Page 305 - Revista da Armada
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operador com o SICC. Através desta consola o  ponsável pelas operações. Isto quer dizer que,   CONTROLO E SUPERVISÃO
         operador de comunicações tem acesso às se-  além de ligar utentes a equipamentos, ele deve   A interface Homem-máquina foi especial-
         guintes funcionalidades:           ter em consideração as frequências de trabalho,   mente desenhada para providenciar uma ges-
           s $ISTRIBUI ÎO E #OMUTA ÎO DE 3INAIS   o tipo de modulação e outros parâmetros de   tão e controlo eficiente das comunicações do
           s 2EGISTO DE #OMUNICA ÜES        funcionamento dos equipamentos.    navio, estando baseada nos procedimentos ac-
           s #ONTROLO 2EMOTO                  Nestas condições, é evidente que a imple-  TUALMENTE UTILIZADOS EM NAVIOS .!4/
           s 0ROCESSAMENTO DE -ENSAGENS  -/34   mentação de um determinado plano de comu-  / 3ISTEMA DISPONIBILIZA UM CONJUNTO DE FER-
         Ships);                            nicações se torna substancialmente mais sim-  ramentas, baseadas em conceitos de alto nível,
           s #ONTROLO E 3UPERVISÎO          ples se o operador dispuser da possibilidade de   tais como linhas tácticas e planos de comuni-
                                            definir e controlar remotamente os parâmetros   CA ÜES  #OM0LAN   QUE NATURALMENTE REDUZEM
         DISTRIBUIÇÃO E COMUTAÇÃO DE SINAIS  de trabalho dos equipamentos.     a tarefa complexa e errónea de estabelecer as
           0OR Distribuição e Comutação de Sinais en-  Esta facilidade contribui também para evitar   comunicações do navio equipamento a equi-
         tende-se o processo através do qual os utiliza-  ERROS DE OPERA ÎO  COMO SEJAM  POR EXEMPLO    pamento e utilizador a utilizador a uma opera-
         dores a bordo têm acesso às comunicações in-  ligar canais de dados a equipamentos a traba-  ção simples e fácil.
         ternas e/ou externas, de acordo com um plano  lhar em fonia, erros esses que podem facilmente   O software de controlo do SICC permite ao
         previamente definido pelo oficial a cargo das  ocorrer quando as funções de distribuição de si-  operador de comunicações efectuar as seguin-
         COMUNICA ÜES DO NAVIO  ! .!5 OFERECE ESTA  nal e de controlo remoto não estão integradas.  tes acções:
         facilidade, sob o controlo e a supervisão do   As facilidades de controlo remoto estão limi-  s 3ELECCIONAR O MODO DE ARRANQUE DO SISTEMA
         Operador de Comunicações.          tadas apenas pela capacidade de comando à   (a frio ou a quente);
           De um modo geral, o estabelecimento dos  distância dos próprios equipamentos. A função   s #RIAR  MODIlCAR E ACTIVAR O PLANO DE CO-
         canais de comunicações externas está sob a  #ONTROLO 2EMOTO COMPREENDE AINDA A MONITO-  municações;
         responsabilidade do operador de comunica-  rização contínua e em tempo real do estado dos   s %STABELECER QUEBRAR LIGA ÜES INDIVIDUAIS
         ções. Existem basicamente dois tipos de liga-  equipamentos, permitindo assim a detecção de   s $ElNIR O PERlL DOS UTILIZADORES
         ções: umas que dependem exclusivamente do  eventuais avarias.           s $ElNIR OS UTENTES DE CADA UM DOS CIRCUITOS
         operador de comunicações e outras que                                      de conferência;
         são estabelecidas pelos próprios utiliza-                                    s %STABELECER SILÐNCIOS RÉDIO
         dores. Assim sendo, a responsabilidade                                       s #ONTROLAR REMOTAMENTE OS EQUIPA-
         de atribuição de canais de comunicação                                     mentos;
         pertence ao operador de comunicações,                                        s 0ROGRAMAR O REGISTO DE COMUNI-
         enquanto que a iniciativa de estabelecer                                   cações;
         efectivamente as ligações recai sobre os                                     s 0ROGRAMAR AC ÜES A SEREM EXECUTA-
         utilizadores.                                                              das automaticamente;
           No que diz respeito às comunicações                                        s )NSPECCIONAR E IMPRIMIR TODOS OS
         INTERNAS  OS 46OZ PROPORCIONAM AS SE-                                      eventos ocorridos;
         guintes facilidades:                                                         s -ONITORIZAR CONTINUAMENTE O ESTA-
           s ,IGA ÜES PONTO A PONTO                                                 do do sistema;
           s #IRCUITOS DE CONFERÐNCIA                                                 s #ONTROLAR O ACESSO AO SISTEMA E GERIR
           s #HAMADAS DE GRUPO                                                      as senhas de acesso;
           s !CESSO A OUTROS SUB SISTEMAS DE   Figura 2 – Aspecto geral do SICC em processo de instalação   s %FECTUAR DIAGNØSTICOS AO SISTEMA
                                       no N.R.P. “Viana do Castelo”.
         COMUNICA ÜES INTERNAS  %4/ E #ENTRAL                                         s #ONTROLO DA CONlGURA ÎO
         4ELEFØNICA                         PROCESSAMENTO DE MENSAGENS
           Note-se ainda que o Sistema está prepara-  (MOST4 SHIPS)            NOTA FINAL
         DO DE FORMA A QUE OS 46OZ  SEJA QUAL FOR O SEU   O MOST4 Ships é um sistema automático   Através deste artigo e do publicado no últi-
         tipo, suportem as seguintes combinações si-  de processamento de mensagens, caracteriza-  MO NÞMERO DA 2EVISTA DA !RMADA PRETENDEU
         multâneas de comunicações internas, até um  DO POR UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS QUE REDU-  -se dar a conhecer o que de bom e relevante
         total de cinco:                    zem a carga e complexidade associada às tare-  SE PRODUZ NO NOSSO 0AÓS NA ÉREA DA $EFESA
           s ,IGA ÜES PONTO A PONTO         fas tradicionais de gestão e manuseamento de  em particular, neste caso, na área das comu-
           s #IRCUITOS DE CONFERÐNCIA       MENSAGENS RADIOTELEGRÉlCAS A BORDO  0OSSUIN-  nicações navais.
           s #HAMADAS DE 'RUPO  UMA DE CADA VEZ  do um elevado grau de automação, o sistema   Efectivamente o Sistema Integrado de Con-
         (como originador);                 reduz as tarefas do operador e a probabilidade  trolo de Comunicações é um produto de ex-
           s ,IGA ÜES AO 3ISTEMA DE /RDENS  %4/    de ocorrência de erros operacionais e adminis-  celência totalmente pensado, concebido e
           s ,IGA ÜES Ì CENTRAL TELEFØNICA   trativos. Contribui também para a redução do  produzido por “massa crítica” nacional, com
                                            número de operadores de comunicações ne-  provas dadas e comprovadas no teatro de
         REGISTO DE COMUNICAÇÕES            cessários a bordo.                 operações e reconhecido internacionalmente
           No que respeita ao registo das comunica-  O MOST4 Ships processa as mensagens ra-  como um dos melhores na área das comuni-
         ções, tanto internas como externas, pode ser  diotelegráficas recebidas e transmitidas pelos  cações navais. A melhor prova desse facto são
         feito através do gravador digital de áudio. A  CANAIS 2449 DO NAVIO  SUPORTANDO A OPERA ÎO  AS JÉ IMPORTANTES -ARINHAS .!4/ QUE OPTARAM
         definição dos canais a gravar é da responsabi-  simultânea dos seguintes circuitos lógicos:  por este produto e as perspectivas futuras do
         lidade do operador de comunicações, estando   s 2ADIODIFUSÜES DE ­REA  "#!    fabricante no que respeita à sua comercializa-
         disponíveis diferentes possibilidades de registo.   s 2ADIODIFUSÎO DE &OR A  "#4 48  "#4 28     ÎO PARA OUTRAS -ARINHAS  ALARGANDO ASSIM A
         Qualquer registo previamente gravado pode ser   s #IRCUITOS .AVIO .AVIO  ..    sua carteira e diversidade de clientes.
         reproduzido localmente no gravador ou para   s #IRCUITOS .AVIO 4ERRA  .4                              Z
         um circuito de conferência seleccionado pelo   s #IRCUITOS DE &ORMATO ,IVRE  449     Luís E. Moita Rodrigues
         operador de comunicações.            s #IRCUITO 4ERRA 4ERRA  44   UTILIZADO QUANDO               CFR EMA
                                            o navio está atracado.             Notas
         CONTROLO REMOTO                      A recepção e transmissão de mensagens é re-  1  Ship Local Area Network
                                                                                 2  Network Access Unit
           O operador de comunicações, ao estabelecer  alizada automaticamente pela MOST4 Ships em   3  Pulse Coded Modulation
         ligações, não faz mais do que obedecer a um  conformidade com os formatos e procedimen-  4  Comité Consultif International de Téléphonie et
         plano determinado, predefinido pelo oficial res-  TOS DOS 3UPLEMENTOS   E   DO !#0       télégraphie
                                                                              REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2006  15
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