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O projecto VTS prevê a instalação de di-  O SISTEMA AIS             (portos de origem/destino, ETA/ETD, tipo
         versos sistemas ligados em rede ao longo da                           de carga, etc.) e dados dinâmicos (posição
         costa portuguesa, nomeadamente:      O AIS (Automatic Identification System)  GPS, rumo, velocidade, etc.).
           - Criação de dois Centros de Coordenação  é uma fonte de informação importante para   A nível militar, a maioria dos paises
         do Sistema VTS, um principal a construir nos  melhorar a segurança marítima e aumentar  NATO está a implementar o AIS comer-
         terrenos da Escola Náutica Infante D. Hen-  a vigilância sobre os navios no mar.  cial e a desenvolver doutrina (codificação,
         rique em Paço d’Arcos e outro secundário a   O sistema AIS foi desenvolvido pela IMO  amplificação de força, mistificação, etc.)
         edificar em Portimão;               (International Maritime Organization) para  para utilização de uma versão AIS militar,
           - Instalação de um Centro VTS Portuário  o controlo da generalidade dos navios de  o WAIS (Warship Automated Identification
         em Aveiro;                         passageiros, navios mercantes oceânicos  System).
           - Instalação de 8 radares costeiros;  acima das 300 toneladas e navios de carga   O sistema AIS permite ser configura-
           - Instalação de 8 radares portuários: Viana  com mais de 500 toneladas, quer efectuem  do para funcionar em diversos modos de
         do Castelo (1); Aveiro (3); Figueira da Foz (2);  ou não viagens internacionais. Prevê-se a  operação, incluindo em modo passivo. O
         Portimão (1) e Faro (1);                                                       “firmware” do sistema permite
           - Ligação aos sistemas portuá-                                               a sua actualização com novas
         rios já existentes em Leixões, Lis-                                            funcionalidades.
         boa, Setúbal e Sines;                                                            A Guarda Costeira Americana
           - Instalação da rede AIS para                                                tem em curso um projecto para
         a Identificação Automática de                                                   avaliar a capacidade de recep-
         Navios;                                                                        ção da informação AIS por saté-
           - Instalação da rede VHF (para                                               lites, especialmente os de orbita
         a comunicação com os navios) e                                                 de baixa altitude, veículos não
         DF (Rádio-localização);                                                        tripulados e balões de grande
           - Instalação da rede de comu-                                                resistência.
         nicação a interligar os diferentes
         locais e sistemas (backbone);                                                  O SISTEMA GMDSS
           - Ligações funcionais a outros
         utilizadores do sistema (forne-                                                  O sistema GMDSS (Global
         cimento de dados a clientes do                                                 Maritime Distress and Safety
         sistema).                                                                      System) não é propriamente
           Prevê-se também a integração/                                                um sistema de seguimento de
         associação do projecto GMDSS   Fig. 2 – Imagem AIS da entrada de Lisboa obtida via Internet no site www.aislive.com.  navios e embarcações no mar
         (Global Maritime Distress and                                                  mas sim um sistema de comu-
         Safety System) ao projecto VTS                                                 nicações de emergência para
         Costeiro. O custo global estima-                                               navios e embarcações que subs-
         do do projecto, sem o GMDSS,                                                   titui o anterior, baseado no sis-
         é da ordem dos 100 Milhões de                                                  tema manual de código Morse
         Euros, com um  apoio comuni-                                                   em 500 kHz e o canal VHF de
         tário previsto de 50%.                                                         emergência (canal 16) e 2182
           O sistema tem como objec-                                                    kHz em MF.
         tivos aumentar a segurança                                                       O GMDSS faz parte do SO-
         das embarcações nas águas da                                                   LAS (Salvaguarda da Vida Hu-
         costa portuguesa e nos esque-                                                  mana no Mar - Safety Of Life
         mas de separação de tráfego                                                    At Sea – SOLAS) da IMO desde
         (EST), aumentar a segurança da                                                 1988 como alteração ao siste-
         vida humana no mar, evitar in-                                                 ma de comunicações até então
         trusões e o desembarque ilegal                                                 em vigor.
         de pessoal e actividades ilícitas                                                O GMDSS é um sistema au-
         nas águas costeiras, proteger e                                                tomático que usa os satélites
         melhorar o ambiente marinho   Fig. 3 – Imagem AIS obtida através de um receptor AIS instalado nas ICM e o software   do sistema COSPAS-SARSAT
         na costa e contribuir para uma   NATO MSSIS. Este tipo de receptor AIS está a ser instalado nas Capitanias em Portugal   e uma tecnologia de chamada
         melhor utilização da ZEE por-  Continental e permite o envio dos dados via Internet para um centro de fusão de da-  digital selectiva (funcionalida-
         tuguesa                    dos da NATO em Nápoles. Nos Açores e na Madeira, os MRCC tem uma consola do   de conhecida por DSC – Digital
                                    sistema MACAIS disponibilizado pelas respectivas administrações portuárias.
           O VTS Costeiro permitirá                                                     Selective Call). Através de equi-
         igualmente assegurar as obrigações na-  extensão a médio prazo da obrigatoriedade  pamento apropriado tem-se a vantagem da
         cionais referentes à classificação de toda  da existência a bordo do sistema na genera-  simplificação das operações de alerta rádio,
         a costa portuguesa como “Zona Marítima  lidade dos navios e embarcações.  especialmente importante para a salvaguar-
         Particularmente Sensível”, impondo regras   O sistema AIS funciona na banda VHF  da da vida humana no mar e para a localiza-
         obrigatórias de informação aos navios que  pelo que o seu alcance depende muito da  ção do pedido de socorro. O sistema é glo-
         transportam cargas mais poluentes criando  altura da antena, que em termos médios é da  bal coordenado por centros de salvamento
         condições de maior segurança e contribuin-  ordem das 24 milhas, embora possam ser re-  específicos edificados por cada país. Este
         do para a preservação ambiental das águas  gistados alcances práticos muito superiores.  sistema permite também uma rápida dis-
         portuguesas e zonas ribeirinhas. O VTS via-  O sistema envia mensagens de dados com  seminação de outras comunicações de ur-
         biliza ainda a alteração dos “Esquemas de  a identificação, posição e as características  gência e segurança, avisos aos navegantes
         Separação de Tráfego”, afastando os corre-  da plataforma onde se encontra instala-  e informação meteorológica.
         dores de passagem de grandes navios em  do, designadamente dados estáticos (MMSI   Os equipamentos utilizam um sistema
         toda a costa, melhorando as condições de  – Maritime Mobile Service Identity, indicati-  digital de identificação, enviando em cada
         actuação em caso de acidentes ou inciden-  vo de chamada, nº IMO, comprimento/boca,  comunicação o seu MMSI (Maritime Mobi-
         tes marítimos.                     tipo de navio, etc.), dados sobre a viagem  le Service Identity) que identifica a embar-
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U JULHO 2007  11
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