Page 184 - Revista da Armada
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Fotografias Antigas, Inéditas ou Curiosas
O facto mais marcante das relações da Marinha com a cidade do Funchal é a primeira ligação aérea entre o Conti-
nente e a Ilha da Madeira que foi completada quando, às 17.15 de 22 de Março de 1921, amarou na baía do Funchal o
hidroavião “F3” da Aviação Naval Portuguesa.
Nas fotos, obtidas logo após a chegada do hidro, que tinha descolado no Rio Tejo, frente à Doca do Bom Sucesso, às
10.25 desse dia, podem-se observar designadamente na foto de baixo, da esquerda para a direita, à frente, o navegador,
capitão-de-mar-e-guerra Gago Coutinho e o mecânico Roger Soubiran, ambos colhendo os cabos de amarração e atrás o
1º piloto, capitão-tenente Sacadura Cabral, dando ordens, tendo a seu lado o co-piloto, 2º tenente Ortins Bettencourt.
Fazendo um balanço da viagem, Sacadura Cabral afirmou: Durante o caminho fizeram-se 15 cálculos de rectas de
altura observadas em horizonte de mar e várias observações da força e direcção do vento. Voámos a uma altura mé-
dia de 120 metros, descendo por vezes a 60 metros para observar em horizonte de mar.
Esta viagem comprovou a viabilidade do método de navegação aérea concebido por Gago Coutinho e abriu o cami-
nho para o grande projecto da I Travessia Aérea do Atlântico Sul que seria concretizado no ano seguinte.