida foi muito conhecida passagem meridiana ante e post-meridiana
dos navios à vela portugueses durante as e alturas iguais do sol. É uma tarefa suges-
grandes viagens oceânicas no século XV tiva e cativante que envolve naturalmente
e XVI. Navegando para sul, os marinhei- os cadetes da classe de Marinha – para as
ros lusos apanhavam a força da corrente observações e cálculos – e os restantes para
das Canárias, que corre nesse sentido, tal ajudarem a controlar os conta-segundos e
como os ventos variáveis que sopram de fazerem os respectivos registos. Como é
Nordeste, como força motriz. sobejamente reconhecido, a “Sagres” é o
Neste trânsito para o porto do Mindelo, navio de instrução por excelência, remon-
utilizou-se a sala de aulas para realizar apre- tando as suas raízes ao período de ouro da
sentações, briefings, reuniões de trabalho e, navegação à vela.
claro está, serem ministradas aulas. Aulas a De 4 a 9 de Julho o navio-escola “Sagres”
bordo, já com os alunos integrados no regi- permaneceu em Saint-Malo, cidade simbó-
me de quartos. Aplicação de conhecimen- lica, durante séculos, do corso francês. Este
tos em tão diferentes áreas como Comuni- porto foi um ponto de encontro dos veleiros
cações, Abastecimento, Mecânica e L.A., que iriam participar na regata Torbay/Lisboa.
Electrotecnia, Artilharia, Saúde, Navegação NRP “Sagres”. Organizada pela Tall Ships Association, e re-
e Regulamentos. pontos astronómicos. A navegação astro- alizada com o actual objectivo de reunir os
O navio esteve na cidade da Praia entre nómica, nestas viagens, é uma das pedras jovens e dar-lhes a conhecer o que de bom
07 e 11JUN, findo os quais iniciou uma basilares das novas abordagens e aprendi- e belo o mar encerra, esta regata - que co-
tirada de vinte e dois dias sem memorou este ano o 50º aniversá-
ver terra, no trânsito para Saint rio da sua primeira edição - é uma
Malo(França). Embrenhados na grande celebração da Europa Ma-
rotina do mar e do vento, ao sa- rítima, onde participam, veleiros
bor das vagas e das correntes, os e navios-escola de vários países e
cadetes entraram no trabalho “na- marinhas. Este ano, Lisboa acolheu
tural” de bordo, pondo à prova novamente, passados cinquenta
a sua verdadeira vocação para a anos da primeira regata (que tinha
vida no mar, que fará deles mari- também eleito na altura a “cidade
nheiros, para poderem ser os Ofi- das sete colinas” como porto de
ciais da Marinha que se espera. É destino), os navios que zarparam
sem dúvida, nestas ocasiões, sem de Torbay, reunindo, num inesque-
a terra à vista, que se criam hábi- cível cortejo naval, no estuário do
tos de vivência a bordo, espírito Tejo, a dia 23 Julho, cerca de uma
de corpo nos laços que se tecem centena de veleiros e navios-esco-
com a guarnição, sentido do dever la de todo o mundo. Daqui, a “Sa-
perante os desafios que se erguem gres” efectuou um cruzeiro até ao
a cada instante. A prática rotinei- Actividade de instrução a bordo. porto de Cádiz, já fora do âmbito
ra é aquela que já fomos dando conta: os zagens. Regressando à ancestralidade dos da regata, ficando aí de 26 a 29 de Julho.
quartos, os serviços de bordo, as instruções, nossos antepassados, que contribuíram de No fundeadouro de Sagres permaneceu um
a educação física, o futebol de convés e os forma revolucionária para os novos méto- dia (31JUL), para, por fim, alcançar Sines a
1 de Agosto; o último ponto de uma viagem,
N.E. “SAGRES” – NAVEGAÇÃO EFECTUADA sempre memorável, pela sua dimensão, pe-
TEMPO PARADO HORAS DE las aprendizagens, pelas novas experiências
ATA LOCAL ATD DIST. (mi)
ATRACADO FUNDEADO NAVEGAÇAO no mar que são experimentadas pelos futuros
--- Sines 211500Z MAI --- --- 306h 50m 1743,0 Oficias de Marinha.
030950Z JUN Mindelo 061110Z JUN 3d 01h 20m --- 55h 10m 360,0
3.º ANO – CURSO “COMANDANTE
081820Z JUN Praia 121115Z JUN 3d 16h 55m --- 498h 35m 3069,6
CONCEIÇÃO E SILVA”
030550Z JUL Fund. St. Malo 040810Z JUL --- 1d 02h 20m 1h 15m 6,5
Este curso foi dividido por dois navios:
040925Z JUL Eclusa St. Malo 041010Z JUL 00h 45m --- 00h 20m 0,2
N.R.P. “João Roby” e N.R.P. “João Couti-
041030Z JUL Saint Malo 090545Z JUL 4d 19h 15m --- 00h 15m 0,2 nho”. Foram novamente duas corvetas, na-
090600Z JUL Eclusa St. Malo 090655Z JUL 00h 55m --- 22h 15m 155,0 vios que estão no seu limite de vida útil, e
que tão significativos e relevantes serviços
100510Z JUL Fund. Torbay 101145Z JUL --- 0d 06h 35m 234h 45m 1063,0
têm prestado à Marinha e ao país, a em-
200630Z JUL Lisboa 230920Z JUL 2d 22h 55m --- 06h 12m 42,0
barcar os alunos do 3º ano da Escola Na-
231532Z JUL Fund. Sesimbra 231742Z JUL --- 0d 02h 10m 39h 38m 210,0 val, que se esforçaram por pôr em pratica,
250920Z JUL Fund. Cadiz 260515Z JUL --- 0d19h55m 01h 40m 5,6 durante um mês (entre 19 de Junho e 21 Ju-
lho) os conhecimentos adquiridos ao longo
260655Z JUL Cadiz 290924Z JUL 3d 02h 29m --- 44h 21m 229,0
de três anos. Apresentaram-se a bordo no
310545Z JUL Fund. Sagres 311935Z JUL --- 0d 13h 50m 11h 20m 65,0 dia 19 de Junho, estando os navios atraca-
010655Z JUL Sines BLANK dos na BNL. Passaram a integrar as respec-
tivas guarnições, desempenhando as mais
17d 19h 50m 2d 20h 50m 1222h 36m 6949,1
TOTAIS DA VIAGEM DE INSTRUÇÃO diversas funções atribuíveis aos oficiais de
28,9% 71,1%
guarnição, designadamente adjuntos à na-
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2006 17