Page 29 - Revista da Armada
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ABATE AO EFECTIVO
                   N.R.P. “ALMEIDA CARVALHO”
                    N.R.P. “ALMEIDA CARVALHO”

         O                                                                       A 21JAN72, em S. Francisco, realizou-se a
               N.R.P. “Almeida Carvalho” foi cedido  nove metros de água e adornado 120º para EB.  nográfico do que como navio hidrográfico.
               pela Marinha dos Estados Unidos da  Acima da água só se via o costado de BB e parte
                                                                               cerimónia de transferência do USNS Kellar para
               América a Portugal, a título de em-
                                            da tolda. O navio acabou por afundar comple-
         préstimo não oneroso. O navio destinava-se a  tamente mercê de ter ficado à acção do mar e  a Marinha de Guerra Portuguesa, no Audito-
         substituir o N.R.P. “S. Jorge” que apresentava  do tempo e de ter sido atingido por outros na-  rium Comtwelve. Foi nomeado comandante do
         avarias frequentes, o que tornava impraticável a  vios e barcaças que conjuntamente com a água  N.R.P. “Almeida Carvalho” o CTEN Lobo Fialho,
         sua utilização operacional. Esta cedência veio  embarcada o auxiliaram a afundar.  sendo a guarnição constituída por 5 oficiais, 6
         dar continuidade aos trabalhos que já se                                   sargentos e 19 praças, podendo ainda
         vinham realizando desde 1962 no cam-                                       alojar 10 cientistas.
         po da investigação oceanográfica e de                                        Na viagem de regresso o navio lar-
         apoio científico às pescas.                                                 gou de S. Francisco em 4 de Fevereiro de
           O N.R.P. “Almeida Carvalho” foi man-                                     1972, fez escala em Balboa e Funchal,
         dado construir em 1961 aos estaleiros                                      depois de passar o Canal do Panamá e
         MARIETTA MANUFACTURING COM-                                                chegou a Lisboa a 12 de Março.
         PANY de Point Pleasant (West Virginia),                                     Em ABR72 inicia imediatamente a sua
         tendo como prazo de entrega FEV64.                                         actividade operacional, executando toda
           Embora o começo da construção do                                         a diversidade de tarefas hidro-oceanográ-
         navio, o bater da quilha e o lançamen-                                     ficas na costa continental e Arquipélagos
         to ao mar tivessem sido antecipados em                                     da Madeira e dos Açores. Das numerosas
         relação às datas dos cadernos de encar-                                    missões hidro-oceanográficas realizadas
         gos, o fim da construção foi por diversas                                   nas áreas de interesse nacional destacam-
         vezes adiada pela empresa construtora   COMANDANTES DO N. R. P. “ALMEIDA CARVALHO”  se as seguintes: 25 SEPLAT (sedimentolo-
         que por fim desistiu da sua construção.   CTEN  Gabriel Lobo Fialho  26JAN72 a 01OUT72  gia da plataforma), 18 CECIR (estudos de
         Estes atrasos deveram-se a inúmeras cau-  CTEN  Isaías Augusto Pinto Gomes Teixeira  01OUT72 a 03JAN75  circulação), 8 SISPLAT (sísmica da pla-
         sas tais como cheias do rio Ohio, greves   CTEN  Daniel Augusto Rodrigues  03Jan75 a 01JUL75  taforma), 3 SEFOS (estudos oceanográ-
         prolongadas dos operários do estaleiro,   CTEN  Adriano Manuel de Sousa Beça Gil  01JUL75 a 03AGO76  ficos e de recursos de pesca no bordo
         uma epidemia de gripe, invernias muito   CTEN  José Luís Correia Bessa Pacheco  03AGO76 a 06NOV79  da plataforma), 4 OMEX (trocas na mar-
         severas e finalmente sérias dificuldades   CFR  Carlos Fernando Dias Souto  06NOV79 a 29SET81  gem oceânica), 9 CAPEC (campanhas de
         financeiras da empresa construtora.  CFR  Pedro Monteiro Fiadeiro  29SET81 a 24ABR83  apoio às pescas no continente), 4 CERES
           A Marinha americana tomou conta do   CFR  António Pedro Dias Souto  24ABR83 a 04SET84  (campanhas de estudos de ressurgimen-
                                        CFR
                                                                     04SET84 a 19DEZ86
                                             José Brás Maldonado Cortes Simões
         navio em 14MAI65, estando a sua cons-  CFR  Luís Saraiva Pereira Vale  19DEZ86 a 13MAR89  to), levantamentos hidrográficos diversos
         trução concluída em cerca de 85%. O   CFR  Pedro Miguel Peixoto Correia do Amaral  13MAR89 a 16ABR91  no continente e ilhas.
         navio foi rebocado através dos rios Ohio   CFR  Amaro Coelho da Fonseca  16ABR91 a 01JUN93  Para além das missões atrás mencio-
         e Mississipi e amarrado em Nova Or-  CTEN  Luís Maria Cabral Leal de Faria  01JUN93 a 08SET95  nadas há ainda a destacar as missões de
         leães a cargo do Comando do Oitavo   CTEN  João Francisco Franco Facada  08SET95 a 05SET97  cooperação com os PALOP´S: Cabo Ver-
         Distrito Naval.                CFR  Carlos Nelson Lopes da Costa  05SET97 a 20SET99  de de Junho a Agosto de 1981, onde re-
           Em 09SET65 o ciclone tropical Betsy   CFR  António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro  20SET99 a 30OUT00  alizou trabalhos hidrográficos, fazendo
         após andamento irregular definiu a sua   CTEN  Pedro M. Buisson Vairinho de Beltrão Loureiro  30OUT00 a 28NOV02  escala em Las Palmas e Cidade da Praia;
         trajectória para a área de Nova Orleães.                                   Guiné- -Bissau de Abril a Maio de 1984,
         Embora o navio tenha sido preparado para   As operações de salvamento começaram em  onde executou levantamentos hidrográficos na
         aguentar o ciclone, cerca das 22:30H, foi atin-  27SET65 tendo sido posto a flutuar em 10 de  foz do rio Cachéu, fazendo escala em Dakar,
         gido por um navio mercante e um guindaste flu-  Novembro do mesmo ano.  Bissau e Las Palmas. Em 1990, no âmbito do
         tuante que vinham desgovernados e o arranca-  Os trabalhos de conclusão do navio e alte-  projecto EURÁFRICA foram efectuados levan-
         ram do cais, produzindo-lhe rombos abaixo do  rações que entretanto foi necessário efectuar  tamentos hidrográficos e geofísicos que o le-
         convés principal. No dia seguinte, pelas 07:00H  foram adjudicados aos estaleiros Boland Ma-  varam a escalas de trabalho em Saint Nazaire
         o navio foi encontrado afundado em cerca de  chine and Manufacturing Company de Nova  – França, Casablanca e Funchal. Em 2001 no
                                               Orleães. Recuperado e concluído entrou  âmbito do projecto MATESPRO, que envolve
         CFR ERNESTO TAVARES DE ALMEIDA CARVALHO  ao serviço da US Navy em Janeiro de  vários organismos de investigação nacionais
                                               1969, com o nome de “Kellar”.   e internacionais, o navio executou a missão
                        Nasceu no dia 3 de Julho de 1867,                      SISMAR que decorreu em águas marroquinas
                      em Lamego. Alistou-se na Armada em   Em 1970 o navio junta-se ao Military Se-
                      4 de Outubro de 1883, tendo sido pro-  alift Command no Pacífico, seguindo para  e durante a qual o navio visitou os portos de
                      movido a Guarda-marinha em 25 de   a Coreia com escala em Pearl Harbor. Du-  Cádiz, Jorf Lasfar e Casablanca.
                      Agosto de 1890. Ascendeu ao posto de   rante um ano e meio executa levantamen-  Após mais de 41 000 horas de navegação e
                      Capitão-de-fragata em 24 de Agosto de   tos hidrográficos nos Estreitos da Coreia  de ter percorrido mais de 244 000 milhas náu-
                      1917. O comandante Almeida Carvalho
                      dedicou-se a trabalhos hidrográficos e   e nos mares do leste da China. Em finais  ticas ao longo dos mais de 30 anos que o navio
                      oceanográficos, estando a sua activida-  de 1971 regressa a S. Francisco a fim de  esteve ao serviço da Marinha portuguesa e do
                      de marcada em serviços na antiga pro-  ser entregue à Marinha de Guerra Portu-  Instituto Hidrográfico o N.R.P. “Almeida Carva-
        víncia ultramarina de Moçambique, nos anos de 1906 e 1907.   guesa. Realiza os fabricos anuais no Merit  lho”, sob comando do CTEN Beltrão Loureiro,
        Ao longo da costa continental portuguesa efectuou, também, vas-  Ship Repair em Oakland e é ligeiramente  passou ao estado de desarmamento para abate
        tos trabalhos nesta área no período de 1915 a 1924, ano em que
        viria a falecer (21 de Fevereiro), quando desempenhava as fun-  modificado para satisfazer as necessida-  em 04DEZ02.
        ções de comandante do navio hidrográfico “Cinco de Outubro”.   des da guarnição portuguesa que é subs-  A derradeira etapa do N.R.P. “Almeida Carva-
        Publicou alguns trabalhos sobre a actividade a que se dedicou,   tancialmente diferente da americana (mais  lho” foi concluída em 15NOV06 com o abate
        nomeadamente estudos acerca da densidade da água do mar e   sargentos e menos oficiais) e para servir os  do navio ao efectivo da Marinha.
        profundidade dos oceanos. Era Oficial da Ordem de Santiago                                              Z
        da Espada e Cavaleiro da Ordem Militar de Avis.  objectivos do Instituto Hidrográfico que o   (Colaboração do Comando do Agrupamento
                                               pretendia utilizar mais como navio ocea-          de Navios Hidrográficos)
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U JANEIRO 2008  27
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