Page 222 - Revista da Armada
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A Aprendizagem ao Longo da Vida e o
A Aprendizagem ao Longo da Vida e o
Reconhecimento de Competências na Marinha
Reconhecimento de Competências na Marinha
O e experiências de diversos matizes, para além, onde se pretende “evidenciar, reconhecer e
UÊ `>`>>ÊiÊ*ÀvÃÃ>`>`iÊ *®,
Reconhecimento, Validação e Certi-
ficação de Competências (RVCC) é obviamente, dos aspectos pessoais e de cida-
dania, todos eles concorrendo para a constru-
certificar competências-chave da e na cida-
um processo que, integrado na Ini-
ciativa Novas Oportunidades, se constitui ção da identidade e da história de vida de cada dania democrática”, tendo em atenção que
como uma via alternativa para a elevação um, os nossos militares têm razões, e legítimas “o trabalho é uma das dimensões fundamen-
das qualificações escolares e profissionais expectativas de, cumprindo as diferentes fases tais da vida” de um indivíduo.
dos portugueses. de um processo RVCC, verem as suas compe- UÊ-Vi`>`i]Ê/iV}>ÊiÊ kV>Ê-/ ®,
Sendo esta preocupação compartilhada tências formalmente reconhecidas. onde se “trabalha a evidenciação de com-
pela Marinha, como claramente expressa a O processo RVCC desenvolve-se segundo petências-chave em campos que envolvem
Directiva de Política Naval, nas Linhas de directivas, e sob a orientação, coordenação e saberes formalizados e especializados cada
Acção de Comando e vez mais complexos”,
Administração Supe- na perspectiva de
rior para a área Pessoal “uma visão integrada
– “Prosseguir a política de três dimensões de
de potenciação dos re- vida dos cidadãos – a
cursos humanos, como ciência, a tecnologia e
garante do fortaleci- a sociedade …”
mento do potencial es- UÊ ÕÌÕÀ>]Ê }Õ>]Ê
tratégico da Marinha” Comunicação (LCL),
– faz todo o sentido a onde as competên-
Marinha fazer parte cias-chave são defi-
deste Projecto, através nidas “em torno da
do seu Centro Novas dimensão cultural
Oportunidades (CNO), da vida dos indiví-
inserido no Centro Na- duos nas sociedades
val de Ensino a Distân- contemporâneas, da
cia (CNED). dimensão linguísti-
Tendo por base dois ca (inequivocamente
conceitos essenciais – transversal) e da di-
o de que a aprendizagem se faz ao longo da avaliação da Agência Nacional para a Qua- mensão comunicacional que cruza questões
vida, e o de que essa aprendizagem assume lificação, que desempenha um papel fulcral mediáticas, tecnológicas e sociais…”
estratégias formais, não formais e informais no Sistema Nacional de Qualificação, em Cumprindo as várias fases de um proces-
– e, por outro lado, partindo da identificação paralelo com o Quadro Nacional de Quali- so RVCC – Acolhimento, Diagnóstico/Tria-
de “Competências” como sendo a capacidade ficação, onde se define a estrutura de níveis gem, Encaminhamento, Reconhecimento de
reconhecida para mobilizar os conhecimen- de qualificação, e com o Catálogo Nacional Competências, Validação de Competências
tos, as aptidões e as atitudes em contextos de de Qualificações, que integra as qualifica- e Certificação esta após júri de certificação –
trabalho, de desenvolvimento profissional, de ções baseadas em competências e identifica, as competências-chave devem ser demons-
educação e de desenvolvimento pessoal, a ac- para cada uma, os respectivos referenciais de tradas nos diferentes contextos em que os
tividade dos CNO tem como metas: competências-chave e de formação. indivíduos agem nas sociedades contempo-
UÊ>ÊÛ>Àâ>XKÊ`Ê«>ÃÃ>`Ê`iÊV>`>Ê`- São estes referenciais de competências- râneas: privado, profissional, institucional
viduo, no que respeita aos saberes e compe- -chave que constituem todo o esqueleto de e macro-estrutural.
tências adquiridos; desenvolvimento de um processo de RVCC, Reflectir sobre a sua História de Vida
UÊÊ`iÃiÛÛiÌ]ÊÊ«ÀiÃiÌi]Ê`ÃÊÃ>- seja ao nível Básico (equivalente aos 4º, 6º e nestes diversos contextos, “desocultan-
beres e das competências que constituam, 9º anos de escolaridade), ao nível secundário do” saberes e competências adquiridas
para cada individuo, a sua melhor opção (equivalente ao Secundário) ou ao Profissio- de modo formal, não formal e informal e
de vida; demonstrando a sua
UÊ>Ê`iÌwV>XKÊ`iÊ Centro Novas Oportunidades - CNED (De 2007 a 01/06/2008) integração e aplicabi-
perspectivas de futuro lidade em cada uma
para cada individuo, Inscrições Início Início Processo Certi- Encami- Trans- Desis- das áreas de compe-
numa constante pro- Diagnóstico de RVC ficados nhados feridos tentes tências-chave, e cons-
cura de mais elevados Básico Civis 307 246 203 145 15 110 30 truindo deste modo o
níveis de qualidade de Militares 53 53 55 22 0 10 2 seu Portefólio Refle-
vida, através da aquisi- Secundário Civis 588 108 49 0 6 105 6 xivo de Aprendiza-
ção de novos saberes e Militares 508 69 30 0 6 32 5 gens (onde expressa a
competências adequa- demonstração daque-
dos aos seus interesses A 1 de Junho de 2008 o CNO do CNED apresenta esta situação. las competências), é
e motivações. nal (este visando a dupla certificação: esco- o desafio que se coloca aos candidatos ao
Ora, quer através das acções de formação lar/níveis básico, secundário e profissional/ RVCC.
frequentadas no âmbito do Sistema de For- níveis II e III de qualificação profissional). É um desafio à medida dos nossos mi-
mação Profissional da Marinha (SFPM), quer No que respeita ao RVCC – Nível Secun- litares!
no treino operacional, quer na prática concreta dário, o referencial reparte-se por três áreas Z
de uma profissão rica e recheada de desafios de competências-chave: (Colaboração da DSF e CNED)
4 JULHO 2008 U REVISTA DA ARMADA