Page 292 - Revista da Armada
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Fotografias Antigas, Inéditas ou Curiosas
Arquivo CTEN António Gonçalves
ALBERT LEO SCHLAGETER
1937-1948
AS ANTERIORES VIDAS DO NAVIO-ESCOLA SAGRES
Antes de ostentar a bandeira de Portugal, o actual navio-escola Sagres navegou com as cores de outros dois países, razão pela
qual a sua história é, nos mais variados títulos, considerada ímpar. Depois de ter sido lançado à água há setenta anos, mais pre-
cisamente no dia 30 de Outubro de 1937, nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, momento solene que constitui a capa
da presente edição da Revista da Armada, o Albert Leo Schlageter só foi aumentado ao efectivo dos navios da Kriegsmarine após
a conclusão dos trabalhos, o que veio a ocorrer a 12 de Fevereiro de 1938. Terminada a Guerra, em 1945, o navio coube aos Esta-
dos Unidos, tendo-se mantido atracado em Bremerhaven até 1948. No dia 3 de Julho desse ano foi formalizada a sua cedência, a
troco de 5.000 dólares, à Marinha do Brasil, e, no dia seguinte, depois de içada a bandeira brasileira, deu-se início ao seu rebo-
que para o Rio de Janeiro. Foi incorporado, com o nome Guanabara, a 27 de Outubro de 1948, depois de terminados os fabricos
de que carecia, tendo navegado com a bandeira do Brasil até 21 de Julho de 1959, altura em que concluiu a última navegação. A
venda a Portugal concretizou-se a 10 de Outubro de 1961, na cidade do Rio de Janeiro, pelo preço simbólico de 150.000 dólares
(4.500 contos). No entanto, só a 8 de Fevereiro de 1962 teve lugar a cerimónia da sua incorporação na Marinha Portuguesa, como
navio-escola Sagres, sendo de realçar que, no mesmo dia, o então Capitão-tenente Silva Horta assumiu o comando do navio, de-
pois de haver sido o último comandante da antiga Sagres.
António Manuel Gonçalves
CTEN
Arquivo Marinha do Brasil
GUANABARA
1948-1962