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A CONVERSÃO DO N.R.P. “ALMIRANTE GAGO
A CONVERSÃO DO N.R.P. “ALMIRANTE GAGO
COUTINHO” EM NAVIO HIDRO – OCEANOGRÁFICO
COUTINHO” EM NAVIO HIDRO – OCEANOGRÁFICO
INTRODUÇÃO o navio foi dotado, entre outros, com os se- cobertura total do fundo, insonificando uma
guintes meios: área entre duas e sete vezes a profundidade no
N.R.P. “Almirante Gago Coutinho” s 3ONDADORES MULTIFEIXE DE GRANDES 3)- momento da transmissão do sinal.
foi construído nos Estados Unidos da -2!$ %- E DE MÏDIOS FUNDOS 3)-2!$ Transmitindo um feixe de grande abertura
OAmérica pela “Tacoma Boat Com- EM710); ANGULAR NO SENTIDO TRANSVERSAL E PEQUENA ABER-
pany”, tendo sido lançado à água em 12 de Ja- s 'UINCHO DE GRANDES FUNDOS PARA #ORING E tura angular longitudinal e formando electroni-
neiro de 1985. Em 1 de Maio de 1985 foi entre- Oceanografia e respectivos aparelhos de força CAMENTE NA RECEP ÎO FEIXES DE PEQUENA ABER-
gue à Marinha dos Estados Unidos, tendo sido PØRTICO LATERAL E GRUAS ROTATIVAS tura no sentido transversal e grande abertura
baptizado com o nome USNS “Assurance”. s 0ERlLADOR ACÞSTICO DE SEDIMENTOS 3"0 no sentido longitudinal, o sondador multifeixe
Desactivado em 6 de Janeiro de 1995, foi %#(/%3 INSONIlCA UMA SÏRIE DE PEQUENAS ÉREAS JUSTA-
transferido para a Marinha Portu- postas, fornecendo uma cobertura to-
guesa em 30 de Setembro de 1999, tal do fundo.
passando ao estado de armamento A determinação da profundidade
com o actual nome em 26 de Janei- é calculada, à semelhança do sonda-
ro de 2000. dor de feixe simples, pela medição do
Entre 3 de Março e 7 de Abril de intervalo de tempo entre transmissão
2000 foi efectuado o trânsito para a e recepção do sinal. A profundidade
B.N.L. SERÉ TANTO MAIOR QUANTO MAIOR FOR O
Em 19 de Junho de 2000, o navio TEMPO DE RETORNO O QUAL SERÉ TAN-
passou ao estado de desarmamen- TO MAIOR QUANTO MAIOR FOR O ÊNGULO
to e lotação especial para fabricos. de incidência no fundo. Conhecido
Desde essa data e até 28 de Fevereiro o ângulo de incidência no fundo do
de 2005, manteve-se atracado no Ar- sinal recebido, o sondador multifeixe
senal do Alfeite aguardando o início calcula o seu trajecto, determinando
da sua transformação em navio hidro O NRP “Almirante Gago Coutinho” em provas de mar. a profundidade e a posição transversal
– oceanográfico. s Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP) relativamente ao transdutor do sondador.
Durante mais de 2 anos o navio foi alvo de (Ocean Surveyor OS75); Fornecendo uma cobertura total do fundo,
profundas e estruturais alterações, estando ac- s !PARELHOS DE FOR A PØRTICO A RÏ E GRUA este sistema tem uma elevada produtividade
tualmente, dotado dos mais modernos meios rotativa); e produz uma elevada exactidão na medição
hidro – oceanográficos e disponível para a in- s %SPA OS LABORATORIAIS COM TODOS OS REQUI- de profundidades.
vestigação do mar. Sem referir detalhes técnicos sitos estruturais; Adicionalmente à medição de profundida-
e de uma forma sucinta, pretende-se descrever s %SPA OS AMPLOS NOS PAVIMENTOS E COM des, o sondador multifeixe pode, regra geral,
as transformações efectuadas, ao nível das ca- POSSIBILIDADE DE lXA ÎO DE CONTENTORES )3/ ADQUIRIR E PROCESSAR DADOS DE INTENSIDADE DO SI-
pacidades hidrográficas e oceanográficas. Estas de 10 e 20 pés; nal recebido em cada feixe. O tratamento desta
transformações decorreram no Arsenal do Alfei- s -EIOS DE COMUNICA ÎO INTERNA E EXTERNA INFORMA ÎO DE REmECTIVIDADE QUE CONSISTE EM
te, entre Fevereiro de 2005 e Maio de 2007, sob DE DADOS VÓDEO E VOZ MODERNOS E mEXÓVEIS QUANTIlCAR A ENERGIA DO SINAL REmECTIDO TORNA
a supervisão da Direcção de Navios. s #ENTRO DE AQUISI ÎO DE DADOS AMPLO E possível identificar o tipo dos sedimentos su-
moderno; perficiais submarinos.
PRINCIPAIS OBJECTIVOS s %LEVADA CAPACIDADE DE MANOBRA Comparativamente ao sondador de feixe
DA MODERNIZAÇÃO s %MBARCA ÎO DE SONDAGEM E APARELHO DE simples, esta solução proporciona uma co-
força para a arrear/içar. bertura total do fundo com maior exactidão,
Subjacente à modernização efectuada no permitindo uma mais fidedigna representação
N.R.P. “Almirante Gago Coutinho” esteve o PRINCIPAIS ALTERAÇÕES do fundo.
objectivo de o dotar com as seguintes capa- EFECTUADAS No N.R.P. “Almirante Gago Coutinho” fo-
cidades: ram instalados dois sondadores multifeixe,
s (IDROGRÉlCA PARA OPERA ÎO EM GRANDES a) Instalação dos sondadores multifeixe de cujas características principais se apresentam
(até 12 000 metros), médias (entre 30 e 2 000 grandes (SIMRAD EM120) e de médios fundos na tabela 1.
metros) e baixas profundidades, com elevada (SIMRAD EM710) Para a instalação dos transdutores destes
resolução e alta produtividade; Actualmente, para a determinação exacta da EQUIPAMENTOS FOI ADOPTADA UMA SOLU ÎO IDÐN-
s 3EDIMENTOLOGIA EM AMBIENTES DE GRANDES profundidade existem dois sistemas: sondador TICA Ì DO .20 h$ #ARLOS )v QUE CONSISTIU NA
profundidades (até 5 000 metros); de feixe simples e sondador multifeixe. montagem de uma estrutura de suporte, deno-
s 3ÓSMICA O sistema mais comum é o sondador de feixe MINADA hGÙNDOLAv SOB A QUILHA DO NAVIO .O
s #ORRENTOMETRIA PARA OPERA ÎO A PROFUNDI- SIMPLES %STE Ï UM EQUIPAMENTO QUE EMITINDO caso do primeiro navio, a operação de um mul-
dades intermédias (até 600 metros); UM ÞNICO FEIXE ACÞSTICO COM MAIOR OU MENOR tifeixe montado nesta estrutura, tem permitido
s ,AN AMENTO E RECOLHA DE AMARRA ÜES OCEA abertura angular, permite a determinação da OBTER RESULTADOS DE ELEVADA QUALIDADE
nográficas; profundidade na vertical do transdutor, ao lon- b) Instalação de um guincho de grandes fun-
s ,ABORATØRIOS EQUIPADOS COM REDES DE DA- go do caminho percorrido pela embarcação. dos para Coring e Oceanografia e res pectivos
dos, sistemas de comunicações e câmara frigo- Um sistema de feixe simples proporciona aparelhos de força (pórtico lateral e gruas
rificas para a conservação de amostras; UMA COBERTURA DISCRETA DO FUNDO SØ SENDO rotativas)
s %LEVADA mEXIBILIDADE QUE PERMITISSE OPE- representada a área insonificada na vertical $E FORMA A PERMITIR QUE O NAVIO FOSSE DOTA-
RAR DIVERSOS EQUIPAMENTOS HIDRO n OCEANOGRÉ- do caminho percorrido pela embarcação de DO DE CAPACIDADE SEDIMENTOLØGICA EM GRANDES
ficos modelares. sondagem. fundos, foi instalado um guincho de coring e
De forma a operacionalizar este objectivo, O sistema sondador multifeixe permite uma também os necessários aparelhos de força.
REVISTA DA ARMADA U JULHO 2007 13