Page 163 - Revista da Armada
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sendo certo que essa transmissão de conhe-  bejamente extravasado as fronteiras do reino,  vida árdua experimentada pelos homens do
         cimentos era feita dos mais tarimbados para  como provam alguns testemunhos, nomea-  mar, e como veremos João de Lisboa efectuou
         os jovens aprendizes, que buscavam no mar,  damente os do Cosmógrafo-mor castelhano  inúmeras viagens de exploração e na carreira
         tal como desde tempos imemoriais se veri-  Alonso de Santa Cruz (c.1505-c.1572), por  da Índia, não nos parece razoável, contraria-
         ficou em Portugal, uma forma de ganhar o  ocasião de uma disputa com Pedro Nunes,  mente a outras convicções, de resto tão fun-
         seu sustento.                      em 1545, devido a uma eventual distorção  damentadas quanto as nossas, considerar que
           Com o advento das grandes viagens de des-  das distâncias na América do Sul. Estas preten-  este poderia «ter nascido pelo meado do sé-
         cobrimento, e sobretudo na sequência do es-  sas irregularidades existentes nas cartas por-  culo XV e ter sido embalado pelas vagas, por
         tabelecimento de feitorias, primeiro na costa  tuguesas a partir de 1530, encontrar-se -iam  onde ainda roçava o espírito ardente do In-
         ocidental africana – Arguim (1455) e S. Jorge  supostamente relacionadas com a célebre  fante D. Henrique e dos seus ousados colla-
                                                                                        18
         da Mina (1482) –, e posteriormente no Índico  questão da localização do meridiano definido  boradores» . Semelhante hipótese dar-lhe-ia
         – Cochim (1501), Sofala (1505), Goa (1510),  no quadro do Tratado de Tordesilhas (1494),  uns vetustos 70 anos de idade, ou mais, na sua
         Malaca (1511) – acrescido dos movimentos  primeiramente em relação aos limites do Bra-  derradeira viagem a caminho da Índia . O
                                                                                                            19
         colonizadores para os arquipélagos Atlânticos  sil, mas pouco tempo depois transferido para  que a ter sido assim, não deixaria à época de
         – Madeira (1425), Açores (1431), Cabo Verde  a contenda sobre a posse das ilhas Molucas,  constituir algo de extraordinário, merecendo
         (1462) e S. Tomé (1496) –, logo de imediato  ao abrigo do mesmo tratado. Releva ainda o  obrigatoriamente uma referência nesse senti-
         sucedidos pela longa e exigente colonização  facto, da citação que abaixo apresentamos  do nas linhas que muitos cronistas dedicaram
         do Brasil, todo este envolvimento mais do                               às empresas em que o piloto João de Lis-
         que justificou o reivindicar de um fluxo                                  boa participou. O que, comprovadamente,
         crescente de viagens e número de navios                                 pelo menos a avaliar pela documentação
         nelas envolvidos, transitando-se, num es-                               que chegou até aos nossos dias, não pre-
         paço de poucos anos, da simples jornada                                 Arquivo CTEN António Gonçalves  figura de todo tal situação.
         prospectiva para a consolidação de car-                                                               Z
         reiras, que obrigaram à implementação                                             António Manuel Gonçalves
         de ligações frequentes e regulares. Não é                                                          CTEN
         de admirar, pois, que a figura com a má-                                                 am.sailing@hotmail.com
         xima responsabilidade na condução em                                    Notas
                                                                                     Fernando Oliveira, Arte da Guerra do Mar, p. 48.
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         segurança de navios, carga e passageiros,                                 2  Nas marinhas estrangeiras, nomeadamente nas
         dados os investimentos económicos expo-                                 de origem anglo-saxónica, são utilizados os termos
         nencialmente crescentes, viesse em breve                                navigator ou navigating officer, para caracterizar
         a adquirir honra e precedências plenamen-                               esta mesma função.
                                                                                    Designação inglesa frequentemente utilizada.
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         te justificadas. Essa figura quase lendária,                                4  O navtex é um equipamento que faz parte do
         intimamente arraigada no nosso imaginá-                                 sistema GMDSS (Global Maritime Distress Safety
         rio de navegações e aventuras fantásticas,                              System), sendo utilizado na transmissão automáti-
         era, como é óbvio, o piloto.                                            ca e localizada de informação respeitante à segu-
           Numa primeira fase, os conhecimentos                                  rança da navegação marítima, utilizando o méto-
                                                                                 do Radio Telex, também conhecido como Narrow
         eminentemente práticos, transmitidos oral-                              Band Direct Printing.
         mente pelos mais experientes, pareceram                                   5  Acrónimo do sistema de navegação Global
         bastar para que a segurança da navegação                                Positioning System.
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         fosse a norma nas viagens entre o reino e                               nentemente a indicação do Norte verdadeiro, ou
         a costa ocidental africana ou os arquipéla-  Carta do roteiro do Brasil atribuído a Luiz Teixeira. Podem   geográfico.
         gos atlânticos recentemente colonizados.   ver-se aqui os baixos (arrecifes) situados nas imediações da   7  Este serviço, com implantação em muitas regiões
         Dobrado que foi o cabo da Boa Esperança   Vila d’Olinda, junto da actual cidade de Recife, e cuja exis-  costeiras, nomeadamente nos países mais desenvolvi-
                                           tência levou a esta designação.
         por Bartolomeu Dias (1487-1488), e a con-                               dos, é conhecido como VTS (Vessel Traffic Service)
                                                                                 8  Automatic Identification System.
         sequente inauguração do caminho marítimo  ter sido escrita vinte anos após a morte do   9  Assume particular importância a noção de rotea-
         para a Índia por Vasco da Gama (1497-1499)  piloto, o que demonstra que o seu nome, ou   mento meteorológico, cujo objectivo principal visa
         uma década mais tarde, entrou-se inevitavel-  pelo menos os escritos a si atribuídos, cons-  poupar o navio, a carga e a tripulação aos esforços
         mente, face às exigências das viagens, numa  tituíam ainda por essa altura uma referência   mais violentos provocados pelo mau tempo, e, se pos-
         fase de investimentos crescentes, que condu-  em que se fazia fé:     sível, garantir um menor tempo de trânsito, ainda que a
                                                                               distância a percorrer possa, por vezes, ser maior.
         ziram a navios maiores, cargas mais valiosas  «[…] que se valiò para fundarlo del derrotero de   10  Distância percorrida por um navio num perío-
         e também a um acréscimo daquilo que todos  Juan de Lisbôa, afamado piloto portugués en la car-  do de 24 horas, por definição entre dois meios-dias
         menos desejavam, ou seja, novos perigos,  rera de la India, que por haber ido al descobrimento   consecutivos.
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         maiores riscos e, consequentemente, danos  de ella, quando no existian aquellas pretenciones y
                                                                                 12  Salvo opinião melhor fundamentada, os roteiros nes-
         cujas proporções passaram a afectar directa  rivalidades, no habia sospecha de que en el estuvie-  ta época eram feitos pelos próprios pilotos, copiando a
                                                                          17
         e indirectamente um maior número de indi-  sen alteradas las situaciones geográficas […]» .  informação a partir dos escritos dos mais experientes.
         víduos. Por um lado os maiores investidores,   Uma vez que constituía vulgar prática coe-  13  Idem, ibidem, p. 48.
         como eram os casos da coroa, as grandes ca-  va a utilização do topónimo do local de nasci-  14  Idem, ibidem, pp.47-48.
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         sas comerciais e os nobres eivados de espí-  mento como apelido, é com algum respaldo   além do fim do Mundo, p. 125.
         rito mais mercantilista. Em segundo lugar, os  que admitimos, dados os inúmeros exemplos   16  Até à sua extinção em 1973, nos veleiros baca-
         que embarcavam em busca de novas e me-  que o confirmam, haver o piloto João de Lis-  lhoeiros o comandante do navio era designado por
         lhores oportunidades, nomeadamente filhos  boa nascido na principal cidade do reino de   capitão, o que por certo ainda ocorre actualmente em
         segundos de uma nobreza empobrecida, re-  Portugal. Já relativamente à data do seu nas-  navios mais pequenos.
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         ligiosos, marinheiros, tripulantes, passageiros  cimento não existem, infelizmente, quaisquer   bre la Historia de la Nautica, p. 197.
         e degredados.                      certezas. Afigura-se-nos no entanto como   18  Brito Rebelo, O Livro de Marinharia de João de
           Fruto das nossas investigações, temos ac-  provável, atendendo ao ano da sua morte   Lisboa, p. XLI.
         tualmente a convicção plena de que João de  (1525), que possa ter nascido algures entre   19  Na sua obra Fernão de Magalhães – Para além do
         Lisboa foi, sem margem para qualquer dúvi-  1470 e 1475. Queremos com isto dizer, que   fim do Mundo, Laurence Bergreen diz-nos que «alguém
                                                                               que tivesse chegado à casa dos trinta era considerado
         da, um dos pilotos portugueses mais conhe-  João de Lisboa terá falecido com uma idade   um duro veterano […] os homens raramente se faziam
         cidos do seu tempo. Aliás, a sua fama terá so-  compreendida entre os 50 e os 55 anos. Pela   ao mar com mais de quarenta anos […]», p. 123.
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