Page 29 - Revista da Armada
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ABATE AO EFECTIVO
N.R.P. “ALMEIDA CARVALHO”
N.R.P. “ALMEIDA CARVALHO”
O A 21JAN72, em S. Francisco, realizou-se a
N.R.P. “Almeida Carvalho” foi cedido nove metros de água e adornado 120º para EB. nográfico do que como navio hidrográfico.
pela Marinha dos Estados Unidos da Acima da água só se via o costado de BB e parte
cerimónia de transferência do USNS Kellar para
América a Portugal, a título de em-
da tolda. O navio acabou por afundar comple-
préstimo não oneroso. O navio destinava-se a tamente mercê de ter ficado à acção do mar e a Marinha de Guerra Portuguesa, no Audito-
substituir o N.R.P. “S. Jorge” que apresentava do tempo e de ter sido atingido por outros na- rium Comtwelve. Foi nomeado comandante do
avarias frequentes, o que tornava impraticável a vios e barcaças que conjuntamente com a água N.R.P. “Almeida Carvalho” o CTEN Lobo Fialho,
sua utilização operacional. Esta cedência veio embarcada o auxiliaram a afundar. sendo a guarnição constituída por 5 oficiais, 6
dar continuidade aos trabalhos que já se sargentos e 19 praças, podendo ainda
vinham realizando desde 1962 no cam- alojar 10 cientistas.
po da investigação oceanográfica e de Na viagem de regresso o navio lar-
apoio científico às pescas. gou de S. Francisco em 4 de Fevereiro de
O N.R.P. “Almeida Carvalho” foi man- 1972, fez escala em Balboa e Funchal,
dado construir em 1961 aos estaleiros depois de passar o Canal do Panamá e
MARIETTA MANUFACTURING COM- chegou a Lisboa a 12 de Março.
PANY de Point Pleasant (West Virginia), Em ABR72 inicia imediatamente a sua
tendo como prazo de entrega FEV64. actividade operacional, executando toda
Embora o começo da construção do a diversidade de tarefas hidro-oceanográ-
navio, o bater da quilha e o lançamen- ficas na costa continental e Arquipélagos
to ao mar tivessem sido antecipados em da Madeira e dos Açores. Das numerosas
relação às datas dos cadernos de encar- missões hidro-oceanográficas realizadas
gos, o fim da construção foi por diversas nas áreas de interesse nacional destacam-
vezes adiada pela empresa construtora COMANDANTES DO N. R. P. “ALMEIDA CARVALHO” se as seguintes: 25 SEPLAT (sedimentolo-
que por fim desistiu da sua construção. CTEN Gabriel Lobo Fialho 26JAN72 a 01OUT72 gia da plataforma), 18 CECIR (estudos de
Estes atrasos deveram-se a inúmeras cau- CTEN Isaías Augusto Pinto Gomes Teixeira 01OUT72 a 03JAN75 circulação), 8 SISPLAT (sísmica da pla-
sas tais como cheias do rio Ohio, greves CTEN Daniel Augusto Rodrigues 03Jan75 a 01JUL75 taforma), 3 SEFOS (estudos oceanográ-
prolongadas dos operários do estaleiro, CTEN Adriano Manuel de Sousa Beça Gil 01JUL75 a 03AGO76 ficos e de recursos de pesca no bordo
uma epidemia de gripe, invernias muito CTEN José Luís Correia Bessa Pacheco 03AGO76 a 06NOV79 da plataforma), 4 OMEX (trocas na mar-
severas e finalmente sérias dificuldades CFR Carlos Fernando Dias Souto 06NOV79 a 29SET81 gem oceânica), 9 CAPEC (campanhas de
financeiras da empresa construtora. CFR Pedro Monteiro Fiadeiro 29SET81 a 24ABR83 apoio às pescas no continente), 4 CERES
A Marinha americana tomou conta do CFR António Pedro Dias Souto 24ABR83 a 04SET84 (campanhas de estudos de ressurgimen-
CFR
04SET84 a 19DEZ86
José Brás Maldonado Cortes Simões
navio em 14MAI65, estando a sua cons- CFR Luís Saraiva Pereira Vale 19DEZ86 a 13MAR89 to), levantamentos hidrográficos diversos
trução concluída em cerca de 85%. O CFR Pedro Miguel Peixoto Correia do Amaral 13MAR89 a 16ABR91 no continente e ilhas.
navio foi rebocado através dos rios Ohio CFR Amaro Coelho da Fonseca 16ABR91 a 01JUN93 Para além das missões atrás mencio-
e Mississipi e amarrado em Nova Or- CTEN Luís Maria Cabral Leal de Faria 01JUN93 a 08SET95 nadas há ainda a destacar as missões de
leães a cargo do Comando do Oitavo CTEN João Francisco Franco Facada 08SET95 a 05SET97 cooperação com os PALOP´S: Cabo Ver-
Distrito Naval. CFR Carlos Nelson Lopes da Costa 05SET97 a 20SET99 de de Junho a Agosto de 1981, onde re-
Em 09SET65 o ciclone tropical Betsy CFR António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro 20SET99 a 30OUT00 alizou trabalhos hidrográficos, fazendo
após andamento irregular definiu a sua CTEN Pedro M. Buisson Vairinho de Beltrão Loureiro 30OUT00 a 28NOV02 escala em Las Palmas e Cidade da Praia;
trajectória para a área de Nova Orleães. Guiné- -Bissau de Abril a Maio de 1984,
Embora o navio tenha sido preparado para As operações de salvamento começaram em onde executou levantamentos hidrográficos na
aguentar o ciclone, cerca das 22:30H, foi atin- 27SET65 tendo sido posto a flutuar em 10 de foz do rio Cachéu, fazendo escala em Dakar,
gido por um navio mercante e um guindaste flu- Novembro do mesmo ano. Bissau e Las Palmas. Em 1990, no âmbito do
tuante que vinham desgovernados e o arranca- Os trabalhos de conclusão do navio e alte- projecto EURÁFRICA foram efectuados levan-
ram do cais, produzindo-lhe rombos abaixo do rações que entretanto foi necessário efectuar tamentos hidrográficos e geofísicos que o le-
convés principal. No dia seguinte, pelas 07:00H foram adjudicados aos estaleiros Boland Ma- varam a escalas de trabalho em Saint Nazaire
o navio foi encontrado afundado em cerca de chine and Manufacturing Company de Nova – França, Casablanca e Funchal. Em 2001 no
Orleães. Recuperado e concluído entrou âmbito do projecto MATESPRO, que envolve
CFR ERNESTO TAVARES DE ALMEIDA CARVALHO ao serviço da US Navy em Janeiro de vários organismos de investigação nacionais
1969, com o nome de “Kellar”. e internacionais, o navio executou a missão
Nasceu no dia 3 de Julho de 1867, SISMAR que decorreu em águas marroquinas
em Lamego. Alistou-se na Armada em Em 1970 o navio junta-se ao Military Se-
4 de Outubro de 1883, tendo sido pro- alift Command no Pacífico, seguindo para e durante a qual o navio visitou os portos de
movido a Guarda-marinha em 25 de a Coreia com escala em Pearl Harbor. Du- Cádiz, Jorf Lasfar e Casablanca.
Agosto de 1890. Ascendeu ao posto de rante um ano e meio executa levantamen- Após mais de 41 000 horas de navegação e
Capitão-de-fragata em 24 de Agosto de tos hidrográficos nos Estreitos da Coreia de ter percorrido mais de 244 000 milhas náu-
1917. O comandante Almeida Carvalho
dedicou-se a trabalhos hidrográficos e e nos mares do leste da China. Em finais ticas ao longo dos mais de 30 anos que o navio
oceanográficos, estando a sua activida- de 1971 regressa a S. Francisco a fim de esteve ao serviço da Marinha portuguesa e do
de marcada em serviços na antiga pro- ser entregue à Marinha de Guerra Portu- Instituto Hidrográfico o N.R.P. “Almeida Carva-
víncia ultramarina de Moçambique, nos anos de 1906 e 1907. guesa. Realiza os fabricos anuais no Merit lho”, sob comando do CTEN Beltrão Loureiro,
Ao longo da costa continental portuguesa efectuou, também, vas- Ship Repair em Oakland e é ligeiramente passou ao estado de desarmamento para abate
tos trabalhos nesta área no período de 1915 a 1924, ano em que
viria a falecer (21 de Fevereiro), quando desempenhava as fun- modificado para satisfazer as necessida- em 04DEZ02.
ções de comandante do navio hidrográfico “Cinco de Outubro”. des da guarnição portuguesa que é subs- A derradeira etapa do N.R.P. “Almeida Carva-
Publicou alguns trabalhos sobre a actividade a que se dedicou, tancialmente diferente da americana (mais lho” foi concluída em 15NOV06 com o abate
nomeadamente estudos acerca da densidade da água do mar e sargentos e menos oficiais) e para servir os do navio ao efectivo da Marinha.
profundidade dos oceanos. Era Oficial da Ordem de Santiago Z
da Espada e Cavaleiro da Ordem Militar de Avis. objectivos do Instituto Hidrográfico que o (Colaboração do Comando do Agrupamento
pretendia utilizar mais como navio ocea- de Navios Hidrográficos)
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