Page 83 - Revista da Armada
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Um dia com…
Um dia com…
a Formação em Liderança
Depois das três semanas de expe- nho, bem como dos aspectos a corrigir, antes derador” convidou, alternadamente, os in-
riências compartilhadas no Curso de da atribuição duma nota final, em termos de tervenientes a pronunciarem-se, lançando
Liderança, a mesa posta e o mais, pro- eficácia do processo de liderança e trabalho as perguntas, controlando os tempos, enfim,
metiam a animação que um jantar de em equipa. assegurando a equidade e a contenção dos
oradores.
Mas os desafios sucedem-se. Após o almo-
finalistas requer e que, presidido pelo ço, explicam-nos, deverá discutir-se um tema As citações contextualizadas e descontextua-
mais antigo, foi rematado com um ca- da actualidade que o curso escolheu. E inte- lizadas do Alcorão alimentaram a polémica
loroso «Parabéns…» e um “ousado” ressante é que serão nomeados quatro propo- mas do lado dos oponentes, a contrabalançar
nentes, outros tantos oponentes e um modera- um exaltado primarismo basista, os dois notá-
presente a um aniversariante. Com dor (como no «Prós e Contras») antes mesmo veis, bem preparados, acabaram, por denun-
aqueles 24 “rapazes”, sargentos de da escolha do tema que já foi, num dado mo- ciar os interesses ocultos que sempre funda-
mais de 48 anos (limite para se em- mento, a questão da regionalização, e noutro, mentaram o choque dito civilizacional.
barcar), estiveram, como convidados, a do aborto, e que hoje será, a propósito das No fim, inconclusivo, discutiu-se o desem-
o director do Departamento de For- caricaturas de Maomé, o actualíssimo funda- penho dos intervenientes e na análise feita
mação em Comportamento Organiza- mentalismo islâmico. pela psicóloga, a partir das suas anotações e
Indepentemente das suas opiniões pes- coadjuvada, concluiu-se, por uma boa assun-
cional (DFCO) e os formadores, entre soais, de um e de outro «lado», cada um dos ção dos diferentes papéis, da representação
os quais uma Subtenente TSN, a psicó- seus quatro participantes propõe o persona- à caracterização, passando pela argumenta-
loga que acompanhou os ção e, acusado o Moderador de
novos “líderes”. ter favorecido um dos grupos,
verificou-se, para isso serviram
os cronómetros, que teria be-
aquele dia, ainda por neficiado, escassissimamnente,
acabar, fomos de ma- o …outro!
Nnhã, surpreender o gru- Despidos de turbantes, de
po azul (o outro é o laranja), na cabeleiras e de orientais vestes
mata da Escola de Fuzileiros, em surgiram uns ocidentais tão oci-
torno do seu “Chefe” nomeado dentais como os que nos haviam
pelos formadores ainda antes de defendido neste desencontro,
ter iniciado o curso a recordar- mais de interesses do que de re-
-lhes a missão (predefinida por ligiões monoteístas, da mesma
consenso) de socorro a uma al- cêpa abraâmica.
deia em dificuldades, a quem Mas o dia não acabara naque-
levarão material de primeiros le jantar, já o tinhamos dito, pois,
socorros (simbolizado por um tomado, no bar e em amena ca-
barrote de madeira) e alimentos vaqueira, o café e uma bebida
(um comprido cabo solteiro de Olha que a tábua quebra! que ajudasse a enfrentar a fria
grossa bitola). gem que representará e, concertados, farão, noite que será preenchida pela Prova Noctur-
Como apoio, umas quantas tábuas de di- nos escassos tempos livres de que dispõem, a na de Liderança, um exercício de orientação
versos comprimentos, que lhes permitirão ul- investigação inerente a um desempenho tão com provas inopinadas pelo meio, devida-
trapassar os diversos obstáculos (um instrutor cabal quanto possível. Claro que o acesso à mente protegidos para a chuva que prometia
cronometra e anota os procedimentos) e que Internet é, previamente agilizados nestas no- mas se “sabia” que não ia cair, pôs-se o curso,
devem com eles chegar ao destino e cuja se- vidades tecnológicas na Escola de Fuzileiros, de novo repartido nos dois habituais grupos,
quência de utilização é naquele “briefing” cri- o mais explorado recurso. Mas no “todo” fi- a caminho da Mata da Machada, do outro
teriosamente definida, de modo que nada nem nal e até ao último instante, é posta a tónica lado da estrada que corre em frente à Escola
ninguém fique para trás e a tarefa se cumpra argumentativa. de Fuzileiros.
no tempo estipulado. De surpresa em surpresa fomos encontrar Aí, cada grupo seguiu em direcções di-
No primeiro obstáculo, um charco, graças a a sala convertida em auditório, uma mesa de ferentes mas reencontraram-se ao fim dum
uma série de pneus pendurados a distâncias e cada lado do moderador, como público o res- intervalo de tempo, percorridas distâncias
alturas diferentes, soma-se a instabilidade que to do curso e, apetrechados de pranchetas e iguais e enfrentados obstáculos semelhantes,
impõe ainda uma destreza física que, surpresa, de cronómetro, os formadores. Instalados, os também em dificuldade, que porão à prova
surge mais pronta do que se suporia e sempre membros do painel; à esquerda, típicos, um aquela aptidão, numa noite de nuvens com
livra duma “banhada” de inverno e, sempre, jornalista, um teólogo cristão (não padre!), cada vez menos abertas, e a de liderança, face
de… lodo. E da respectiva penalização caso um político autárquico e um sociólogo e à às instruções para cumprirem as missões que,
não sejam cumpridas as limitações da prova! direita, muito mais explícitos, um ameaçador por indicação do formador, surgem, como
A subida (e descida!) de um pórtico e lá para taliban, foragido não se sabe donde, devida- aconteceu.
o fim dois conjuntos de pilares, com e sem mente encapuçado, um exaltado palestino, O Chefe do grupo, também nomeado antes
traves, a, de novo, exigir uma boa coordena- ambos armados, o conciliador representante do início do curso, é apoiado por um “Navega-
ção de esforços levará à meta onde todos fa- da comunidade islâmica no Reino Unido e um dor” que, munido de uma carta, de uma bús-
rão uma análise individual da tarefa realizada ponderado teólogo… muçulmano. sola e de uma lanterna, vai guiando o grupo
por cada um e pelo grupo e depois, da parte Depois duma exaustiva historiação dos fac- que só avança, claro, às ordens do “Chefe” e
do formador dos pontos fortes do desempe- tos que justificam o presente debate o “Mo- serão os desvios ao percurso inicialmente pre-
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