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media, com participação, além do próprio                                te validadas e posteriormente difundidas e
         staff do FOST, de jornalistas pertencentes a                            aplicadas, traduzem anos de experiência no
         órgãos de comunicação social britânicos,                                mar que a Marinha Portuguesa, como orga-
         designadamente da BBC.                                                  nização, ganha em saber e profissionalismo,
           O POST culminou com a avaliação fi-                                    e que é fundamental dispor não apenas nas
         nal em 13 de Dezembro de 2007, onde a                                   unidades navais mas também nos organis-
         “Corte-Real” ficou preparada para operar em                              mos tutelares do treino e da formação.
         qualquer missão, em qualquer parte do mun-                                A multidisciplinaridade do treino a que o
         do, terminando assim o processo de treino                               navio e a guarnição foram sujeitos, e a efici-
         iniciado alguns meses atrás em Portugal.                                ência e eficácia conseguidas no seu desem-
           O sucesso final e as boas prestações, que                              penho atestam que a fragata “Corte-Real” se
         foram muito elogiadas pelo staff do FOST,                               encontra pronta para as missões que à Mari-
         deveram-se, sobretudo, aos elevados níveis                              nha forem atribuídas.
         de motivação, de moral, de empenhamento                                   Durante o POST, a  “Corte-Real” efectuou
         e disponibilidade que a guarnição da fragata   Captain M. Cochrane (D – FOST) em visita ao navio.  cerca de 1000 horas de missão, percorreu
         “Corte-Real” manteve durante todo o período  liadores, quer pelo impressionante número de  4413 milhas náuticas e embarcou um total de
         da missão, bem como ao apoio que sempre lhe  meios navais e aéreos envolvidos, tornam este  545 avaliadores do FOST, numa média de 19
         foi assegurado pelas estruturas nacionais.   tipo de missão muito rica e essencial para o  avaliadores por dia.
           A tipologia e qualidade do treino ministrado  aprontamento das unidades navais combaten-            Z
         no FOST, quer pelo excelente nível dos ava-  tes. As lições aprendidas no POST, devidamen-  (Colaboração do comando do NRP “Corte-Real”)


                            SALVAMENTO MARÍTIMO
                            SALVAMENTO MARÍTIMO

               m salvamento marítimo difícil e arris-  Pelas 17H20, foi determinado que saísse o  de Ferragudo e uma embarcação da Marina de
               cado, mas que correu bem, de forma  Salva-Vidas de Ferragudo, e que a embarca-  Portimão, que se tinha auto-mobilizado para
         Urápida e eficaz, ludibriando a armadi-  ção “Flechinha”, já em viagem, prosseguissem  apoiar este salvamento, tendo ambas alcançado
         lha montada pelo mar naquela tarde de 4 de  para o local.             o trem de reboque logo de seguida.
         Fevereiro de 2008.                   A lancha da PM, navegou à máxima veloci-  É então que a experiência e o treino da tripula-
           Segundo o proprietário da embarcação de-  dade possível, face às condições de tempo e à  ção do Salva-Vidas Patrão Pedro Cardoso, Mari-
         clarou nos autos, tinham saído para o mar para  sua dimensão, com a finalidade de encontrar  nheiro e Mergulhador Jeremias e Maquinista Rui
         ir dar um passeio, ele, um amigo, respectivos fi-  uma embarcação branca, de fibra, com 11 pes-  Modesto, accionou de imediato o embarque das
         lhos, assim como outras crianças amigas, num  soas (9 crianças) a bordo, e que estaria dentro  crianças no Salva-Vidas e o seu transporte para a
         total de 2 adultos e 9 menores. Não obstante  de uma gruta.           Marina de Portimão, na tentativa de reduzir a sua
         o aviso de Levante, aviso de sinal 9, pou-                              exposição àquela situação e devolvendo-as
         co haviam navegado para fora do Porto de                                ao conforto dos pais em terra, o que foi accio-
         Portimão, quando o motor de 220 cavalos,                                nado com grande prontidão e eficácia.
         sem a vistoria em dia, deixou de funcionar                                Entretanto, pelas 17H59, foi solicitado pelo
         e a embarcação ficou à deriva e sujeita ao                               Capitão do Porto ao MRCC Lisboa que em-
         vento e ondulação de 2 metros que já se fa-                             penhasse um helicóptero, face aos estragos
         zia sentir, do vento anunciado.                                         e alagamento da “Flechinha” e ao facto dos
           A surpresa e desespero do seu proprietário                            dois tripulantes da embarcação sinistrada
         terão por certo dificultado o seu raciocínio ao                          ainda estarem a bordo desta. Este pedido
         se ter atirado ao mar para tentar rebocar a em-                         foi cancelado cerca de 7 minutos mais tarde,
         barcação para longe das rochas que se aproxi-                           face à situação do trem de reboque, com o
         mavam. Acto contínuo, foi tentada a manobra                             apoio próximo da embarcação de apoio da
         de fundear, com o propósito de agarrar a em-  O Salva-Vidas de Ferragudo.  marina, estar agora estabilizada.
         barcação de fibra, cabinada, com 7,70 metros,   Ao chegarem à posição a sul da referida gru-  Enquanto a embarcação Salva-Vidas ia e vol-
         ao fundo e dessa forma aguentar ou atrasar o se-  ta, aperceberam-se do desespero instalado, atra-  tava, o que aconteceu em cerca de 25 minutos,
         guimento que as vagas obrigavam.   vés dos gritos dos menores, com idades entre  o trem de reboque aguardou na mesma posição,
           Por mera sorte ou por combinação de vários fac-  9 e 17 anos.       tendo seguidamente o reboque sido transferido
         tores, a embarcação acabou por entrar numa gruta   Não havia um segundo a perder, de forma  para a embarcação Salva-Vidas.
         a nascente da Praia dos Caneiros, a cerca de 2 mi-  instintiva mas corajosa, precipitaram-se pelas   Com a atracação da embarcação sinistrada na
         lhas náuticas da entrada do Porto de Portimão.  vagas abaixo para dentro da gruta, onde a em-  Marina de Portimão pelas 18H48, foi dada como
           O pedido de socorro foi efectuado pelo pro-  barcação era fustigada por todos os lados, com  concluída a acção de salvamento marítimo.
         prietário quando este telefonou para os seus ami-  as ondas directas e reflectidas nas paredes da   Esta missão difícil e arriscada foi cumprida
         gos e pais dos restantes menores, por volta das  gruta, mantendo-se afastada mas desesperada-  com sucesso e sem estragos pessoais e mate-
         17H00, estes por sua vez ligaram e deslocaram-  mente perto das rochas.  riais, decorrente da perícia, coragem, rápida e
         -se para a Marina de Portimão com o propósito   Seguiu-se a demonstração de perícia para en-  eficaz acção dos elementos e meios disponí-
         de pedir auxílio e um rebocador. O recepcionista  ganar o mar e resgatar as pessoas daquela situa-  veis empenhados, em especial do Agente de
         da Marina telefonou então ao piquete da Polícia  ção aflitiva, através da “Flechinha”, de três dos  1ª Classe da PM Lopes e do Cabo M Moreira,
         Marítima pelas 17H15, que de imediato ligou  seus suportes do cabo salva-vidas e do supor-  revelando-se uma “equipa maravilha” neste sal-
         para o Capitão do Porto de Portimão e para a  te da luz de navegação omnidireccional, com  vamento marítimo.
         equipa de fiscalização da PM, que regressava de  muita água embarcada, mas sem deixar o motor          Z
         missão ao Ponto de Apoio Naval (PAN) de Porti-  ir-se abaixo, resistiu à tracção do reboque e pu-  Pedro M. Pereira
         mão, numa embarcação da Polícia Marítima de  xou a embarcação sinistrada para cerca de 100           CFR
         nome “Flechinha”, com 4,70 metros, equipada  metros das rochas. Enquanto isso, navegavam à   Capitão do Porto de Lagos e Portimão
         com um motor de 50 cavalos.        máxima velocidade para o local o Salva-Vidas       e Comandante Local da PM

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