Page 227 - Revista da Armada
P. 227

giadas diversas actividades envolvendo as  te. Milhares de pessoas e centenas de pe-  semanas de navegação em áreas do FOST
         guarnições dos navios da força desde “com-  quenas embarcações davam as boas vindas  (Sul de Inglaterra) tendo a “Vasco da Gama”
         petições” de avaliação de conhecimentos a  às dezenas de navios que participavam nos  contado com a colaboração dos reabaste-
         actividades de destreza e marinharia, bem  festejos dos 819 anos do porto de Hambur-  cedores da Royal Navy RFA “Orangeleaf”
         como, a realização de uma prova de velo-  go. Estes exortavam a actividade no mar e a  e RFA “Gold Rover” (navio irmão do NRP
         cidade de reacção dos navios. Nesta última,  vida de marinheiro.      “Bérrio”). Neste trânsito, a nota dominante
         realça-se a prestação da “Vasco da Gama”   Ao longo de quatro dias, as guarnições  foi a preparação para a participação na OAE
         tendo sido o navio mais rápido entre os na-  dos navios contactaram de perto com um  tendo-se vocacionado o treino para acções
         vios da força composta pelos SPS “Blas de  evento considerado o maior do género a  específicas necessárias à missão.
         Lezo”, FGS “Luebeck” e USS “Nicholas”.  nível mundial. A população local acorreu   Por fim, na manhã de 22 de Maio, o
           O treino interno, ao nível da limitação  em massa ao porto da cidade a fim de co-  SNMG1 entrou a barra do porto de Lisboa
         de avarias e socorrismo, foi também uma  nhecer os navios e interagir com os ma-  e foi possível aos militares da “Vasco da
         componente exercitada com o objectivo  rinheiros.                     Gama” reverem os seus entes queridos.
         de manter os níveis de proficiência do pes-  A “Vasco da Gama” abriu a visitas no                      Z
         soal, tendo-se realizado diversos exercícios  dia 11 e no dia 12 de Maio, neste segundo   (Colaboração do COMANDO
         de combate a incêndios e alagamentos, de  dia apenas durante a manhã, tendo recebi-  DO NRP “VASCO DA GAMA”)
         avarias de máquinas e socorro a elementos  do mais de 2150 pessoas. Paralelamente, a
         sinistrados.                       presença do navio português em Hamburgo   Notas
                                                                                 1
                                                                                  CJTF. Combined Joint Task Force.
           Na passagem por águas holandesas, antes  assumiu um papel de realce dado esta cida-  2  COMSNMCMG1. Comandante do Standing NATO
         de arribar ao porto de Hamburgo, efectuou-  de possuir uma das maiores comunidades   Mine Countermeasures Group 1, em preparação, tal
         se um PASSEX com uma força holandesa  de emigrantes portugueses na Alemanha,   como o COMSNMG1, para assumir funções na NATO
         composta pelos HMNLS “Johan de Witt” e  garantindo assim uma ponte de ligação en-  Response Force (NRF).
                                                                                 3
                                                                                  COMDATG, Comandante do Grupo-Tarefa Di-
         HMNLS “De Ruyter” onde foi possível aferir  tre Portugal e os seus cidadãos residentes   namarquês, em preparação para assumir funções de
         procedimentos e garantir a interacção entre  naquele país.            Comandante da Componente Naval da Operação En-
         diversas marinhas NATO.              A largada do porto de Hamburgo criou   during Freedom.
                                                                                 4  COMUSDESRON28, Comandante do Esquadrão
           A chegada a Hamburgo foi uma agradá-  um sentimento contraditório: a tristeza de
         vel surpresa para todos. Depois de três se-  deixar uma cidade onde todos os militares   de Destroyers 28 da US Navy, em preparação para
                                                                               operações no Golfo da Guiné.
         manas consecutivas no mar e onze horas de  da “Vasco da Gama” foram bem recebidos   5  COMNLMCMFOR. Comandante da Força de Dra-
         navegação em águas restritas no rio Elba, a  e a alegria de rumar a Lisboa. Porém, antes   ga-minas Combinada Holandesa-Belga.
         entrada nesta cidade alemã foi entusiasman-  de chegar, seriam ainda necessárias duas   6  MSO. Maritime Security Operations.


                                       SALVOS NO MAR !
                                       SALVOS NO MAR !

             endo do conhecimento comum que o  resultado do permanente alagamento. Após  são para embarque a bordo da corveta.
             mar adjacente à linha de costa de Por-  a aproximação ao veleiro, iniciaram-se as   Finalmente com os tripulantes já embarca-
         Stugal Continental é diariamente percor-  acções de avaliação dos danos com o em-  dos e a salvo, foi iniciada uma tentativa re-
         rido por um enorme tráfego de navios mer-  barque de uma equipa técnica e de ime-  paração do veleiro, a qual se viria a revelar
         cantes, se juntarmos a este constante fluxo  diato se encetarem acções de esgoto para  infrutífera, uma vez que moribundo e conde-
         um elemento em crescimento denominado  compensar a entrada de água.    nado desde o embate, o “Alhur” continuou a
         navegação de recreio, ob-                                                          aumentar o seu caimento a
         temos decerto uma misce-                                                           vante iniciando a sua que-
         lânea perigosa de potencial                                                        da para o precipício, afun-
         conflito, que muitas vezes                                                          dando-se.
         termina em tragédia.                                                                 Aos náufragos foi pres-
           Na noite de 1 de Maio                                                            tada assistência médica e
         de 2008, encontrando-se                                                            fornecido vestuário e ali-
         o veleiro de nacionalidade                                                         mentação, com a corveta
         francesa de nome “Alhur”                                                           a rumar a Cascais, onde
         a navegar com destino a                                                            os dois franceses foram de-
         Barcelona, a cerca de trin-                                                        sembarcados  ficando sob
         ta milhas ao largo do Cabo                                                         coordenação da Polícia
         de Sines, sofreu uma coli-                                                         Marítima local.
         são com o navio mercante                                                             Como anotação final
         “Celtic Commander”, cujo                                                           desta acção de Busca e Sal-
         saldo resultou num rom-                                                            vamento, fica na memória
         bo e consequente entrada                                                           as palavras de reconheci-
         de água.                                                                           mento e agradecimento ex-
           Alertado o MRCCLisboa, de imediato foi   O “Alhur”, com duas pessoas a bordo de  pressas pelos tripulantes do veleiro “Alhur”,
         empenhado o N.R.P. “António Enes” com  ambos os sexos, sem qualquer tipo de feri-  as quais todos os elementos da guarnição do
         instruções para se dirigir para a posição do  mentos, apresentava a proa destruída, com um  N.R.P. “António Enes” guardaram como eco
         acidente e prestar a pedida e necessária  rombo a estibordo ao nível da linha de água.  do esforço e dedicação das guarnições dos
         assistência.                         A surpresa e o desespero dos tripulantes  navios que velam pela salvaguarda da vida
           Navegando à máxima velocidade dis-  ensombrados pelo acidente, constituíram um  humana no mar.
         ponível, ainda durante a noite foi possível  obstáculo à sua recolha, uma vez que, teimo-             Z
         alcançar o veleiro sinistrado, que já se en-  samente, insistiam em não abandonar o velei-  (Colaboração do COMANDO
         contrava com um franco caimento avante  ro, apesar das contínuas tentativas de persua-  DO N.R.P. “ANTÓNIO ENES”)
                                                                                        REVISTA DA ARMADA U JULHO 2008  9
   222   223   224   225   226   227   228   229   230   231   232