Page 82 - Revista da Armada
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permite desenvolver a empatia, uma competên- mas obras de Eça de Queirós, os feitos do Almi- este poderá ser um potencial caminho para se
cia essencial no relacionamento interpessoal. rante Lord Nelson na batalha naval de Trafalgar, estreitarem relações com a sociedade civil. No
Além de uma componente teórica, composta o reinado de D. João VI e, por último, a viagem âmbito interno, perspectiva-se a partir de 2008,
por inúmeros temas transversais ao CO, os cursos de Vasco da Gama à Índia. o alargamento das acções de formação às pra-
possuem uma vertente prática muito acentuada, Existem também provas de animação despor- ças a frequentar o Curso de Promoção de Ma-
que contempla várias provas. As comunicações tiva, transversais a todos os cursos, que se des- rinheiros e aos cadetes a frequentar o mestrado
formais são provas em que cada formando exe- tinam não só a melhorar a condição física dos integrado da Escola Naval.
cuta uma apresentação, com duração de 10 ou formandos, mas, acima de tudo, a promover a
15 minutos, sobre um tema à sua escolha, para competição intergrupal e assim contribuir para TESTEMUNHOS ACERCA DO
melhorar a eficácia comunicacional. a consolidação do espírito de grupo. É justo sa- CURSO DE POTENCIALIZAÇÃO DE
As tarefas práticas de liderança são as provas lientar o apoio que tem sido prestado pela Uni- RECURSOS HUMANOS – VECTOR
que evidenciam mais as capacidades do DE LIDERANÇA.
líder, pois os formandos apenas tomam
conhecimento da tarefa, dois minutos Testemunho da formanda Dra. Ana Pau-
antes da sua execução. Dispõem de um la Pardal (Subdirectora do Estabeleci-
tempo limitado, devendo para o efeito mento Prisional do Pinheiro da Cruz)
erigir soluções criativas e exequíveis com É com muito gosto e prazer que re-
a ajuda do grupo, bem como motivar e cordo uma das experiências que mais
coordenar, sob a pressão do tempo, o me marcou enquanto formanda. Posso
grupo na execução da tarefa. No caso até dizer, com toda a justiça, que foi o
das provas de planeamento, os forman- curso mais gratificante e que maior gozo
dos têm conhecimento prévio (de vários me deu em frequentar. Quando soube
dias) da prova que irão realizar, pelo que que a minha inscrição havia sido aceite,
lhes é exigido que elaborem um plano de o receio e a ansiedade tomaram conta
acção escrito, antes de dirigir e coordenar Formandos do E-MBA a executar uma TPL. de mim…Eis que cheguei a um mundo
a execução da prova. A maioria das pro- que me é completamente desconheci-
vas ocorre durante o dia, porém existe uma que dade de Meios de Desembarque na realização do: uma civil no meio de “gente fardada”! Con-
se realiza no arco nocturno, na qual os forman- das provas de remo em botes. tudo, após o acolhimento fantástico por parte
dos além de fazerem orientação ao longo de um Em suma, em todas as provas, o acento tónico de todos, formadores e formandos, no final do
percurso predefinido, têm igualmente de execu- recai no trabalho de grupo, favorecendo deste primeiro dia tinha já a sensação de que perten-
tar um conjunto de tarefas inopinadas. modo a interacção contínua dos formandos e cia àquela casa desde há muito. Quando vesti
Nos cursos de aperfeiçoamento de Lideran- a consequente coesão de grupo. a farda, no segundo dia, Pensei: “Sinto-me da
ça, de 20 dias úteis, inseridos no Curso de For- casa. Este é o meu grupo”. E foi com a maior
mação de Sargentos, compete igualmente aos PERSPECTIVAS PARA O FUTURO vontade, gosto, motivação e satisfação que ade-
formandos a realização de uma prova de repre- O DFCO tem como principal objectivo de ri e trabalhei com pessoas excepcionais, cujos
sentação baseada no patrono de curso escolhi- médio e longo prazo, elevar a qualidade da sua comportamentos, atitudes e posturas profissio-
do previamente pelo grupo. As provas têm lugar formação e reforçar a sua posição de unidade nais são dignos dos maiores elogios. Não raras
no anfiteatro da escola e têm como principais formadora de referência na Marinha. Procura vezes recordo as experiências pelas quais pas-
objectivos fortalecer a identidade de sei no curso, situações de grande apren-
grupo e promover o trabalho de grupo. dizagem e reflexão interior. Foram duas
Com efeito, o esforço colectivo é deter- semanas extraordinárias de enriqueci-
minante para a consecução das provas mento humano e profissional.
e distribui-se por várias etapas e tarefas,
que vão desde a concepção do guião, Testemunho do formando Inten-
das indumentárias e dos cenários, pas- dente Manuel Silva Comandante do
sando pela criação dos efeitos sonoros e GOE / PSP
luminosos, até à atribuição e ensaio dos O curso foi muito bem organizado
papeis, e culminando com a apresenta- e foi muito interessante. A componen-
ção da prova. A título de curiosidade, a te prática foi uma mais valia importante
primeira prova, que remonta a 1993, foi Encerramento do 9º e 10º CAL 2007 (APL04). e contribuiu para cimentar os conheci-
baseada na obra “Auto da Barca do Infer- mentos teóricos ministrados que de ou-
no” de Gil Vicente. Desde então, têm vindo a ser igualmente, de forma sustentada, oferecer no- tra forma rapidamente se diluiriam. As tarefas
encenadas cerca de sete provas por ano, sendo vos cursos e alargar o espectro de formandos. de campo propostas foram muito bem organi-
que as quatro mais recentes, duas apresentadas Nesta óptica, considera-se oportuno a possibili- zadas e sempre com objectivos concretos em
em Outubro e as outras duas em Novembro do dade do DFCO vir a agarrar algumas das opor- vista. Por outro lado, o facto de existir elemen-
ano passado, retrataram respectivamente algu- tunidades de formação, que têm surgido, pois tos oriundos de diversos sectores da sociedade
e com experiências diversas enriqueceu o curso.
TIPOS DE CURSOS Por fim, em minha opinião este tipo de forma-
Cursos População alvo Duração ção é melhor aproveitada por pessoas já com
tradicionais (Dias úteis) alguma experiência profissional, uma vez que
pessoas em início de carreira ou em formação
Praças da Armada a frequentar o CPM FZ e V, e Cadetes a frequentar o CFO FZ; 5
inicial podem não perceber a importância da
APL04 Praças da Armada a frequentar o CFS ou cursos equiparados; 20
liderança e da gestão de recursos humanos, na
Sargentos-ajudantes da Armada a frequentar o CPSC e Agentes de 1ªclasse da Polícia actividade profissional futura.
APL05 15
Marítima a frequentar o Curso de Promoção a Sub-Chefe da Polícia Marítima; Z
Oficiais da Marinha e equiparados, Oficiais das Forças Militarizadas e Segurança, DFCO – Escola de Fuzileiros
APL07 Quadros Médios e Superiores da Administração Pública, Gestores e Quadros 10
dirigentes de Organizações Privadas Agradecimentos
CFR Machado da Silva e SMOR FZE REF Valério
Nota: Os cursos têm um número máximo de 24 formandos Machado
8 MARÇO 2008 U REVISTA DA ARMADA