Page 82 - Revista da Armada
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permite desenvolver a empatia, uma competên-  mas obras de Eça de Queirós, os feitos do Almi-  este poderá ser um potencial caminho para se
         cia essencial no relacionamento interpessoal.  rante Lord Nelson na batalha naval de Trafalgar,  estreitarem relações com a sociedade civil. No
           Além de uma componente teórica, composta  o reinado de D. João VI e, por último, a viagem  âmbito interno, perspectiva-se a partir de 2008,
         por inúmeros temas transversais ao CO, os cursos  de Vasco da Gama à Índia.  o alargamento das acções de formação às pra-
         possuem uma vertente prática muito acentuada,   Existem também provas de animação despor-  ças a frequentar o Curso de Promoção de Ma-
         que contempla várias provas. As comunicações  tiva, transversais a todos os cursos, que se des-  rinheiros e aos cadetes a frequentar o mestrado
         formais são provas em que cada formando exe-  tinam não só a melhorar a condição física dos  integrado da Escola Naval.
         cuta uma apresentação, com duração de 10 ou  formandos, mas, acima de tudo, a promover a
         15 minutos, sobre um tema à sua escolha, para  competição intergrupal e assim contribuir para  TESTEMUNHOS ACERCA DO
         melhorar a eficácia comunicacional.   a consolidação do espírito de grupo. É justo sa- CURSO DE POTENCIALIZAÇÃO DE
           As tarefas práticas de liderança são as provas  lientar o apoio que tem sido prestado pela Uni-  RECURSOS HUMANOS – VECTOR
         que evidenciam mais as capacidades do                                      DE LIDERANÇA.
         líder, pois os formandos apenas tomam
         conhecimento da tarefa, dois minutos                                       Testemunho da formanda Dra. Ana Pau-
         antes da sua execução. Dispõem de um                                       la Pardal (Subdirectora do Estabeleci-
         tempo limitado, devendo para o efeito                                      mento Prisional do Pinheiro da Cruz)
         erigir soluções criativas e exequíveis com                                   É com muito gosto e prazer que re-
         a ajuda do grupo, bem como motivar e                                       cordo uma das experiências que mais
         coordenar, sob a pressão do tempo, o                                       me marcou enquanto formanda. Posso
         grupo na execução da tarefa. No caso                                       até dizer, com toda a justiça, que foi o
         das provas de planeamento, os forman-                                      curso mais gratificante e que maior gozo
         dos têm conhecimento prévio (de vários                                     me deu em frequentar. Quando soube
         dias) da prova que irão realizar, pelo que                                 que a minha inscrição havia sido aceite,
         lhes é exigido que elaborem um plano de                                    o receio e a ansiedade tomaram conta
         acção escrito, antes de dirigir e coordenar   Formandos do E-MBA a executar uma TPL.  de mim…Eis que cheguei a um mundo
         a execução da prova. A maioria das pro-                                    que me é completamente desconheci-
         vas ocorre durante o dia, porém existe uma que  dade de Meios de Desembarque na realização  do: uma civil no meio de “gente fardada”! Con-
         se realiza no arco nocturno, na qual os forman-  das provas de remo em botes.  tudo, após o acolhimento fantástico por parte
         dos além de fazerem orientação ao longo de um   Em suma, em todas as provas, o acento tónico  de todos, formadores e formandos, no final do
         percurso predefinido, têm igualmente de execu-  recai no trabalho de grupo, favorecendo deste  primeiro dia tinha já a sensação de que perten-
         tar um conjunto de tarefas inopinadas.  modo a interacção contínua dos formandos e  cia àquela casa desde há muito. Quando vesti
           Nos cursos de aperfeiçoamento de Lideran-  a consequente coesão de grupo.  a farda, no segundo dia, Pensei: “Sinto-me da
         ça, de 20 dias úteis, inseridos no Curso de For-                      casa. Este é o meu grupo”. E foi com a maior
         mação de Sargentos, compete igualmente aos  PERSPECTIVAS PARA O FUTURO  vontade, gosto, motivação e satisfação que ade-
         formandos a realização de uma prova de repre-  O DFCO tem como principal objectivo de  ri e trabalhei com pessoas excepcionais, cujos
         sentação baseada no patrono de curso escolhi-  médio e longo prazo, elevar a qualidade da sua  comportamentos, atitudes e posturas profissio-
         do previamente pelo grupo. As provas têm lugar  formação e reforçar a sua posição de unidade  nais são dignos dos maiores elogios. Não raras
         no anfiteatro da escola e têm como principais  formadora de referência na Marinha. Procura  vezes recordo as experiências pelas quais pas-
         objectivos fortalecer a identidade de                                      sei no curso, situações de grande apren-
         grupo e promover o trabalho de grupo.                                      dizagem e reflexão interior. Foram duas
         Com efeito, o esforço colectivo é deter-                                   semanas extraordinárias de enriqueci-
         minante para a consecução das provas                                       mento humano e profissional.
         e distribui-se por várias etapas e tarefas,
         que vão desde a concepção do guião,                                          Testemunho do formando Inten-
         das indumentárias e dos cenários, pas-                                     dente Manuel Silva Comandante do
         sando pela criação dos efeitos sonoros e                                   GOE / PSP
         luminosos, até à atribuição e ensaio dos                                     O curso foi muito bem organizado
         papeis, e culminando com a apresenta-                                      e foi muito interessante. A componen-
         ção da prova. A título de curiosidade, a                                   te prática foi uma mais valia importante
         primeira prova, que remonta a 1993, foi   Encerramento do 9º e 10º CAL 2007 (APL04).  e contribuiu para cimentar os conheci-
         baseada na obra “Auto da Barca do Infer-                                   mentos teóricos ministrados que de ou-
         no” de Gil Vicente. Desde então, têm vindo a ser  igualmente, de forma sustentada, oferecer no-  tra forma rapidamente se diluiriam. As tarefas
         encenadas cerca de sete provas por ano, sendo  vos cursos e alargar o espectro de formandos.  de campo propostas foram muito bem organi-
         que as quatro mais recentes, duas apresentadas  Nesta óptica, considera-se oportuno a possibili-  zadas e sempre com objectivos concretos em
         em Outubro e as outras duas em Novembro do  dade do DFCO vir a agarrar algumas das opor-  vista. Por outro lado, o facto de existir elemen-
         ano passado, retrataram respectivamente algu-  tunidades de formação, que têm surgido, pois  tos oriundos de diversos sectores da sociedade
                                                                               e com experiências diversas enriqueceu o curso.
                                    TIPOS DE CURSOS                            Por fim, em minha opinião este tipo de forma-
          Cursos                      População alvo                  Duração  ção é melhor aproveitada por pessoas já com
        tradicionais                                                 (Dias úteis)  alguma experiência profissional, uma vez que
                                                                               pessoas em início de carreira ou em formação
                 Praças da Armada a frequentar o CPM FZ e V, e Cadetes a frequentar o CFO FZ;  5
                                                                               inicial podem não perceber a importância da
          APL04  Praças da Armada a frequentar o CFS ou cursos equiparados;  20
                                                                               liderança e da gestão de recursos humanos, na
                 Sargentos-ajudantes da Armada a frequentar o CPSC e Agentes de 1ªclasse da Polícia   actividade profissional futura.
          APL05                                                         15
                 Marítima a frequentar o Curso de Promoção a Sub-Chefe da Polícia Marítima;                    Z
                 Oficiais da Marinha e equiparados, Oficiais das Forças Militarizadas e Segurança,   DFCO – Escola de Fuzileiros
          APL07  Quadros Médios e Superiores da Administração Pública, Gestores e Quadros   10
                 dirigentes de Organizações Privadas                           Agradecimentos
                                                                                 CFR Machado da Silva e SMOR FZE REF Valério
         Nota: Os cursos têm um número máximo de 24 formandos                  Machado
         8  MARÇO 2008 U REVISTA DA ARMADA
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