Page 184 - Revista da Armada
P. 184

Fotografias Antigas, Inéditas ou Curiosas











































                      O facto mais marcante das relações da Marinha com a cidade do Funchal é a primeira ligação aérea entre o Conti-
                    nente e a Ilha da Madeira que foi completada quando, às 17.15 de 22 de Março de 1921, amarou na baía do Funchal o
                    hidroavião “F3” da Aviação Naval Portuguesa.
                      Nas fotos, obtidas logo após a chegada do hidro, que tinha descolado no Rio Tejo, frente à Doca do Bom Sucesso, às
                    10.25 desse dia, podem-se observar designadamente na foto de baixo, da esquerda para a direita, à frente, o navegador,
                    capitão-de-mar-e-guerra Gago Coutinho e o mecânico Roger Soubiran, ambos colhendo os cabos de amarração e atrás o
                    1º piloto, capitão-tenente Sacadura Cabral, dando ordens, tendo a seu lado o co-piloto, 2º tenente Ortins Bettencourt.
                      Fazendo um balanço da viagem, Sacadura Cabral afirmou: Durante o caminho fizeram-se 15 cálculos de rectas de
                    altura observadas em horizonte de mar e várias observações da força e direcção do vento. Voámos a uma altura mé-
                    dia de 120 metros, descendo por vezes a 60 metros para observar em horizonte de mar.
                      Esta viagem comprovou a viabilidade do método de navegação aérea concebido por Gago Coutinho e abriu o cami-
                    nho para o grande projecto da I Travessia Aérea do Atlântico Sul que seria concretizado no ano seguinte.
   179   180   181   182   183   184   185   186   187   188   189