Page 11 - Revista da Armada
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NRP “BARTOLOMEU DIAS”
A primeira utilização operacional
do sonar “Anaconda”
Durante o período de treino próprio, que ca de 313 metros, pode operar até uma pro- sos navios mercantes e embarcações ligeiras.
decorreu entre 5 e 9 de Dezembro de fundidade máxima de 700 metros. É do tipo Na área encontrava-se também o NRP “Bar-
2009, o NRP “Bartolomeu Dias” efec- CATAS (Critical Angle Towed Array System) sen-
tuou a sua primeira utilização operacional do do a profundidade de operação definida pela racuda” a efectuar treino próprio. Este facto
sonar, Towed Array, Anaconda. velocidade do navio e pelo comprimento do permitiu uma interacção entre os dois navios
cabo de reboque. e a efectivação de testes operacionais ao To-
Um Towed Array é um conjunto de hidrofo- wed Array.
nes (no caso do Anaconda, são 270), dispos- De facto, um contacto pode ser classifica-
tos em linha, rebocados pelo navio e que per- do através do seu ruído próprio que surge, por Os testes contaram com a colaboração do
mitem a detecção de fontes de ruído (navios, exemplo, do normal funcionamento dos equi- CMG Gouveia e Melo, Comandante da Es-
embarcações, animais) e a sua posterior clas- pamentos essenciais a uma navegação em se- quadrilha de Submarinos, embarcado no NRP
sificação (tipo de navio, submarino, animal) e gurança, tais como: propulsão nuclear, diesel “Bartolomeu Dias”.
identificação (ex.: NRP “Barracuda”). ou eléctrica, maquinaria auxiliar, movimento
dos lemes ou o simples deslocamento sobre O Comandante Gouveia e Melo, com a sua
O Anaconda é um sonar de detecção passi- ou debaixo de água. vasta experiência na operação de sistemas pas-
va que equipa os navios da classe Bartolomeu sivos, permitiu optimizar a operação do equi-
Dias. Permite a detecção de sinais acústicos Esse ruído define uma assinatura acústica, pamento e aprofundar os conhecimentos da
com frequências entre os 10 e os 4000 Hz. própria de cada navio (fingerprint), sendo assim equipa de bordo.
Constituído por um cabo de reboque com o possível a sua classificação e identificação.
comprimento aproximado de 2500 metros e O equipamento demonstrou ser extrema-
por um array (conjunto de hidrofones) com cer- Esta operação decorreu numa área, a sul da mente eficaz e discreto permitindo a detecção
costa algarvia, onde passam diariamente diver- a grandes distâncias (mais de 20 milhas).
Z
PASSEX
No passado dia 5 de De- revelado excelente para conhecer mais inti- Lynx, foi necessário testar o
zembro, o NRP “Bar- mamente a Marinha francesa e a sua organi- apoio logístico. Após umas
tolomeu Dias” largou zação. Este último evento permitiu também curtas diligências, foi possível
da BNL para mais uma mis- ao navio operar pela primeira vez com aero- num curto espaço de tempo
são com o objectivo, entre ou- naves do tipo Alouette III e Gazele. fornecer o artigo necessário a
tros, de efectuar um exercicio repor a operacionalidade deste
de treino com uma força na- Após mais uma série de exercícios foram importante meio: helicóptero
val francesa que se encontrava efectuadas as despedidas e o navio seguiu continuou a desempenhar um
de passagem por águas nacio- para mais um dos objectivos desta missão: papel central no treino próprio
nais. Estes exercícios de opor- operar com o sonar passivo Anaconda - ti- do navio.
tunidade (designados por PAS- rando partido do facto de se encontrar a na-
SEX na terminologia NATO) vegar o submarino “Barracuda”. Esta nova De uma forma constante as
são comuns e proporcionam experiência para a guarnição (e para a Ma- várias áreas foram sendo treina-
treino naval em várias áreas. rinha Portuguesa) desempenhou um factor das. Foi efectuado, entre outras
Contribuem para uma melhor de motivação e de empenho para todos que acções de treino, passagem a
relação e conhecimento entre directa ou indirectamente contribuiram para postos de emergência, exercí-
marinhas e para o fortaleci- alcançar os objectivos finais. cios de limitação de avarias, de
mento da camaradagem entre todos os que homem ao mar, palestras diver-
andam no mar. Em resposta a uma avaria inopinada do sas, simulacros de emergência médica e de
avaria na propulsão, diversos carregamentos
Nesta saída, a força naval que efectuou de armas e tiro com a peça de 76mm. Objec-
o trânsito em direcção a Casablanca era tivo? Treinar o maior número de padrões de
constituída pelo porta-helicópteros “Jeanne prontidão possíveis, dentro o tempo disponí-
D’Arq” (agora navio-escola) e pela fraga- vel, dando especial atenção à integração dos
ta “Courbet” da classe Lafayette. Após um elementos mais recentes da guarnição.
exercício de luta anti-superfície nocturno Quando no dia 9 de Dezembro o navio se
(muito apreciado pelos cadetes embarca- fez ao Cais 4S da BNL, após mais de 1000
dos no “Jeanne D’Arq”), foram efectuados milhas náuticas percorridas, fê-lo, novamen-
exercícios variados que incluíram aproxi- te, com o sentimento de dever cumprido e
mações RAS e exercícios de morse lumino- com a consciência de mais um passo dado
so. Aproveitando o facto de ambos os navios no sentido de maximizar a eficiência de uti-
terem helicópteros orgânicos, foi combinado lização, em todos os ambientes, do navio.
efectuar uma troca de elementos (2 oficiais
e 1 sargento) entre a “Bartolomeu Dias” e o Z
“Jeanne D’Arq”, tendo-se esta oportunidade
(Colaboração do COMANDO
do NRP “BARTOLOMEU DIAS”)
REVISTA DA ARMADA U MARÇO 2010 11